Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

Segmentação de marketing: como alavancar sua estratégia

Segmentação de mercado de marketing: como alavancar sua estratégia

Criar uma estratégia de marketing eficaz, que realmente traga resultados, cumpra os objetivos propostos e gere mais oportunidades de negócio para a empresa é o sonho de todo profissional de marketing, não é verdade?

Mas definitivamente não é porque é um sonho que não pode se tornar realidade!

Pois saiba desde já que a concretização desse ideal é possível, sim! E um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer estratégia é a segmentação de marketing.

Quer saber no que consiste essa segmentação e como utilizá-la em sua estratégia? Acompanhe:

Por que segmentar o mercado

Imagine tentar passar uma determinada mensagem para todas as pessoas, sem exceção?

É no mínimo impossível atingir igualmente 6 bilhões de pessoas ao redor do mundo, certo?

Por isso, é preciso escolher uma faixa desse público para ser impactado por sua campanha, já que nem todas essas pessoas de fato se interessam pelo que você tem a oferecer.

Ao segmentar um mercado você passará a falar com quem se encaixa perfeitamente no perfil esperado do seu cliente ideal, alcançando quem tem interesse efetivo em adquirir seu produto.

Como segmentar o mercado

Para conseguir uma boa segmentação de mercado de marketing é preciso, antes de mais nada, entender as principais características do seu público majoritário.

Onde ele está localizado, do que gosta, qual é sua idade, sua renda média, seu sexo e perfil de compra.

Assim você conseguirá entender melhor com quem pretende falar.

Esse processo pode até parecer complicado, mas também não é nada que um pouco de pesquisa não resolva!

Depois é só ordenar as informações e mãos à obra, criando diferentes segmentações, de acordo com seu plano de comunicação e até com seus produtos e serviços.

Como aplicar a segmentação de marketing

Mas a pergunta que realmente importa — e que não quer calar — é: como usar essa segmentação?

E a resposta é simples: em todos os lugares!

Você pode usar essa segmentação tanto para traçar os objetivos como também para criar o corpo da sua sua estratégia, já que todas as ferramentas usadas dentro de suas táticas podem se beneficiar de um mercado bem segmentado.

Para você entender melhor, vamos usar como exemplos um tipo de conteúdo pago — Facebook Ads — e um orgânico — blogs.

Ao criar um anúncio no Facebook, é possível escolher características demográficas, comportamentais e sociais. E por que isso? Porque o Facebook mostra seu anúncio exatamente para as pessoas que se encaixam na descrição que você cria!

Imagine ter todas essas informações mapeadas e de fácil acesso? Se você já fez sua segmentação, os anúncios criados vão atingir o público que você deseja, de modo que seu investimento será melhor aplicado.

E a mesma tática funciona para os blogs, mas de uma forma ligeiramente diferente.

Quando você conhece seu público e entende qual conteúdo é mesmo relevante para ele, qual é sua linguagem preferida e como ele interage com esse conteúdo, passa a ser possível criar uma estratégia focada no blog que estará exatamente de acordo com o que seus leitores esperam. Não parece muito mais eficaz?

Agora que você já sabe como e por que fazer a segmentação do mercado de marketing, que tal colocar nossas dicas em prática?

Só não deixe de voltar aqui para nos contar como foram os resultados, combinado? E caso tenha dúvidas ou sugestões, comente aqui e as compartilhe conosco!

 

Um comentário para “1”

  1. òtimo artigo! Sem dúvida alguma precisamos de mais pessoas como você, principalmente para nos guiar em nossos projetos atraves de dicas.
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca