6 dicas imperdíveis para atuar nas redes sociais e fidelizar clientes

6 dicas imperdíveis para atuar nas redes sociais e fidelizar clientes

Até outro dia, a principal rede social usada no Brasil era o Orkut. Hoje, ela nem existe mais e várias outras ganharam espaço, como Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Youtube e companhia. A verdade é que novas redes surgem a cada momento e, para fidelizar clientes, é necessário saber qual delas o seu público mais usa. Acompanhe abaixo as nossas dicas e aprenda como se destacar nas redes sociais e gerar conversões!

Diversifique as redes

Se você ainda não mapeou as redes mais usadas pelos seus clientes, não foque seus esforços em apenas um canal. Teste todas as possibilidades e planeje estratégias em multicanais. Essa é a melhor forma de alcançar o público e fidelizar clientes.

Crie conteúdo original

Outra dica fundamental é entender que redes sociais não são apenas mais uma forma para investir mídia paga. Como ferramenta de marketing de conteúdo, elas são excelentes canais de atingir o público, oferecendo justamente o que ele quer: conteúdo inédito e de interesse. Sem essas duas qualidades, seus posts não vão chamar a atenção dos usuários, mesmo se você investir dinheiro neles.

Adapte a linguagem para fidelizar clientes

Como cada rede social é focada em um tipo de público diferente, cada uma tem também uma linguagem mais apropriada que deve ser usada. A seguir listamos algumas características das principais redes:

Facebook

É a principal rede em uso hoje no Brasil. Tem espaço para posts em texto, links, imagens e vídeos e a linguagem usada é, em geral, mais informal.

Twitter

Os textos podem ter no máximo 140 caracteres. Inclui links, gifs e imagens. A linguagem também é informal e hashtags podem ser usadas para agregar conteúdos do mesmo tema.

Instagram

Também usa hashtags e uma linguagem informal, mas tem como foco as imagens e não o texto.

LinkedIn

É chamada a rede social dos profissionais e é onde boa parte das empresas tem começado a recrutar novos funcionários. A linguagem é bem mais séria que das outras redes e os conteúdos postados pelas empresas devem oferecer novidades.

Youtube

A principal rede de vídeos está se tornando cada vez menos um canal de transmissão e mais uma rede social, com o boom dos chamados youtubers (blogueiros de Youtube). A linguagem varia de acordo com o público, mas, em geral, é mais informal.

Snapchat

É um dos canais mais recentes e ainda pouco explorado pelas marcas nacionais. Com vídeos de até 10 segundos, as pessoas se comunicam “ao vivo”, já que os posts são apagados depois de 24h de postados. A linguagem é extremamente informal e espontânea.

Cuide de seus posts

Em praticamente todas as redes sociais existe a possibilidade de patrocinar os posts. Cada uma tem em geral sua própria plataforma (como o Facebook Ads e o LinkedIn Ads), onde é possível segmentar o público-alvo para cada campanha. Outra possibilidade são os botões de call to action, que podem levar os usuários a efetuar uma compra, baixar um aplicativo etc.

Mensure os resultados

Essas ferramentas de patrocínio, em geral, disponibilizam em tempo real os resultados obtidos. Assim, é possível ver se os KPIs foram atingidos e adaptar a campanha enquanto ela ainda ocorre, além de adquirir conhecimentos para estratégias futuras.

Converse com o público

Uma regra simples, que independente da rede social utilizada, é que a marca deve ouvir seus seguidores. Na internet, o lema de que o cliente tem sempre razão é potencializado pelo poder de compartilhamento nas redes sociais. Portanto, as empresas precisam investir no chamado SAC 2.0, ou seja, no atendimento personalizado pelas redes sociais.

Deu pra entender que fazer posts iguais apenas para Facebook e Twitter não é suficiente? Para criar uma estratégia eficiente, é preciso inovar, diversificar e descobrir a melhor forma de alcançar seu público-alvo. Só assim é possível fidelizar clientes e gerar conversões.

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3 comentários em “6 dicas imperdíveis para atuar nas redes sociais e fidelizar clientes”

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