Entenda como a automação de marketing aumenta o ROI do seu negócio!

Hoje em dia, todas as empresas que conseguem obter o máximo de rendimento das suas estratégias de Marketing Digital, com custos reduzidos e vendas nas alturas, compartilham um mesmo segredo: a automação de marketing.

Esse recurso é responsável por um generoso desempenho extra nas campanhas de Marketing Digital pelo Brasil e pelo mundo. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Nucleus Research, a automação de marketing gera um aumento de 14,5% na produtividade das vendas da empresa — e uma redução de custos de 12,2% nas despesas da área. Ou seja: a empresa vende mais e gasta menos.

Mas, afinal, do que se trata essa ferramenta milagrosa? É o que falaremos neste artigo. Confira:

O que é a automação de marketing?

O mundo do Marketing Digital é habitado por uma centena de ferramentas, técnicas, conceitos, ideias e estratégias para conquistar a atenção de um consumidor, nutri-lo e gerar uma venda para uma empresa.

Nesse momento, enquanto você lê esse texto, centenas de profissionais estão espalhados pelo mundo trabalhando e testando novos modelos e soluções para explorar ainda mais esse campo cada vez mais promissor.

A automação de marketing é um conceito que ajuda a otimizar os processos de forma a torná-los mais eficientes e produtivos. De certa forma, é como dar anabolizantes para a sua estratégia, fazendo com que ela funcione melhor e tenha melhores resultados.

Como a automação melhora o ROI?

Se você já tem surfado na onda do Marketing Digital (ou pelo menos pesquisado para obter mais informações), já deve ter esbarrado no conceito do ROI, ou Retorno sobre Investimento.

Basicamente, o ROI é uma métrica que ajuda a comparar diferentes ações ou componentes de uma estratégia de marketing para determinar qual é o mais lucrativo e eficiente. Com o ROI é possível saber quanto de retorno uma estratégia de Marketing Digital gera — e se é melhor investir mais em uma área ou em outra.

A automação de marketing age como uma espécie de melhor amiga do ROI, ajudando o seu retorno a ser aumentado exponencialmente. Como? Vamos descobrir!

Identificação de leads

Um dos processos primordiais da automação de marketing é a identificação e qualificação das leadsque entram na estratégia de marketing da empresa. Esse processo funciona da seguinte forma:

A estratégia determina perfis que são mais interessantes e que estão mais preparados para serem conduzidos ao setor de vendas. Com base nesses perfis, a automação compara cada lead e determina em qual estágio da jornada de compras ela está, conduzindo-a de forma automática para o próximo estágio determinado na estratégia.

Ou seja: a automação identifica qual lead está mais preparada para o fim do funil e qual ainda precisa de mais trabalho, fazendo todo esse processo de gerenciamento de leads para aproveitá-las o máximo possível e garantir o máximo de retorno.

Nutrição de leads

A maior vantagem da utilização da automação de marketing está na sua eficiência em nutrir as leadsda estratégia de marketing. Leads mais bem nutridas costumam crescer em até 451% segundo umapesquisa do The Annuitas Group, a mesma pesquisa que registrou que cerca de 47% das leads trabalhadas pela automação fazem compras maiores do que aquelas que não foram nutridas.

O que esses dados significam? Que a automação de marketing retém mais leads e então faz com que eles gastem mais com a sua empresa. Resultado: menos custos e mais lucros, resultando em um ROI maior.

Como deu para ver, a automação de marketing é uma ferramenta essencial para quem quer lidar com o Marketing Digital. Quem quer mais vendas, mais faturamento e mais crescimento para a sua empresa, precisa das ferramentas certas para obter esse sucesso.

Se esse artigo sobre automação de marketing foi útil, então curta nossa página no Facebook para ficar de olho em nossas próximas publicações e conferir outros artigos imperdíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *