8 dicas para melhorar o relacionamento com a sua agência

8 dicas para melhorar o relacionamento com a sua agência

Para que seja possível obter bons resultados com as suas iniciativas e estratégias, você precisa ter um bom relacionamento com a sua agência de marketing. Não se trata apenas de deixar todas as demandas nas mãos dela e aguardar passivamente: você também tem um papel importante a desempenhar nessa dinâmica.

O meio digital tem um gigantesco potencial para diversos tipos de empresas diferentes conquistarem excelentes resultados. No entanto, isso só acontece quando todos os envolvidos trabalham em sincronia com seus objetivos e iniciativas produtivas.

A sua empresa apenas tem a ganhar se você aprimorar a maneira como interage com a sua agência de marketing. Será possível contar com entregas de muito mais qualidade e desenvolver estratégias alinhadas às metas da sua marca, contribuindo para resultados cada vez melhores.

Veja a seguir as 8 principais dicas para melhorar o relacionamento da sua empresa com a agência:

1. Estabeleça um modelo de trabalho

A melhor aliada da produtividade é a instituição de modelos de trabalho que padronizam processos e diminuem a probabilidade de erros. Ao trabalhar em conjunto com uma agência de marketing digital, você precisa ter uma maneira eficaz de conduzir suas demandas para aproveitar os benefícios dessa parceria.

Leve em consideração quais tipos de entrega a sua agência vai realizar e de que forma a sua empresa vai receber tudo isso. Estabeleça um padrão para prazos, os canais adequados para determinados envios e torne acessíveis as informações mais importantes do trabalho.

2. Realize reuniões produtivas

Não deixe que reuniões se tornem uma fonte de improdutividade para você e sua agência de marketing digital. O objetivo delas é alinhar pontos cruciais para o prosseguimento das suas estratégias. Portanto, precisam ser pautadas pela produtividade em ambos os lados.

Primeiramente, estabeleça uma periodicidade para a comunicação, podendo ser semanal ou quinzenal. Em seguida, certifique-se de ter uma pauta preparada com todos os assuntos a serem discutidos.

Sempre que determinada demanda surgir, ela deve ser delegada a alguém. Por fim, documente o que foi discutido para poder consultar esses pontos com facilidade no futuro.

3. Defina um briefing completo da marca

Essa parte é essencial para qualquer relacionamento com uma agência de marketing. Por isso, é necessário ter muito bem definidos os seus objetivos e todas as características da empresa que sejam relevantes para a realização do trabalho. O briefing deve ser completo e ajudar a realizar entregas mais estratégicas.

Como as marcas estão em constante transformação, esse registro também precisa ser atualizado regularmente. A sua agência de marketing digital precisa ficar sabendo quando surgirem novidades no horizonte da sua empresa. Encare-a como parte da sua equipe, pois é isso que ela é.

4. Compartilhe informações estratégicas

O relacionamento com uma agência de marketing tem que ser pautado pela transparência e confiança de ambas as partes. Para que todos possam trabalhar de forma produtiva, você precisa disponibilizar informações estratégicas para ela assim como deve receber dados valiosos em retorno.

Com o progresso tecnológico da atualidade, nunca tivemos acesso a tantos dados quanto hoje. Dados de performance de marketing e negócios precisam ser abertas à agência para que ela consiga elaborar as melhores entregas para as suas necessidades.

5. Envie feedbacks regularmente

A sua agência precisa receber seus feedbacks para que o trabalho se aproxime cada vez mais do que você deseja e necessita. Certifique-se de ter objetividade nessas comunicações, apontando de que formas determinadas escolhas foram incorretas ou os motivos para certos ajustes.

Para que o relacionamento com uma agência de marketing seja sempre produtivo, esses feedbacks precisam ser transmitidos regularmente. A cada contato desse tipo, a equipe da agência estará mais perto de uma entrega ideal. Sem essa periodicidade, ficará impossível melhorar.

6. Conheça os demais serviços

A maioria das agências de marketing digital possui múltiplos serviços à disposição dos clientes, muitos deles que podem fazer grande diferença nos seus resultados. Para sempre contar com todas as ferramentas necessárias para atingir seus objetivos, você precisa fazer as aquisições corretas.

Procure conhecer as possibilidades oferecidas pela agência que sua empresa contratou. Pode ser que ela tenha oportunidades perfeitas para suprir suas necessidades e você não faça ideia disso. Tenha um contato produtivo com seu profissional de atendimento para sempre ficar por dentro desses serviços.

7. Utilize ferramentas produtivas

A tecnologia progrediu o suficiente para oferecer novas maneiras de realizarmos o trabalho do dia a dia. Isso também se aplica ao relacionamento com uma agência de marketing. Todos os envolvidos poderão aproveitar vários benefícios ao compartilhar o uso de uma ferramenta de produtividade.

Tal sistema poderá se responsabilizar por organizar demandas e prazos, além de otimizar a comunicação entre vocês. Explore essa possibilidade ao interagir com a sua agência e experimente alguns serviços que possam trazer vantagens para esse contato. Teste ferramentas como o Asana, Trello, Todoist, Google Agenda, entre outros.

8. Defina papéis e pontos de contato

A sua empresa provavelmente possui diversos profissionais lidando com as demandas de marketing, e o mesmo se aplica à agência. Para que a interação entre ambas seja altamente produtiva, é necessário que fiquem bem claros os papéis de cada um. Saber com quem falar e como delegar é essencial.

A melhor maneira de fazer isso é interagindo com a equipe e estabelecendo a função exata de cada um. Você precisa saber quem são os responsáveis por determinadas entregas, assim como a agência deve conhecer os pontos de contato para certas demandas. Quando terminar, certifique-se de documentar essas informações de forma acessível.

O seu relacionamento com uma agência de marketing precisa ser altamente produtivo para sempre gerar bons resultados para a sua empresa. Esse é um meio com diversas possibilidades e várias abordagens possíveis, algo que requer comprometimento de ambos os lados com uma entrega de qualidade e o desenvolvimento das estratégias corretas.

Tendo em mente todas essas dicas, o passo seguinte é trabalhar para deixar o seu relacionamento com uma agência de marketing mais próximo a isso. Fique de olho em eventuais falhas de comunicação que possam se tornar problemas maiores e mantenha-se em plena atualização em relação às tendências da área.

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