Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

8 vantagens de contratar uma agência de marketing digital

O ambiente digital gera diversos benefícios para todo tipo de empresa e você provavelmente já sabe disso.

Só que é possível obter retornos ainda melhores ao trabalhar com uma agência de marketing digital competente.

É uma forma de ter contato com profissionais experientes e campanhas focadas em resultados.

Todos os dias surgem novidades que podem se transformar em oportunidades valiosas para o seu negócio.

Você não precisa e nem deve tentar fazer tudo sozinho: não será possível abraçar todas as responsabilidades e os retornos não terão tanta qualidade.

Em vez disso, busque a ajuda de uma parceira competente.

Continue a leitura deste post e descubra quais são as 5 grandes vantagens de contratar uma agência de marketing digital!

1. Especialização nos diferentes serviços prestados

Certamente, o principal diferencial oferecido por uma empresa de marketing digital é o grau de especialização oferecido por sua equipe.

Diferentemente do que acontece em organizações em que o foco não é o marketing, neste caso, não somente os profissionais são altamente capacitados para lidar com serviços em ambiente online, mas toda a estrutura da empresa é montada em função desse universo. E acredite, isso representa muito. Por que?

Imagine ter a seu dispor especialistas em análise de mercado, estratégia de marketing, análise de dados, criadores de conteúdo, desenvolvedores web, designers, entre outros, atuando com foco no melhor desempenho de sua empresa. É exatamente isso que você obtém quando contrata uma agência de marketing.

2. Economia de tempo para o dia a dia da empresa

Imagine que, tentando realizar o trabalho de todo esse time, você resolva colocar a mão na massa. Pense no tempo que será gasto até que você e sua equipe consiga realizar todos os procedimentos acima apresentados.

Um dos grandes problemas de fazer o marketing de sua própria empresa é que, quando ela não é uma empresa de marketing, todo o processo se torna muito lento e, pior, tende a apresentar resultados muito aquém do ideal.

3. Estratégia escalável

Se o seu objetivo com o marketing digital é obter sucesso, eventualmente suas demandas aumentarão. Por mais positivo que isso seja, também pode representar contratempos se você cuida do próprio marketing. É necessário contratar gente nova, treinar, estruturar o departamento, entre outras ações.

Uma das vantagens de contratar uma agência de marketing digital é que todo o trabalho é escalável. A empresa se adapta conforme as suas necessidades, sem que você precise se preocupar com isso.

4. Ajustes fáceis de orçamento

Ao lidar sozinho com o marketing da sua empresa, pode ficar difícil administrar o orçamento e obter bons retornos quando ele varia ano após ano. Felizmente, ao contratar uma agência de marketing digital, essa dificuldade desaparece.

Nesse caso, basta um simples ajuste de contrato para o novo orçamento para que as entregas se adaptem na hora. É a agência que vai precisar reestruturar seus processos, não você!

5. Menor custo ao contratar uma agência de marketing

Toda a estrutura necessária para se montar um negócio em ambiente online envolve serviços como e-mail marketing, gerenciamento de leads, criação e otimização de landing pages, entre outros. Isso gera custos consideráveis, muitas vezes pouco viáveis para as empresas.

Neste sentido, contratar uma agência de marketing pode representar uma economia significativa, pois as principais delas costumam trabalhar com grandes pacotes de uso, em que o custo de suas ferramentas é diluído entre seus diversos clientes.

6. Melhor custo-benefício

Uma das maiores vantagens de contratar uma agência de marketing digital é que se trata de um investimento com ótimo custo-benefício. Para começar, você conseguirá obter resultados melhores com as novas campanhas, significando maior faturamento.

Além disso, trata-se de uma opção muito mais barata do que gastar tempo e recursos com a estruturação de um departamento próprio para o marketing.

7. Vantagem competitiva dentro do mercado

É preciso fazer com que o nome de sua empresa ganhe força em ambiente online de modo que ela seja facilmente encontrada pelos clientes sempre que necessário.

Para que ela ocupe esse espaço, ter uma estratégia de marketing digital bem montada é fundamental. Isso garante a ela uma vantagem importante em relação a seus concorrentes.

8. Entrega de resultados concretos

Preocupação a menos sempre facilita o seu trabalho. Assim, terceirizar o marketing digital de sua empresa também pode ser uma alternativa para diminuir suas preocupações.

A responsabilidade por desenvolver estratégias eficientes para atingir os objetivos de sua empresa será transferida para a agência de marketing digital, enquanto a você caberá apenas se preocupar com os resultados da campanha. Isso diminui consideravelmente o seu trabalho.

Ao ter objetivos bem determinados, uma agência de marketing digital será capaz de implementar os caminhos necessários para atingi-los e você tem a garantia de que não serão desperdiçados esforços para esse fim.

