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Seus clientes não são fiéis e a culpa é sua! Entenda!

Seus clientes não são fiéis e a culpa é sua! Entenda!

Já parou para pensar por que seus clientes não são fiéis? Em princípio, pode ser que você não acredite que a culpa é sua, mas a verdade é que o processo de fidelização depende totalmente das suas ações.

O investimento na fidelização de clientes ajuda a melhorar a reputação da marca e aumenta os lucros da sua empresa. O negócio também se destaca no mercado e ganha vantagem competitiva.

Agora, você deve estar se perguntando: “o que devo fazer para melhorar esse quesito?”. É o que vamos explicar nesse post. A seguir, mostraremos de que forma você pode trabalhar a fidelização no marketing e daremos algumas dicas para começar esse processo. Vamos lá?

Seus clientes não são fiéis: a importância da fidelização

O cliente fiel é o maior patrimônio de uma empresa. Quando você consegue encantar os consumidores, eles se fidelizam e se tornam verdadeiros porta-vozes da marca.

Uma das vantagens dessa relação é a compra recorrente desses consumidores. Segundo uma estimativa da Endeavor Brasil, divulgada na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, um cliente fiel custa até 5 vezes mais barato do que os novos compradores.

Os clientes fiéis também são responsáveis por até 65% de todas as vendas. Mais do que isso, eles atraem novos consumidores por disseminarem uma imagem positiva do seu negócio.

Satisfação x fidelização: entenda a diferença

É importante saber diferenciar um cliente satisfeito de um fiel. Sua empresa pode ter os melhores produtos e serviços, mas isso não é suficiente para garantir a fidelidade.

Atualmente, com a exigência cada vez maior dos compradores, ter produtos/serviços de qualidade e oferecer um bom atendimento são atitudes básicas. Para fidelizar, é importante ir além, superando as expectativas dos clientes.

Esse trabalho não acontece de um dia para o outro. Ele demora de médio a longo prazo, pois exige uma estratégia capaz de construir um relacionamento entre o consumidor e a marca.

Como trabalhar a fidelização no marketing

O trabalho da fidelização no marketing depende de algumas práticas. Veja as ações mais comuns e que trazem maiores resultados:

Ofereça um bom atendimento

O atendimento é um dos principais diferenciais para a fidelização de clientes. É um aspecto que não pode ser reproduzido pela concorrência e, por isso, torna-se um elemento significativo para a vantagem competitiva.

Treine a sua equipe para que o cliente seja atendido como ele deseja. Aos vendedores, cabe a responsabilidade de identificar as preferências e necessidades do comprador para abordá-lo da maneira mais adequada.

Conheça seu cliente

Essa dica está diretamente interligada à anterior. Os vendedores devem estar atentos às características pessoais e preferências dos clientes. Por exemplo: alguns preferem desconto para pagamento à vista, outros optam por melhores condições de pagamento etc.

Para acertar mais nessa ação, recomenda-se criar um cadastro com dados pessoais, benefícios incorporados, negociações realizadas, entrega e formas de pagamentos. Mantenha os dados sempre atualizados para oferecer vantagens direcionadas e que ultrapassem as expectativas dos compradores.

Tenha canais de comunicação eficazes

Os canais de comunicação são maneiras eficientes de manter o contato com os clientes e colocar-se à disposição. As ações podem ser bastante simples. No site, por exemplo, basta deixar botões de contato visíveis.

Evite deixar o cliente esperando muito tempo quando ele fizer uma ligação para sua empresa ou nos casos em que ele enviar uma mensagem pelas redes sociais ou e-mail. Agradeça sempre pelo contato e tente solucionar os problemas rapidamente.

Lembre-se: essa é uma boa oportunidade para melhorar o seu negócio usando como base os feedbacks repassados.

Invista no pós-venda

A maioria das empresas não liga para o cliente após a compra. Esse é um grande erro, pois o pós-venda é o momento certo do consumidor perceber a importância que a empresa dá para os compradores. Ou seja, é a hora de estabelecer uma relação mais sólida, que leva à fidelização.

Os canais de comunicação são bastante eficazes nesse caso. Utilize-os de forma ativa ou receptiva e deixe claro que o contato é fundamental para o seu negócio.

Entendeu por que seus clientes não são fiéis? Então aproveite para colocar nossas dicas em prática agora mesmo! Para saber mais sobre fidelização de clientes e outros assuntos, não deixe de seguir a gente no Twitter e no Facebook.

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