Como melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas?

Como melhorar a experiência do usuário e aumentar as vendas?

Quantas vezes você estava procurando por alguma informação na internet e simplesmente desistiu por não conseguir navegar no site e não encontrar o que buscava? Infelizmente, problemas de experiência de usuário (UX, ou “user experience”) atingem um número alarmante de páginas na internet, fazendo com que milhares de vendas em potencial caiam por terra. Será que é o seu caso?

Se sim, é hora de resolver esse problema. Experiência do usuário é um dos aspectos mais importantes da arquitetura de informação de um determinado serviço ou sistema, medindo o grau de satisfação dos usuários que com eles interagem.

No caso de um site de vendas, um cliente que tenha uma experiência positiva dentro do sistema tem uma chance muito maior de se encantar e comprar o seu produto. Em uma situação inversa, o potencial comprador simplesmente abandona o site e dificilmente retornaria.

A experiência do usuário é formada por vários componentes e boas práticas que devem ser observados juntos, dentro de uma estratégia para vender mais. Vamos acompanhar?

Dispositivos móveis

Dados de pesquisas recentes comprovam que já acessamos mais a internet por meio de aparelhos móveis do que via desktops e notebooks, inclusive para compras online. Isso significa que tornar o seu site amigável a tablets e smartphones não é mais uma opção – é imprescindível.

Nesse caso, existem duas opções: você pode construir uma versão do seu site que seja adaptada aos formatos de tela e métodos de acesso de aparelhos móveis; ou fazer um site totalmente responsivo – ou seja, que identifica e se adapta às especificidades do dispositivo que está acessando.

Imagem e texto

Todos nos lembramos muito bem dos primórdios da internet, quando tínhamos aqueles sites carregados de imagens, backgrounds, gifs animados e design totalmente caótico. Felizmente, as coisas mudaram bastante e hoje o que predomina é um design limpo e leve.

Nesse sentido, é importante evitar cores muito chamativas ou que destoem do padrão de design da empresa e do próprio site, além de optar por um layout que permita o usuário visualizar todas as informações com conforto, com a utilização consciente de espaços vazios e imagens bem alocadas, que comuniquem com eficiência os atributos do produto.

E com relação ao texto, ao conteúdo em si? O ideal é que haja um planejamento estratégico em marketing de conteúdo, para que todas as informações sejam realmente relevantes para o seu público – afinal, uma leitura satisfatória também faz parte de uma experiência de usuário positiva, que leva à compra.

Além disso, preste muita atenção ao “formato” físico que o texto toma, pois o ideal é que ele seja bem distribuído em parágrafos não muito grandes (de 4 a 6 linhas), seja dividido por subtítulos e permeado por elementos de respiração, como itens, infográficos e imagens.

Hierarquização da informação

Outro aspecto de vital relevância na experiência do usuário é a distribuição de links, páginas e a hierarquização da forma com que a informação é disposta. Afinal, seu cliente em potencial tem que encontrar com facilidade o produto que procura!

Em outras palavras, isso significa que você deve organizar o seu site em um “menu” racional e didático, mostrando os links e as seções de maneira a agrupar itens similares, criando submenus e categorias “mães” e contextualizando sua disposição.

Contato e engajamento do usuário

Nada mais hoje na internet é feito em via única de informação, no modelo “site – usuário”, e este já possui um amplo espectro de ação dentro da rede. Não perca esse bonde e posicione em vários pontos estratégicos do site formulários para contato (essencial!), cadastro de e-mail para newsletter, chat ao vivo, dentre muitas opções.

Lembre-se apenas de fazer com que esses elementos não “briguem” com os restantes e causem estranhamento e confusão no usuário na hora de navegar e comprar – situação que é bastante comum quando esses itens são usados.

Esperamos que você tenha uma “experiência de usuário” de muito sucesso nesse texto e em nosso blog! Aproveite e comente!

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