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Você realmente conhece o seu público-alvo?

Você realmente conhece o seu público-alvo?

Um dos erros mais comuns no mercado é a identificação do público-alvo. Muitas empresas ainda trabalham com aquele modelo antigo, em que são listadas apenas características simplistas como faixa etária, classe social e gênero, por exemplo.

Porém, para ter um público-alvo bem definido, precisamos ir muito além disso. Hoje, o importante é entender as particularidades de cada possível cliente e descobrir como eles se comportam no dia a dia, ou seja, quais são suas maiores dificuldades, seus maiores medos, objetivos e muito mais.

Um estudo aprofundado de personas não só ajudará a responder todas essas perguntas, mas também explicará como o seu negócio pode prosperar de acordo com as necessidades e dificuldades enfrentadas pelo seu público potencial.

Quer aumentar sua renda e entender quem realmente é o seu público? Então confira o post que preparamos para você!

Entenda o comportamento do seu público-alvo

Entender como o seu público-alvo consome é fundamental para conseguir expandir o seu negócio e aumentar suas vendas. Portanto, é preciso identificar como são os seus hábitos de consumo, onde ele busca informações e com que frequência adquirem determinados produtos e serviços.

Além disso, também é preciso saber como consomem os bens que são comercializados pela sua empresa. O seu público tem o hábito de pedir sugestões e indicações para amigos e familiares? Gosta de conferir na internet média de preço na internet? Ou é um tipo que consome por impulso?

Com essas respostas em mãos, fica muito mais fácil direcionar suas estratégias.

Descubra quais são suas objeções de compra

Outro ponto fundamental para conhecer seu público-alvo é entender quais são suas objeções de compra. Para isso, é preciso trabalhar diretamente com o setor de vendas e o de atendimento ao cliente.

Converse com seus colaboradores e descubra quais são os problemas que tendem a ser apresentados pelo público-alvo. Junto a isso, treine a nova equipe para aprender a lidar com tais dificuldades e para coletar sempre novos dados, a fim de que esteja preparada para qualquer situação.

Entenda seus desafios no dia a dia

Entender quais são os desafios dos seus clientes também é uma ótima forma de otimizar seu processo de atendimento e venda. Em alguns casos, principalmente em serviços, é interessante ter uma gama variada de assuntos para abordá-los.

Um exemplo comum é o das pessoas que estão atoladas no trabalho e raramente encontram tempo para se cuidar. Identificando um possível cliente que apresente esse desafio, o vendedor pode conversar com ele a respeito de alternativas para poupar seu tempo, de uma forma que gere e mostre empatia, estreitando os laços.

Descubra a melhor forma de abordar o público-alvo

Por último, mas não menos importante, ao fazer uma pesquisa completa sobre o seu público-alvo, é fundamental entender como ele se comunica, que tipo de linguagem utiliza e qual a melhor forma de abordá-lo.

Uma marca de roupas que mire em público mais jovem terá mais vantagem se usar linguagem informal, por exemplo. Já um escritório de advocacia pode perder a credibilidade se for informal demais.

Pensando nessas questões, o seu contato será consideravelmente mais assertivo e estratégico!

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