Seu investimento em marketing está dando prejuízos (e você ainda não percebeu)

Seu investimento em marketing está dando prejuízos (e você ainda não percebeu)

Infelizmente, não é raro encontrar empresas que estão obtendo pouco (ou nenhum) resultado com estratégias de marketing digital.

O investimento em marketing é fundamental para o crescimento do negócio, mas precisamos ter cuidado: é necessário ficar de olho para ter certeza de que todo o processo de estratégia e ação esteja realmente voltado para o sucesso do negócio e que os resultados caminhem da melhor forma possível.

Por isso, você precisa aprender a identificar os maiores erros no seu investimento em marketing para descobrir onde estão os gargalos e como melhorar seu dia a dia, otimizar seus resultados e aumentar suas vendas.

Se você estiver passando por essa realidade, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos ajudá-lo!

Cálculo do ROI de seu investimento em marketing

Não realizar o cálculo do ROI é um erro que pode trazer prejuízos para o seu negócio.

O Retorno sobre Investimento é uma forma de entender se tudo o que você fez até agora (todos os seus esforços de marketing, considerando não só os gastos com ações, mas também com salário da equipe, pagamento da agência, etc) estão dando resultados positivos se comparados com o valor que foi lucrado nos últimos meses.

Portanto, a primeira atitude para saber como andam os resultados do seu investimento é descobrir qual é o seu ROI. O interessante é fazer esse cálculo mensalmente para identificar uma melhora ou declínio dos resultados, poder entender o que está acontecendo no mercado e, claro, como reverter a situação.

Para calcular o ROI, é simples. Basta fazer o seguinte cálculo:

  • ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Monitoramento dos processos internos

Um outro ponto crítico para entender os resultados do investimento em marketing é fazer um bom monitoramento dos processos internos.

Entender como andam os resultados em todos os setores (marketing, vendas e atendimento, por exemplo) é fundamental para encontrar os pontos de acerto e erro da empresa e poder tomar uma atitude a respeito.

Verifique como está a entrega do seu time de marketing: você está conseguindo alcançar os objetivos de marketing? Como está a captação de leads? Confira também os resultados do seu time de vendas: eles estão aproveitando corretamente os leads que estão recebendo do time de marketing? Como anda o aumento das vendas?

Caso sua empresa tenha um setor de atendimento ao cliente, confira como anda o processo de fidelização dos clientes, de aprovação da empresa e faça uma pesquisa de opinião para entender o que pode ser melhorado.

Definição de KPIs bem estratégicos

Mesmo que a empresa tenha uma meta global, é preciso identificar os melhores KPIs para acompanhar mensalmente a qualidade do trabalho realizado — e o caminho até o objetivo final. Por isso, defina os KPIs (indicadores-chave de performance) para conseguir visualizar, de forma mais simples, o alcance da meta geral a sua empresa.

Por exemplo, se o seu objetivo é vender mais através do site, é interessante acompanhar o aumento do número de visitas, carrinhos abandonados, páginas de saída, etc.

Contratação de uma agência para alcançar os resultados desejados

Por último, mas não menos importante, é fundamental procurar uma agência que compartilhe do mesmo objetivo que você. Uma agência com foco em resultados que tenha um perfil flexível de estratégias ajudará a encontrar as melhores opções para a sua empresa, e conseguirá transformar os investimentos em um verdadeiro sucesso.

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