Isso se faz por meio da experiência dos profissionais envolvidos e a capacidade da agência de olhar para os seus objetivos e determinar quais são os melhores meios de impactá-los. Trata-se de algo muito mais complexo de fazer quando se cuida sozinho do próprio marketing.

Cada um desses motivos é determinante para mostrar o quanto as vantagens de contratar uma agência de marketing digital são atraentes para empresas de qualquer mercado.

Em todas as áreas é necessário tomar as decisões certas para garantir boa visibilidade e relevância junto ao público que a marca pretende atingir. Faça a escolha certa e comece a aproveitar os benefícios!

Agência de marketing digital ou equipe interna? Qual é o caminho correto?

Você cuida sozinho do marketing da sua marca? Se conta com um departamento interno dedicado a essa atividade, pode até estar conseguindo conduzir algumas atividades do dia a dia sem problemas. No entanto, essa não é a melhor forma de atingir todo o potencial que essa área oferece.

Todas as despesas administrativas relacionadas à equipe são de sua responsabilidade. Contratações e demissões têm um custo para a empresa, além de ser necessário ter estrutura física para comportar essas pessoas.

Você também precisa se preocupar constantemente com a capacitação desses profissionais, para que eles não sejam ultrapassados pelo mercado.

Uma das maiores vantagens de contratar uma agência de marketing digital é deixar todas essas questões nas mãos dessa parceira. Basta fechar o contrato adequado para as suas necessidades para que as entregas possam ser adaptadas.

Enquanto isso, você pode se dedicar a outras atividades que requeiram a sua atenção.

Por que contratar uma agência de marketing digital?

Ainda não se convenceu sobre o valor de contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa? Além do impulso de produtividade e das vantagens sobre manter um departamento interno dedicado a essa área, existem benefícios que podem ser acessados em vários outros aspectos.

Confira, a seguir, os 6 maiores motivos para você contratar uma agência de marketing digital para o seu negócio:

Contato com um time completo de especialistas

Contratar gente competente, capaz de gerar resultados de qualidade, é algo bastante difícil e custoso. Um dos principais benefícios de trazer uma agência de marketing digital para trabalhar para a sua marca é conseguir acessar uma equipe já formada de profissionais que são especialistas em suas respectivas áreas.

É como pegar emprestado um time já estabelecido de profissionais experientes que sabem as melhores formas de conduzir as estratégias de marketing. Esse benefício é decisivo para que você consiga obter ótimos resultados com as suas ações.

A experiência desse time permitirá utilizar as ferramentas certas para alcançar os seus objetivos da maneira ideal para as necessidades da sua marca.

Excelente custo-benefício

Contar com uma agência de marketing digital para planejar e direcionar as suas estratégias é uma ótima forma de aumentar o seu faturamento.

Isso é possível porque você passa a ter uma solução mais barata do que realizar todas essas ações sozinho, ao mesmo tempo em que ela é capaz de gerar resultados de mais qualidade para você.

Essa equação fecha com você gastando menos e conseguindo conquistar resultados superiores graças à capacidade dessa parceira de executar as ações corretas. Você não terá que lidar com custos administrativos que podem anular os seus ganhos e limitar o seu potencial de crescimento.

Escalabilidade

Precisa aumentar a sua demanda? Ou diminuí-la? Basta realizar um rápido ajuste de contrato junto à sua agência de marketing digital para que todo o escopo seja adaptado a essa nova realidade. Isso permite que a sua empresa possa crescer sem precisar se preocupar com muitas decisões administrativas.

Esse ajuste é muito mais complexo e demorado de se fazer quando se cuida de um departamento próprio. Ao contratar uma agência de marketing digital, é ela que precisa administrar essas mudanças internamente, deixando você livre dessa preocupação.

Acesso às melhores ferramentas da área

A evolução tecnológica permitiu que o marketing digital passasse a contar com diversas ferramentas altamente eficazes para ajudar a conduzir as suas campanhas e potencializar os seus resultados. No entanto, com tantas opções, pode ser difícil decidir pelas melhores.

Uma das vantagens de contratar uma agência de marketing digital é que a equipe dela já sabe quais recursos utilizar em cada situação. Além disso, o olhar treinado desses profissionais permitirá que qualquer nova ferramenta seja implementada caso agregue valor ao trabalho realizado.

Mais tempo para as suas outras atividades

Quando foi a última vez que você conseguiu se dedicar inteiramente a decisões administrativas da estratégia da sua empresa? Novas ideias de negócios precisam surgir em um ritmo produtivo para que seja possível se manter em uma boa disputa em seu mercado.

Contrate uma agência de marketing digital para ganhar de volta a produtividade que você está perdendo ao tentar lidar sozinho com as tarefas dessa área.

Ao conseguir se dedicar a outras áreas, você poderá contar com resultados ainda melhores ao descobrir novas oportunidades de progresso dentro das suas atividades e ter mais tempo para estudar a respeito do seu meio de atuação.

Resultados mensuráveis

Mesmo que você tenha dúvidas sobre a eficácia da agência de marketing digital que foi contratada, é possível acompanhar de perto os seus resultados para comprovar a qualidade das ações executadas. Além disso, há a possibilidade de detectar oportunidades valiosas durante o curso das campanhas.

Uma boa parceira é capaz de fornecer relatórios periódicos das campanhas conduzidas, além de ajudar você e sua equipe a compreender o real significado de cada métrica em relação aos objetivos pretendidos. Isso ajudará você a defender as suas decisões de marketing para outros setores e a diretoria da sua empresa.

Quando contratar uma agência de marketing digital?

Está em dúvida se uma agência de marketing digital é a melhor opção para as suas necessidades específicas? Existem algumas formas de detectar o quanto você necessita dessa solução levando em conta o cenário atual dos seus negócios e do seu mercado. Trata-se de uma ótima maneira de ter certeza de que essa solução é para você.

Fique de olho nestes 5 sinais que apontam que é o momento certo para contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa:

Seus resultados não estão bons

Acompanhar os retornos das suas campanhas de marketing é uma tarefa que se tornou desagradável ultimamente? Os seus números estão cada vez mais distantes de onde deveriam?

Resultados ruins conseguem prejudicar bastante o seu trabalho, já que podem limitar o seu orçamento para ações futuras e, assim, comprometer ainda mais o seu potencial de sucesso.

Contratar uma parceira para ajudar nisso é uma ótima forma de reverter esse quadro. A base do relacionamento com a agência é a definição de objetivos concretos e mensuráveis. Você tem a garantia de que todos os esforços planejados e executados terão como intuito atingir as metas propostas.

Os concorrentes estão sempre na frente

Está sentindo aquela sensação de que não importa o que você faça, os concorrentes continuam tendo mais sucesso que a sua empresa? Então trata-se do momento de fazer uma parceria capaz de reverter essa situação. É um jeito de nivelar o terreno e passar a contar com recursos da mesma qualidade que os outros.

Lembre-se: quanto mais você demorar a tomar uma decisão, mais os outros players do seu mercado avançam. Em todos os mercados, os clientes contam com cada vez mais opções para escolher. Sem o impulso de eficácia adequado em sua campanha de marketing, ficará impossível atingir essas pessoas.

Você não consegue obter bons leads

É papel do departamento de marketing realizar uma otimização da conversão e repassar leads valiosos para o setor de vendas fechar negócio. Se isso não está funcionando dessa maneira, então é necessário rever a sua estrutura e tomar a decisão certa: contratar uma agência para ajudar nisso.

Dessa forma, você poderá contar com um planejamento robusto direcionado à geração de leads no perfil e volume de que o seu time comercial precisa. Isso é possível graças à implementação de uma estratégia que consegue entregar o conteúdo certo para cada estágio do funil de vendas.

Há pouco tempo para se atualizar sobre marketing

As ideias de anos atrás não são mais relevantes, sendo necessário estar em plena atualização para sempre contar com bons resultados em suas iniciativas. Se não há tempo para estudar e constantemente conhecer novas possibilidades, ficará mais difícil pensar em ideias estratégicas para as suas campanhas.

Contratar uma agência de marketing digital tem, entre os seus benefícios, colocar a sua empresa em contato com uma equipe de especialistas constantemente atualizados a respeito de suas respectivas áreas. É um jeito de garantir sempre o olhar mais fresco sobre as suas demandas.

Está difícil ficar por dentro das tendências

Uma empresa que não sabe inovar logo acaba sendo ultrapassada pelos concorrentes. Isso vale para todas as áreas.

Em uma época de evolução rápida como os dias de hoje, você precisa de meios concretos para se adaptar rapidamente às mudanças. Se está percebendo que isso não é tão comum quanto deveria, então vale a pena contratar uma agência de marketing digital.

Essa parceria permitirá que você tenha acesso a uma equipe que respira inovação e conseguirá sempre detectar tendências vantajosas para os seus objetivos. Todos os dias, podem surgir oportunidades capazes de revolucionar os seus negócios, mas é preciso ter o olhar treinado para detectá-las.

Como agir para contratar a agência de marketing digital certa?

Depois de tomar a decisão certa e optar por terceirizar as suas atividades de marketing, o próximo passo envolve escolher a agência que conseguirá trazer todos os resultados que você deseja. Como esse mercado tem diversos tipos de soluções, é necessário ter cuidado para não errar nessa etapa.

Confira, a seguir, todos os critérios que você precisa levar em consideração ao contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa:

Defina quais são os seus resultados esperados

Para saber se a agência de marketing digital considerada é a melhor escolha para você, antes é preciso saber muito bem quais são os seus objetivos. Afinal, existem diversas variações de serviços nesse mercado, e você deve contar com a parceira que concentra os recursos de que a sua empresa necessita.

Esses objetivos precisam ser concretos e mensuráveis. Tenha em mente que a definição de metas é o único caminho para se certificar de que as ações executadas pela agência de marketing digital contratada estão trazendo sucesso para você.

Além disso, são números que devem ser abertos e compartilhados entre ambas as partes.

Avalie a reputação da agência considerada

Pode ser que a candidata a agência de marketing digital da sua empresa pareça ter excelente potencial, mas a realidade seja bem diferente disso. Portanto, não negligencie a seguinte etapa: você tem que dedicar atenção a avaliar a reputação dela.

Observe o que é dito a respeito dela no meio do marketing. Se a agência considerada não consegue manter a própria imagem, dificilmente conseguirá oferecer um serviço de qualidade à sua empresa. Fique de olho em avaliações deixadas nas redes sociais e demais tipos de depoimentos na internet.

Verifique o método de trabalho da empresa

Além de terem variações grandes na disponibilidade de serviços oferecidos, as agências de marketing digital têm métodos de trabalho diferentes. Se não houver sintonia entre o seu jeito de conduzir as atividades e o da parceira, pode ficar mais difícil administrar as demandas do dia a dia.

Para se certificar de que está fazendo uma boa escolha, vale a pena conversar com o representante da agência de marketing digital considerada e pedir que ele detalhe o método de produção dela.

Procure saber como costumam ser conduzidas as entregas, quais serão seus pontos de contato, como é a política de refações, entre outros.

Conheça os cases de sucesso da agência

A melhor forma de conhecer bem a capacidade de uma agência de marketing digital é conferindo os cases de sucesso dela. A maioria das empresas desse tipo disponibiliza seu histórico de projetos no site e também tem uma apresentação pronta para ser enviada pela equipe comercial.

Procure identificar de que maneira a agência atuou em cada caso. Observe quais eram os objetivos do cliente e quais serviços foram oferecidos para que as metas fossem atingidas. Ao entender como é o processo de planejamento da candidata, ficará mais claro de que forma ela poderá contribuir para os seus objetivos.

Converse com outros clientes

Por mais que seja válido analisar avaliações e a reputação das agências consideradas, nada substitui o valor que você pode obter ao interagir com clientes que são atendidos por ela para colher impressões. Basta pesquisar quais são as marcas parceiras dela e conversar com seus responsáveis de marketing.

Ao falar com essas pessoas, procure saber como costuma ser a interação com a agência, a eficácia dela ao conduzir as demandas do dia a dia e de que forma ela se compromete com a entrega de resultados.

Analise os canais de comunicação da agência

É possível aprender muito a respeito de uma agência de marketing digital ao analisar como ela se posiciona em seus canais de comunicação. Afinal, é algo que representa o repertório e as habilidades da equipe envolvida, portanto, precisa ser levado em conta na escolha da parceira adequada para os seus objetivos.

Observe como a agência costuma usar as redes sociais. Veja se tem um blog e que tipo de conteúdo publica nele. Tente detectar possíveis estratégias de captação de leads que estejam presentes nesses canais de comunicação. Não encontrar uma boa atuação nessa área deve servir de alerta.

Por que contratar uma agência com foco em resultados?

Em um mercado competitivo, não há espaço para atuar sem estratégia. De nada adianta contratar uma agência que não entregue os resultados de que você precisa.

Essa relação precisa ser totalmente fundamentada no monitoramento de métricas digitais, para que todos os envolvidos sempre saibam se estão no caminho certo ou não.

Um dos principais benefícios de contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa é contar com uma aliada na missão por resultados de qualidade para as suas iniciativas. Portanto, você precisa se certificar de que a parceira contratada tem total compromisso com os objetivos combinados.

Veja, a seguir, as principais características de uma agência de marketing digital focada em resultados:

Definição clara das entregas

Ao interagir com a agência de marketing digital, você precisa ter total domínio sobre quais entregas ela fará. Além disso, é essencial compreender de que forma cada um desses elementos poderá contribuir para que seja possível atingir os objetivos definidos para as campanhas.

Isso também ajudará você a saber o que exigir da sua agência de marketing.

Uma parceira competente deixará bem claro quais entregas fará, em qual cronograma e com quais características. Isso permite que você visualize exatamente o que receberá e esteja sempre por dentro de tudo o que acontece como parte dos processos das suas campanhas de marketing.

Entendimento dos prazos dos resultados

Não basta contar com o compromisso de resultados da parte da agência de marketing digital contratada pela sua empresa. Também é necessário ter ideia do timing envolvido na entrega desses retornos. Ou seja, é necessário saber quais são os prazos para gerar resultado de cada aspecto da sua campanha.

Isso é importante, porque nem todos os canais de marketing são capazes de gerar retornos imediatos, mas não é por isso que devem ser descartados.

Ao contar com uma agência, parte da construção de um bom relacionamento com ela deve girar em torno de cuidar da manutenção das expectativas em relação a resultados.

Foco nas ações corretas

Todos os esforços planejados e executados pela agência precisam ter como intuito atingir os objetivos definidos por você. Nenhuma entrega pode fugir desse foco nem desperdiçar o tempo e a energia dos envolvidos.

Somente assim será possível atuar de maneira competitiva e otimizar resultados de marketing a partir de suas iniciativas.

Nem todas as agências de marketing digital trabalham dessa forma.

Existem aquelas que não se preocupam em fundamentar todas as suas ações na estratégia correta, como é o caso de escolher os canais certos, realizar teste A/B, entre outros.

Portanto, você deve tomar cuidado para escolher aquela que realmente expresse comprometimento com entregas que contribuam para seus retornos.

Transparência nos processos e resultados

Você precisa ser capaz de acompanhar de perto a atuação da sua agência de marketing digital e a performance que ela está conseguindo obter com as iniciativas executadas. Essa transparência é característica de uma empresa comprometida com resultados e precisa fazer parte do seu relacionamento com ela.

Isso pode ser feito de diversas formas, como por meio do envio periódico de relatórios ou até com o acesso a um dashboard com as suas métricas atualizadas em tempo real. O ponto mais importante é que você consiga acompanhar os retornos das ações executadas, para que seja possível perceber o valor delas.

Saber como contratar uma agência de marketing digital é o primeiro passo que você deve tomar.

Trata-se de uma solução que trará uma série de vantagens para a sua empresa, essencialmente nivelando o terreno do seu mercado para que você consiga disputar por espaço e pela atenção do seu público-alvo.

Se você já tem uma parceira como essa e está insatisfeito, pode estar na hora de trocar de agência de marketing.

Em seguida, é importante decidir pela melhor agência daquelas que estão disponíveis. Não se trata apenas de escolher a maior ou mais famosa. Você tem que optar por aquela parceira que ofereça os serviços de que a sua empresa precisa e tenha comprometimento com a entrega de resultados concretos.

Com a velocidade com que todos os segmentos estão se desenvolvendo atualmente, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de estagnar. Conte com a ajuda de uma agência de marketing digital para atingir cada vez mais clientes e fortalecer a imagem da sua marca com o uso dos recursos disponíveis nesse meio.

Como identificar as necessidades e metas de marketing da empresa?

Para identificar as necessidades e metas de marketing da empresa, em primeiro lugar, é preciso acompanhar os resultados que ela já obtêm recentemente.

Para isso, você deve acompanhar os indicadores de desempenho, principalmente aqueles relacionados ao desempenho comercial do negócio. Eles servirão como base de avaliação do negócio.

Podemos citar como indicadores importantes o ticket médio, a taxa de conversão de determinadas ações, o Lifetime Value (LTV), o tempo médio de retenção de clientes, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o ROI (Return On Investiment).

Além disso, acompanhar resultados internos, como o fluxo de caixa, também é indispensável.

Depois, devemos entender qual será a estratégia: pode ser a expansão do negócio; a apresentação de um novo produto ou serviço; ou a implementação de uma nova ferramenta da empresa, como um site de vendas, como já vimos.

Se entender bem os resultados e o que pretende fazer, compreenderá as necessidades e definirá metas.

Montando uma RFP (Request for Proposal)

RFP (Request for Proposal) vem do inglês e, em tradução livre, significa Solução de Propostas. Basicamente, essa é uma proposta comercial elaborada por uma empresa que esteja em busca de fornecedores de serviços ou produtos, especificando suas necessidades técnicas e comerciais.

É claro que esse modelo pode variar bastante de acordo com as necessidades da empresa, no entanto, existem alguns requisitos básicos que precisam ser preenchidos para que tudo fique claro para o fornecedor, no caso, a agência de marketing que desenvolverá as estratégias e os planos de ação na sua empresa.

Vamos conferir?

  • escopo do projeto e do produto ou serviço;
  • premissas e restrições;
  • cronograma;
  • governança do projeto;
  • responsabilidades;
  • modelo de orçamento;
  • formas de pagamento;
  • termos e condições.

Ao elaborar essas condições, premissas, termos e necessidades, você consegue deixar claro para o futuro fornecedor do serviço o que realmente está procurando.

Como selecionar os participantes da concorrência?

Claro, você não vai querer avaliar centenas de propostas comerciais. É importante que escolha a dedo quais serão os participantes da concorrência, tornando todo o processo de decisão muito mais simplificado. A pergunta que resta, então, é a seguinte: como definir os participantes antes mesmo de receber uma proposta?

Existem algumas dicas que podem ajudá-lo nesse sentido. Alguns aspectos tornam as empresas claramente mais viáveis que as outras e eles precisam ser levados em consideração antes mesmo de qualquer contato. Assim, você otimiza todo o processo que envolve a parceria com a agência de marketing.

A seguir, resolvemos trazer uma lista com itens relevantes na hora de selecionar os participantes da concorrência. Confira!

