3 erros que você não pode cometer ao alinhar marketing e vendas

Alinhar o trabalho das equipes de marketing e vendas é algo essencial para qualquer empresa que busca aumentar a geração de leads qualificados, diminuir o ciclo de vendas e, com isso, gerar mais lucros para a organização.

Mas, apesar de sua importância, fazer isso não é tarefa fácil, sendo comum ocorrerem problemas no alinhamento entre os times de marketing e vendas, fator que pode atrapalhar a conquista de resultados.

Para evitar que isso aconteça em sua empresa, apresentaremos neste artigo os três erros que você deve evitar a qualquer custo ao alinhar o trabalho de suas equipes de marketing e vendas. Confira!

Não documentar o que cada equipe deve realizar

O primeiro passo para alinhar o trabalho dos times de marketing e vendas de sua organização é definir quais são as responsabilidades de cada time e o que cada um deve entregar para o outro.

Se você não documenta o que cada uma de suas equipes deve fazer, todo o trabalho de alinhamento é prejudicado, pois além de permitir a criação de expectativas que poderão não ser atendidas, isso impede que os profissionais saibam exatamente quais são suas responsabilidades e o que precisam fazer para cumpri-las.

Para evitar este erro, você deve criar um documento oficial que deixe claras as atribuições de ambas as equipes, o chamado Service Level Agreement (SLA). Nesse documento estarão descritos o compromisso de cada setor e o que se espera de cada um deles, otimizando o trabalho de ambos os times e permitindo uma melhor definição de metas para todos.

Falhar na comunicação entre os times

Para que a integração entre os times de marketing e vendas de sua empresa seja feita com sucesso, é preciso evitar os ruídos de comunicação em sua empresa.

Isso porque qualquer desentendimento entre as equipes pode gerar desacerto entre os membros da equipe, prejudicar o entendimento das tarefas e a eficiência de seu negócio.

Para evitar erros na comunicação entre os times de marketing e vendas em sua organização, o ideal é que você realize reuniões frequentes com estes times, repassando metas e objetivos em comum, criando nestas equipes a cultura de solução de problemas em vez de apontar erros ou culpados, incentivando o espírito cooperativo entre os times.

Isso vai garantir que os times possuam um bom relacionamento, se comunicando de forma cordial e objetiva.

Não ter métricas e objetivos claros em sua estratégia

A falta de objetivos é prejudicial para qualquer ação estratégica, e isto também é verdade no trabalho de alinhamento entre os times de marketing e vendas.

Não ter objetivos em comum pode fazer com que cada um dos times trace objetivos diferentes, seguindo prioridades conflitantes que impedem o sucesso de sua organização.

E sem utilizar as métricas corretas, o trabalho de mensuração de resultados é totalmente prejudicado, ocasionando perda de informações importantes para o negócio.

Para evitar que isso aconteça, é essencial que as metas de ambas as equipes estejam claras para todos, sendo coerentes com os objetivos e as estratégias de sua empresa e usando as métricas certas para a avaliação de desempenho.

Além de garantir a conquista dos resultados e o alinhamento entre as equipes de marketing e vendas, objetivos e métricas claras permitem um melhor acompanhamento da estratégia, facilitando a realização de ajustes para otimizar os lucros da empresa.

Evitando estes erros no alinhamento dos times de marketing e vendas você vai conquistar maior eficiência no trabalho destas equipes e, assim, estará mais próximo da conquista de seus objetivos.

Agora que você já sabe o que não deve fazer ao alinhas os times de marketing e vendas de sua empresa, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outros profissionais como você a terem sucesso em suas estratégias!

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