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Comunicação online e offline: alinhe às necessidades do seu negócio

Comunicação online e offline: alinhe às necessidades do seu negócio

A comunicação é diretamente afetada pelas mídias que usamos para essa finalidade.

Nesse sentido, as empresas precisam se adaptar ao seu público para que possam falar a mesma língua e o trabalho de consolidação da marca seja mais efetivo.

Para isso, é importante adotar estratégias de comunicação online e offline adequadas ao seu segmento.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar como você pode alinhar essas duas vertentes às necessidades do seu negócio a fim de captar mais clientes. Continue acompanhando e aprenda!

Saiba que comunicação online e offline não são adversárias

No Fórum Econômico Mundial de 2015, o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, disse que a internet e a forma como a percebemos e usamos vai evoluir — o que já é uma realidade, considerando as novidades que vêm surgindo a cada dia.

De acordo com Schmidt, a noção que temos da internet não existirá mais e haverá uma espécie de fusão entre os mundos online e offline. Nesse contexto, é de se esperar que o mundo dos negócios também seja impactado, não é verdade?

Acontece que muita gente procura trabalhar na dualidade entre online e offline.

Na maioria dos casos, as pessoas fazem parecer que existe uma batalha entre as duas estratégias. Porém, embora as estratégias online sejam comprovadamente eficazes, é importante entender, de uma vez por todas, que elas não vieram para substituir por completo as ações offline.

Qualquer estratégia de sucesso leva em consideração a realidade da empresa, do seu mercado e do seu consumidor. Inclusive, podemos afirmar que o cenário ideal é quando a empresa investe na comunicação online, mas também consegue trabalhar na offline de maneira complementar.

Portanto, a batalha entre as duas estratégias é apenas aparente.

Agora, vamos conferir um pouco sobre cada uma delas?

Estratégias Offline

Em primeiro lugar, temos as já tradicionais estratégias offline e que, evidentemente, ainda são muito usadas pelas empresas.

A comunicação offline pode ser percebida tanto do ponto de vista da publicidade e marketing quanto da comunicação com o consumidor propriamente dita.

No caso, podemos citar como exemplo de publicidade e marketing os spots em rádios e televisão, os anúncios em outdoors, panfletagem, brindes, entre muitos outros.

Do ponto de vista da comunicação, é o caso das centrais de telemarketing, por exemplo, que servem para estabelecer um contato direto com o público alvo.

Estratégias Online

As estratégias online também têm ganhado muito destaque e o motivo é muito simples: o retorno sobre o investimento (ou ROI) desse tipo de ação, normalmente, é muito alto.

Sabendo utilizá-las, você não precisará gastar tanto para conseguir o resultado que deseja, pois todas as ações nessa área são direcionadas para o seu público-alvo específico.

Como exemplos, podemos citar os links patrocinados na área de marketing, que são uma forma de divulgar a sua empresa de maneira rápida e fácil com os mecanismos de busca.

Já na comunicação você pode encontrar chats virtuais e, é claro, o bom e velho e-mail, que tem muito potencial a ser explorado.

Conheça bem a realidade do seu negócio

“Qual tipo de estratégia devo adotar no meu negócio?”.

Infelizmente, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Como vimos, as estratégias online são indispensáveis para qualquer tipo de negócio, mas isso não quer dizer que você não deva usar as ações offline de modo complementar.

O ideal é compreender as suas necessidades e desenvolver um plano de ação que faça sentido na sua área de atuação. Para isso, você deve fazer um estudo da sua empresa e do mercado, extraindo informações relevantes que podem te ajudar bastante a definir a melhor estratégia.

Abaixo, confira algumas medidas importantes a serem adotadas:

Análise do ambiente interno e externo

Em primeiro lugar, você deve entender o ambiente em que a sua empresa está inserida e, o que é ainda mais importante, saber qual é o seu papel nesse ambiente. Isso só é possível por meio de uma boa análise.

Internamente, é fundamental entender, de fato, o que é a sua empresa.

Quais são os seus valores? Qual é a sua missão na sociedade? Como ela atende os consumidores? Essas são algumas questões que refletem na forma como ela se comunica.

Já no ambiente externo, você deve realizar o chamado benchmarking, que nada mais é do que o processo de comparação de empresas. Assim, descubra quais são as estratégias utilizadas pelos concorrentes que podem trazer resultados.

Pesquisa de mercado

Além de entender a sua empresa e o mercado, também é fundamental realizar uma boa pesquisa junto com o seu consumidor. Dessa forma, você vai entender melhor o seu gosto, suas necessidades, entre outras características.

A pesquisa pode trazer uma série de informações relevantes, que vão te ajudar a definir a melhor estratégia de comunicação.

Para realizá-la, você pode usar desde metodologias mais simples, como o NPS (Net Promoter Score) ou procurar uma empresa especializada nesse tipo de tarefa.

Defina sua estratégia de comunicação

Como vimos, o ideal é entender profundamente a realidade do seu negócio antes de traçar a sua estratégia de comunicação. No entanto, existem alguns tipos de negócios que possuem peculiaridades que facilitam a definição de boas estratégias. Acompanhe os exemplos que selecionamos:

E-commerce

Um e-commerce precisa investir em mídias sociais.

Caso contrário, é o mesmo que não colocar os produtos na vitrine. Além disso, os canais de comunicação precisam ser estabelecidos no ambiente online. Afinal, se o cliente procurou uma loja virtual, ele busca comodidade e praticidade.

Serviços

Na área de serviços, as estratégias online também são importantes. No entanto, você também pode optar pelas abordagens mais tradicionais. Na área de B2B, por exemplo, uma opção interessante é ter uma pequena central de atendimento e vendas, que realmente se especialize em conhecer o consumidor.

Delivery

Por muito tempo, o serviço de delivery funcionava por intermédio de canais de comunicação tradicionais, como o telefone, por exemplo. Claro que isso ainda acontece, mas, hoje, digamos que elementos como as mídias sociais trouxeram um novo “respiro” para a área, pois elas facilitam bastante o atendimento e a realização de promoções.

Como mostramos aqui, é muito importante entender a realidade do próprio negócio para montar estratégias de comunicação online e offline apropriadas ao seu ramo de atuação. Agora, coloque nossas dicas em prática e boas vendas!

Gostou do artigo de hoje? Então aproveite para descobrir em que estágio do marketing digital você está!

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