Localização

Em primeiro lugar, é importante verificarmos a localização da agência. Por que isso é importante? Muito simples.

É evidente que ter a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais pessoal e direto com o seu fornecedor é muito importante para que a sua estratégia de marketing realmente consiga os resultados esperados.

Afinal, reuniões e treinamentos são oportunidades para alinhar ideias, realizar brainstorms e, é claro, solucionar problemas de uma forma muito mais efetiva.

O fornecedor do serviço de marketing, portanto, precisa estar localizado na mesma cidade me que você possui negócios para facilitar o atendimento e a qualidade do serviço.

Presença digital

Quem não sabe fazer, ensina a fazer? Não quando consideramos o mercado de marketing. É claro que uma boa empresa de marketing também desenvolve suas próprias estratégias na área.

Pode ter certeza que muitas delas se empenham nas suas próprias necessidades internas da mesma forma como lidam com as questões da clientela. A pergunta é a seguinte: será que estão fazendo um bom trabalho?

Nesse ponto, devemos verificar a presença digital da empresa que será escolhida. Em primeiro lugar, é preciso que ela dê o exemplo e tenha bons resultados internos com as suas próprias ações nas mídias sociais, com links patrocinados, marketing de conteúdo, e-mail marketing e uma série de outras estratégias.

Além disso, é importante verificar se os clientes atendidos pela agência de marketing digital também apresentam bons resultados. A interatividade com o consumidor nas mídias sociais parece espontânea?

Os blogs dos clientes da agência apresentam um conteúdo realmente rico e relevante para o público-alvo? Essas questões precisam ser esclarecidas.

Indicações

É claro que as indicações nunca deixarão de ser uma das principais referências que a sua empresa pode ter na hora de escolher o prestador de serviços. Afinal, se você pode ouvir, do próprio cliente da empresa, como foi a sua experiência, terá uma visão muito mais concreta a respeito da qualidade dos seus produtos e serviços.

O fato é que as indicações podem nos servir com informações muito mais relevantes do que aquelas encontradas no próprio site da agência de marketing.

Elas podem revelar questões “ocultas”, como o desempenho do atendimento, a qualificação dos profissionais que atenderão sua empresa e a qualidade do relacionamento estabelecido com a clientela.

Histórico e reputação

Para concluir, é importante verificar o histórico e reputação da empresa, que envolve uma análise de todas as informações que conseguimos extrair durante o processo de seleção de participantes.

Assim, você descobre se a agência realmente possui resultados consistentes em sua trajetória, e não está envolvida em nenhuma polêmica.

Para começar, a própria análise das indicações recebidas e da presença digital do futuro fornecedor do serviço já é um bom começo para você descobrir se ele possui uma boa reputação. São critérios mais subjetivos, é claro, mas, ainda assim, muito relevantes durante o processo de escolha.

Você pode, ainda, contar com alguns critérios objetivos durante esse processo. Estamos falando da avaliação de critérios de qualidade da empresa, como as premiações conquistadas, os cases de sucesso apresentados, os clientes mais importantes, a qualificação da equipe profissional e os resultados já conquistados.

Esse ponto será visto logo em seguida, portanto, continue acompanhando!

Critérios de qualidade

Analisar a concorrência sob uma perspectiva objetiva também é muito importante para fazermos a melhor escolha. Afinal, é preciso que a agência de marketing consiga corresponder a todas as nossas expectativas, devidamente elencadas na nossa RFP, ou Solução de Propostas, conforme já vimos anteriormente.

Para isso, é preciso que a agência já tenha demonstrado que atende determinados critérios de qualidade, que podem ser facilmente identificados. Como fazer isso?

Conforme vimos, é importante verificar questões que envolvem desde as premiações conquistadas, até a qualificação profissional da equipe que será contratada.

A seguir, resolvemos trazer uma lista com os principais critérios de qualidade que devem ser avaliados no momento em que for contratar a sua agência de marketing. Confira todos os detalhes e faça a melhor escolha!

Premiações e parceiros

“Do vencedor do Oscar”. Quem não viu um filme simplesmente porque essa frase estava presente em seu cartaz?

O fato é que identificamos as premiações não apenas como um selo de qualidade, como também como uma referência atestada e um reconhecimento do mercado em relação aos serviços prestados pela agência.

Agora é importante entender o que, exatamente, queremos dizer com premiações. É claro que prêmios efetivos, como o RD Summit de Marketing ou a premiação do Meio e Mensagem, apenas para citar dois exemplos, são uma boa referência. No entanto, também é fundamental conferir os parceiros e certificações.

Um bom exemplo é conferir se a empresa é Google Partner, pois isso mostra que ela possui aptidão para desenvolver boas estratégias nas plataformas da empresa. Além disso, é claro que outros parceiros e certificações também podem ajudá-lo a verificar se a empresa está dedicada a seguir padrões de qualidade.

