O que são OKRs e como usá-los na sua empresa

O que são OKRs e como usá-los na sua empresa

Quando a sua empresa ou startup começa a crescer em ritmo acelerado, o gerenciamento e acompanhamento dos funcionários passa a ser um desafio. Mais gestores e coordenadores entram no processo e é possível que você não saiba exatamente o que cada colaborador ou setor da sua empresa está fazendo para ajudar no crescimento do negócio. Pensando nisso, a Intel criou uma metodologia que trabalha com objetivos e resultados-chave, o famoso OKR. Neste post você vai saber o que são os OKRs e como usá-los na sua empresa!

O que são OKRs?

OKR (Objetive and Key Results) é uma metodologia criada pela Intel e disseminada largamente pelo Vale do Silício. Hoje em dia, grandes empresas como o Google, Facebook, Twitter e Yahoo utilizam esse sistema nos seus processos. O OKR consiste em definir objetivos para a empresa, como eles serão alcançados, e então estabelecer para cada departamento e colaborador objetivos que contribuirão para o crescimento pessoal e profissional, e que estejam afinados com o propósito principal da empresa. OKRs costumam ter a duração de um trimestre (ou quarter) e são renovados com essa frequência.

Para mensurar se esses objetivos foram realmente alcançados, são criados objetivos-chave, metas que devem ser alcançadas para que aquela finalidade seja devidamente cumprida. Uma curiosidade é que os propósitos devem cumprir desafios e, por isso, atingir 70% do resultado esperado é a média desejável. Se 100% for cumprido, é sinal de que aquele não era um desafio suficiente para o colaborador ou até para a empresa.

Como definir os OKRs?

Os objetivos a serem definidos devem ser desafiadores e permanecerem em uma linha tênue entre “desafio” e “impossível”. Apesar disso, é necessário haver uma transparência na definição dos OKRs, uma vez que eles devem ser públicos para toda a empresa e de fácil compreensão.

Ao pensar em objetivos para a empresa e para os colaboradores, é preciso pensar nos que é esperado. Onde você deseja estar em 6 meses? E como chegará lá? A partir daí, são criados OKRs para auxiliar e acelerar esse processo, deixando-os claros para a empresa e incentivando os colaboradores a realizarem ações que suportem esse objetivo.

Como usá-los na sua empresa?

Bom, já ficou claro que os OKRs são parte integral dos objetivos da sua empresa. Eles aceleram o processo e permitem que toda a sua equipe trabalhe para um objetivo em comum, sem esquecer do crescimento individual no processo. Mas para adotar a metodologia de forma satisfatória, é preciso torná-la parte da rotina da empresa. Os seus colaboradores precisam entender o OKR como parcela global do seu trabalho e adotar a metodologia como uma forma de desenvolver conhecimentos e incentivar o crescimento da carreira.

A metodologia OKR já ajudou diversas startups e grandes empresas a organizar e encorajar o crescimento dos seus funcionários, sem esquecer dos objetivos principais traçados para a própria empresa. Incentive os seus colaboradores a adotar OKRs que ajudem a sua empresa a crescer! Quer mais dicas como esta? Assine a nossa newsletter para receber direto no seu e-mail as últimas atualizações do blog da Flammo!

ebook_post_4

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!