4 ações de marketing digital para um lançamento de sucesso

4 ações de marketing digital para um lançamento de sucesso

Metade da graça em comprar um ingresso para um show ou um produto pela internet é esperar por sua entrega, não é mesmo? Nós gostamos de ficar empolgados com o futuro, o próximo sucesso, a grande novidade. Mas como aguçar ainda mais a curiosidade dos consumidores para o próximo lançamento? Pois confira agora mesmo 4 ações matadoras de marketing digital para alcançar esse fim:

Faça uma campanha de teasers

Tease, em inglês, significa provocar, geralmente no bom sentido. Você certamente já foi ao cinema e viu teasers antes dos filmes, aqueles trailers bem curtos que mostram pouca coisa. Outras tantas campanhas publicitárias já usaram o teaser, seja na televisão ou até em pontos de ônibus. Esses recursos podem viralizar rapidamente e atrair muito interesse.

Talvez você se lembre da campanha “Perdi Meu Amor na Balada”, uma história de amor à primeira vista, com a qual todos puderam se identificar. Ações de marketing digital desse tipo preparam o terreno para o lançamento antes de dizer claramente do que se trata o produto, atiçando cada vez mais a curiosidade do consumidor.

Ponha o pessoal no clube

Todo mundo é atraído por algum tipo de exclusividade. O Facebook cresceu porque no começo era restrito aos alunos das melhores universidades dos Estados Unidos. O sucesso meteórico — e, sim, passageiro — do aplicativo Lulu se deu porque, saborosamente, ele era somente para mulheres.

Pense nem ma forma de criar alguma escassez artificial do seu produto, pelo menos inicialmente. Se a imaginação falhar, faça de forma mais simples: crie uma página (hotsite) na qual as pessoas deixam seus e-mails em troca de serem avisadas quando o produto estiver disponível. Além de gerar burburinho, você ainda coleta e-mails para disparar newsletters ou conhecer melhor sua audiência mais tarde.

Promova uma campanha educativa

Calma, não precisa copiar o Telecurso 2000 ou o show do Beakman. Muitos lançamentos de produtos fracassam por não conseguirem explicar suas vantagens ou diferenças aos consumidores. Em uma campanha educativa, você mostra, com exemplos reais, como se usa o produto, em uma espécie de diário ou aventura narrada passo a passo, no melhor estilo “estou usando o XYZ para resolver este problema”.

Esses updates podem aparecer em um site próprio ou em posts no Facebook, por exemplo, dependendo de onde seu público se concentra. Ao final da campanha, todas as funcionalidades estarão bem claras. Como as pessoas adoram narrativas e finais felizes, o poder dessa história será muito persuasivo.

Seja entrevistado

Associações a coisas que já são famosas são estratégias formidáveis. Não é à toa que marcas super bem estabelecidas se renderam ao Passinho do Volante, por exemplo. Uma opção criativa é procurar um canal do YouTube que seja bem popular — ou uma celebridade ou subcelebridade famosa fora da internet — e fazer com que um personagem o entreviste sobre o produto.

Mesmo que o orçamento não permita, uma entrevista ou talk show pode ser mais atraente do que uma só pessoa falando. Note que vários partidos políticos, em 2014, rodaram programas que envolvem conversas em vez de apenas alguém monologando para o teleprompter.

E então, já surgiu a grande ideia? Você já sabe qual será a estratégia de lançamento da sua marca? Não precisa antecipar a sua, claro, mas comente aqui e compartilhe algum lançamento de você que tenha gostado! Participe!

ebook_post_1

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!