Cases de Sucesso

Novamente, as premiações são importantes, mas como será o rendimento da empresa com os outros clientes que trabalha? Quais foram os resultados que a agência de marketing já conquistou ao longo da sua trajetória? Os cases de sucesso podem ser uma excelente referência para avaliarmos a consistência dessa agência.

Outro ponto interessante é que, por meio dos cases de sucesso, você pode descobrir se a agência possui bons resultados com empresas que atuam no mesmo ramo de negócios que a sua.

Essa especialização é fundamental, afinal, cada setor possui suas peculiaridades, que precisam ser levadas em consideração na hora de montar estratégias e planos de ação.

Para fechar esse ponto, repare se o futuro parceiro deixa disponível todos os cases de sucesso em seu site. Verifique, ainda, se esses cases são bem detalhados, mostrando com clareza os resultados conquistados.

São apresentados indicadores de desempenho para medição? As ações e estratégias são exibidas com clareza? Essas perguntas precisam de resposta.

Clientes mais importantes

Avaliar os cases nos mostra os resultados, mas verificar os clientes atuais mais importantes também podem nos ajudar com informações relevantes na hora de selecionar os futuros parceiros.

Afinal, se a agência trabalha com grandes clientes, com demandas descomunais e de diferentes áreas, significa que ela está preparada para lidar com os mais diversos tipos de situação e necessidades.

Além disso, é com a análise dos clientes mais importantes que podemos ver se a empresa possui referência na área de atuação.

Se ela trabalhou com algum concorrente que possua uma grande parcela do mercado, isso significa que ela pode transmitir todo o know how conquistado com a experiência e replicá-lo na sua empresa. É, sem dúvidas, uma excelente maneira de realizar o benchmarking.

Equipe profissional

Na verdade, quando você contrata uma agência de comunicação e marketing, não está apenas contando com o know how da própria empresa. O fato é que também contratará com uma enorme equipe profissional, que precisa ser qualificada para atender às suas necessidades.

Na realidade, muitas vezes são os profissionais que vão atuar diretamente nos projetos, muitas vezes como responsáveis.

É por isso que você deve avaliar, por exemplo, se a agência que será contratada investe na qualificação dos profissionais. Treinamentos internos, cursos, capacitação, enfim, será que ela tem comprometimento com o desempenho dos profissionais?

Se esse for o caso, pode ter certeza: provavelmente, essa é a empresa certa a ser contratada.

Claro, para atestar a qualidade da equipe, você pode marcar reuniões não só com os gerentes e o gestor da empresa de marketing, mas também com os profissionais que estarão diretamente envolvidos com o projeto. Com isso, terá mais segurança a respeito do trabalho que será desenvolvido.

Atendimento

Quem não gosta de ser bem atendido? Esse é um ponto que também vai impactar bastante na sua decisão de contratar ou não a agência de marketing.

Afinal, o atendimento precisa ser pautado em valores como a presteza, o compromisso e, acima de tudo, o respeito, para que a sua empresa tenha sempre as suas necessidades atendidas quando precisas.

Antes mesmo de fechar o contrato, já podemos avaliar o atendimento. Para isso, verifique se você responderia “sim” para as seguintes perguntas.

  • A agência procurou entender suas necessidades?
  • Alinhou as necessidades com a estratégia de marketing?
  • Agendou reuniões para acertar os trabalhos que serão realizados?
  • Apresentou a equipe que efetivamente vai trabalhar no projeto?

Por outro lado, para avaliar o atendimento cotidiano, ou seja, após o trabalho começar efetivamente, é preciso que considere os seguintes pontos.

  • A agência passa feedbacks constantes a respeito do trabalho desenvolvido?
  • Apresenta relatórios de performance com indicadores de desempenho?
  • Possui canais de comunicação de fácil acesso?
  • Facilita o acesso aos gestores e gerentes?

Foco em resultados

Para fechar, é claro que, acima de tudo, a agência de marketing precisa estar comprometida com uma coisa: o foco em resultados de marketing. Afinal, é justamente por isso que você pretende contratar esse serviço, certo? Podemos entender o foco com os resultados em duas esferas diferentes.

A primeira delas é a análise e o monitoramento constante do desempenho das ações de marketing com o auxílio dos indicadores de desempenho.

Com esse tipo de suporte, a agência vai saber, exatamente, o que precisa ser feito para melhorar os resultados do seu negócio e, mais importante ainda, vai elaborar relatórios para mostrar, com clareza, o que foi alcançado pelas iniciativas desenvolvidas.

A análise de indicadores é um critério objetivo, que nos leva ao segundo ponto. A empresa de marketing deve possuir um comprometimento real com esses resultados.

É importante que as soluções desenvolvidas realmente levem em consideração o seu nicho de atuação e objetivos, e não apenas produtos e serviços genéricos.

O que é básico e o que é diferencial na proposta de valor de uma agência digital?

