Como definir KPIs para minhas estratégias de Marketing Digital?

Como definir KPIs para minhas estratégias de Marketing Digital?

Definir KPIs (Key Performance Indicators) adequados é uma questão de sobrevivência para quem atua com marketing digital. Exagero? De forma alguma! Uma vez que é a partir dos indicadores que conseguimos extrair informações para orientar nossas atividades.

Esse é o assunto do nosso post de hoje! Você vai saber como e o que medir em suas estratégias digitais. Vamos lá?

Por que definir KPIs para as estratégias digitais?

O emprego dos indicadores-chave é primordial para que as empresas consigam comprovar a relevância dos investimentos feitos na internet, e também promover os ajustes necessários em suas estratégias.

Não faz sentido deixarmos de aproveitar essa vantagem da internet, que nos permite monitorar todas as ações e reações do nosso público.

É importante observar que na composição dos KPIs vamos usar as métricas disponíveis, como tempo de permanência nas páginas, volume de cliques, tipo de interação etc. Mas fique atento: temos que entender o que está por trás de cada indicador e, claro, o que vamos fazer com aquela informação.

Quais são os indicadores mais importantes?

É óbvio que cada empresa deve avaliar o que é mais importante para a sua situação, mas há indicadores considerados imprescindíveis. Confira:

Engajamento

Um dos KPIs mais importantes do marketing digital, porque consegue mostrar o nível de envolvimento que a marca tem conseguido estabelecer com seu público. Para chegar nesse indicador temos que considerar o nível de interação obtido por cada ação.

Numa conta simples, temos que dividir o número de visitas que recebemos na página pelo número de visitantes que interagiram. A análise desse indicador é muito relevante para aprimorar nossas atividades.

Por exemplo, se a marca tiver um alto alcance, mas baixo engajamento, é preciso fazer ajustes, porque significa que conseguimos atrair o usuário, mas não conseguimos provocá-lo de forma efetiva.

É preciso lembrar, também, que com alto engajamento a marca consegue resultados melhores em redes sociais como o Facebook, uma vez que alto número de interações é sinal de popularidade. Ou seja, quanto mais interações, maior a oferta do conteúdo.

Alcance

Usado em todas as mídias, e não apenas nas digitais, este indicador ajuda a empresa a responder uma questão essencial: até onde conseguimos chegar com nossa mensagem, qual foi a eficácia da programação.

Para o cálculo desse índice vamos usar as seguintes métricas: volume de impressões, número de fãs ou seguidores e dados relacionados ao tráfego da audiência.

Fique atento: de forma isolada, alcance não diz muito sobre a sua estratégia. Posso ter números altos, mas temos que considerar nível de engajamento ou mesmo de conversão.

Lead

Sem dúvida, nada revela melhor o impacto de suas ações nas redes sociais do que a geração de lead. Afinal, chegar nas pessoas que estão interessadas naquele produto ou serviço é o principal objetivo de qualquer ação, correto?

Em termos de KPI, mais do que comprovar sua performance, a análise desse indicador ajuda a empresa a definir as melhores práticas, entendendo o que exatamente está gerando resultados mais satisfatórios na atração das pessoas certas.

Clientes

Se encontramos as pessoas certas e fornecemos conteúdos relevantes para elas temos que conseguir a conversão! Esta é uma premissa básica para os negócios na área digital.

É importante considerar, ainda, que avaliar o volume de clientes adquiridos com as ações também ajuda a comparar quais são mais efetivas na entrega desse tipo de resultado. Sem avaliar itens como aquisição de clientes e taxa de conversão, não temos como mensurar adequadamente, por exemplo, o ROI, o retorno obtido com cada investimento.

Em uma boa estratégia de marketing digital precisamos definir KPIs e trabalhar com eles para otimizar os resultados.

De que forma isso pode ser feito? Depende do KPI. No caso de engajamento, por exemplo, uma boa estratégia é entender melhor os interesses do público alcançado e, posteriormente, testar novas possibilidades em termos de conteúdo.

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