Calculando o ROI das campanhas de Google Adwords

Muitas empresas costumam apostar em campanhas de Google AdWords para conquistar grande parte dos seus clientes, pois elas fazem parte das melhores estratégias para melhorar a visibilidade de sua empresa no mundo online, gerando, assim, mais conversões para seu negócio. Porém, é aí que surge a dúvida: como avaliar se uma campanha no AdWords está sendo efetiva ou não?

A resposta está no ROI. Se você não conhece essa métrica ou não sabe como calculá-la, esse texto vai tirar as suas dúvidas. Continue lendo e saiba o que é ROI e como calculá-lo em uma campanha de AdWords!

O que é ROI?

ROI, do inglês Return on Investment (Retorno Sobre Investimento) é uma métrica que mede qual o retorno que uma empresa pode obter sobre determinado investimento.

Por que calcular o ROI em suas campanhas de Google AdWords?

Essa métrica é muito interessante, pois além de ajudar a determinar qual estratégia de marketing digital é melhor para o seu negócio, ainda permite que seus cliques e impressões recebidas sejam mensurados.

Com esses dados em mãos, será possível analisar se sua campanha está trazendo o retorno esperado e, caso não esteja, modificá-la enquanto ainda é tempo. Assim, evita-se perder dinheiro com ações improdutivas e que não estão trazendo o retorno financeiro que sua empresa espera.

Como calcular o ROI de uma campanha do AdWords?

Para calcular o ROI de campanhas de Google AdWords, há uma fórmula própria que também é divulgada pelo Google.

Essa fórmula leva em consideração os investimentos feitos na campanha do AdWords, a receita obtida com os produtos vendidos nessa campanha e também o gasto para a produção, devolvendo portanto, um retorno real sobre o investimento.

A fórmula é a seguinte:

ROI = (receita total – custo total) / custo total

Nessa fórmula, custo total se refere à soma dos custos de produção dos itens vendidos mais os investimentos feitos no AdWords.

E como calcular o ROI na prática?

Agora que você já conhece a fórmula de cálculo do ROI, vamos ver como essa conta funciona na prática.

No nosso exemplo, estamos lidando com uma pequena empresa que produz bicicletas customizadas. Cada uma dessas bicicletas custa R$140 para ser fabricada, montada e finalizada pela empresa. O preço de venda de cada uma é de R$400.

Em uma campanha de AdWords cujo investimento foi de R$10.000 em um ano inteiro, a empresa conseguiu vender 120 bicicletas. Qual o ROI dessa campanha?

Vamos lá:

  • Receita total = 120 (unidades vendidas) x 400 (preço de cada bicicleta) = R$ 48 mil.
  • Custo de produção total = 120 (unidades vendidas) x 140 (preço de custo de cada bicicleta) = R$ 16.800.
  • Custo total = 16.800 (custo de produção total) + 10.000 (investimento no Adwords) = R$ 26.800.

Sabendo essas informações, vamos aplicar a fórmula do ROI:

  • ROI = (48.000 – 26.800) / 26.800
  • ROI = 0,791044776119403
  • ROI = 79% arredondado.

Como deu para ver, o seu retorno foi de aproximadamente 79% da receita no período.  Bastante, não é mesmo?

Apostar em campanhas de Google AdWords é uma ótima maneira de investir em marketing na internet, já que seu baixo custo e alto rendimento resultam em um ótimo ROI.

Agora que você já sabe como calcular o ROI de campanhas de Google AdWords, que tal passar a palavra para frente? Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que seus amigos também possam dispor dessa informação!

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