Agora é chegado o momento de definir o que realmente é um diferencial na proposta de valor de uma agência digital.

Muitos negócios surgem com “novidades”, quando na verdade estão apenas apresentando aquilo que já é aplicado rotineiramente em qualquer estratégia digital. Na verdade, podemos distinguir essas empresas com alguns pontos básicos, vamos conferir?

  • personalização: a agência de marketing deve vender soluções, não serviços. Isso significa que o foco deve ser nas necessidades reais do negócio, não apenas uma oferta de pacote de “produtos”;
  • certificação: outro diferencial são as agências de marketing que realmente procuram selos de qualidade e certificações. Isso mostra o seu comprometimento em atender padrões de qualidade;
  • know how: possuir uma expertise na sua área de atuação também é um grande diferencial, pois as experiências anteriores da agência podem guiá-la a desenvolver um trabalho mais eficiente na sua empresa;
  • transparência: para fechar, o valor da transparência também é um diferencial. A agência tem que ter o hábito de mostrar resultados, usar indicadores, realizar feedbacks e desenvolver relatórios relevantes.

Como buscar e interpretar orçamentos e propostas comerciais?

Ok, finalmente é chegado o momento de fechar o contrato. Nessa situação, a primeira coisa que será avaliada, obviamente, será o orçamento e a proposta comercial da agência. Agora, como interpretar esse orçamento e a proposta comercial? Esse ponto também é importante antes da contratação.

Em primeiro lugar, é preciso descobrir o quanto você pode investir em uma campanha de marketing. Esse será um ponto visto logo em seguida, mas já adiantamos que ele pode ser diferente em uma empresa que já atue com estratégias de marketing, e àquelas que estão se iniciando nessa área.

Depois é preciso verificar se esse investimento é compatível com o retorno esperado. Basicamente, estamos falando do ROI (Return On Investiment).

Evidentemente, quanto maior o investimento, maiores os riscos, certo? É justamente por esse motivo que, ao analisar a estratégia de marketing, é preciso que tenhamos uma clareza a respeito da expectativa e o prazo de retorno para o negócio.

Como saber quanto você pode investir?

Se já sabemos a expectativa de retorno das ações que serão desenvolvidas pela agência de marketing, é importante identificarmos se a empresa já está preparada para dispor do capital necessário para o investimento, certo? Como fazer isso? A ideia é cruzar os dados de marketing e vendas.

Vamos mostrar alguns passos importantes para que realiza o cálculo. Confira!

  • análise do histórico de vendas e crescimento: em primeiro lugar, avalie o fluxo de caixa da empresa para ter uma ideia a respeito do histórico de vendas e do crescimento do negócio. Além disso, você também pode acompanhar índices econômicos externos para traçar a sua expectativa;
  • descubra qual a margem de cada produto: em seguida, é importante descobrirmos qual é a receita média, por tipo de produto, e dividir por todos os custos que realizamos para entregá-los. O que sobrar é o seu capital de investimento, que será dividido entre as áreas da empresa;
  • cruze os dados adquiridos: para fechar, é importante cruzarmos as nossas expectativas de crescimento com a margem de cada produto. Basicamente, a ideia é multiplicar um valor para o outro e, assim, podemos encontrar o valor disponível.

É importante deixar claro, ainda, que o valor com o marketing pode variar, dependendo da estrutura interna que dispomos. Se a empresa não possui um site, por exemplo, ela precisa realizar esse investimento em primeiro lugar, mesmo que não esteja amparada, necessariamente, por um retorno no curto prazo.

Orientações sobre modelos e cláusulas de contrato

Quais os modelos e cláusulas normalmente presentes em um contrato de marketing? Dependendo das necessidades do negócio, podemos ter três tipos diferentes. Vamos conferir cada um deles?

  • fee mensal: nesse modelo de contrato, é definido um valor fixo por mês, o que garante mais previsibilidade na relação. No caso, é importante que o contrato identifique e limite o escopo de trabalho, descrevendo ferramentas utilizadas, horas totais, limitações, entre outros.
  • projetos pontuais: estamos falando de uma ação isolada, com começo, meio e fim, normalmente a curto prazo. Nesse caso, o contrato mais comum é o orçamento global, cobrado por pessoa/hora ou tarefa.
  • sucess fee: para fechar nós temos, ainda, o sucess fee. No caso, ambos estão envolvidos com os resultados, inclusive com premiações para a conquista de metas de marketing. É importante definir com clareza quais são os critérios de êxito, com indicadores, para a efetiva remuneração.

Em resumo, pensa na contratação de uma agência de marketing como um casamento, onde ambas as pessoas precisam ter as mesmas ambições. No final, é preciso que a agência atinja as suas expectativas reais, para que ambos possam trabalhar e conquistar os resultados em conjunto.

Esperamos que o post de hoje tenha esclarecido sobre os processos necessários para contratar uma agência de marketing digital. Se ainda houver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca