Como começar a investir em Adwords?

O fato de estar procurando informações sobre o Google Adwords já é um sinal de que está precisando se destacar entre seus concorrentes e sabe que não é fácil ficar no topo dos resultados. E deve estar se perguntando como funciona, os requisitos mínimos e se é possível criar uma campanha com orçamento baixo. Então vamos conferir as principais características da ferramenta e o que deve fazer para iniciar sua primeira campanha de Google Adwords.

Como funciona o Google Adwords?

Na plataforma de publicidade do Google pode escolher o tipo de campanha conforme as opções disponíveis. A mais tradicional, principalmente para quem está começando a utilizar a ferramenta, é a de links patrocinados dentro da Rede de Pesquisa, que além do Google pode incluir sites parceiros do buscador. Esta é a mais interessante pelas opções de configuração da sua campanha.

Em essência todas as campanhas no Google Adwords são baseadas na concorrência e todos os anunciantes concorrem entre si através de um sistema de leilão. No modelo mais tradicional a disputa é pelo preço da palavra-chave. Dificilmente dará a sorte de ter interesse numa palavra pouco concorrida (valor baixo) e que irá trazer um bom retorno (cliques), mas existem algumas práticas que pode seguir para garantir certa qualidade em suas campanhas.

Quanto investir?

Não existe ao certo um valor mínimo recomendado, mas para a maioria dos especialistas investir pouco pode frustrar mais do que trazer resultados. O valor mínimo para um boleto é de R$ 40 reais, mas é recomendado um investimento pelo menos dez vezes maior do que este por mês. Investir pelo menos R$ 400 reais garante algumas coisas como um bom número de cliques, possibilidade de ter mais anúncios, maior visibilidade da campanha, melhores chances de vender (conversão) e ainda são mais fáceis de gerenciar, pois não precisa enxugar tanto nas configurações. E ainda terá um histórico melhor sobre o comportamento da campanha.

Dicas para preparar sua campanha no Adwords

Não existem segredos para se cadastrar na ferramenta e seguir os primeiros passos, mas é importante que tome alguns cuidados no momento de criar suas campanhas e seus anúncios para tentar garantir os melhores resultados. Vamos ver algumas práticas recomendadas no momento de criar sua campanha no Google Adwords.

Tenha um planejamento

O planejamento serve principalmente para traçar o objetivo de sua campanha. Mas é importante para listar concorrentes, verbas, configurações, estratégia utilizada e demais detalhes de sua campanha.

Dê foco às palavras-chave

A primeira dica é evitar palavras-chave muito concorridas (valor clique alto) e ser o mais segmentado possível no momento de escolher as suas. Por exemplo, confira a lista de palavras abaixo:

“encomendas de bolos de casamento”

“encomendas de bolos para festas”

“encomendas de bolos”

Nestas três palavras é fácil imaginar que a última terá mais cliques, uma vez que a mesma é mais genérica. Portanto, se não aceitar encomenda de qualquer tipo de bolo pode ser o caso de não usar para evitar gastos desnecessários. A primeira seria a mais segmentada e provavelmente a que receberá menos cliques, porém, serão cliques numa qualidade maior. E a segunda é o meio termo, onde pode considerar o uso de acordo com o desempenho da campanha.

Gerencie continuamente

O simples exemplo das palavras-chave deixa claro como estar sempre monitorando e analisando os resultados pode ser importante. Depois de preparar sua campanha a mesma ficará mais genérica ou segmentada. No acompanhamento pode realizar uma série de ajustes para que a verba seja aproveitada da melhor maneira.

Utilize landing pages

Numa campanha jamais direcione os visitantes para uma página comum ou pouco otimizada. A ideia é conquistar o visitante e fazer com que o mesmo realize a conversão. Para isso utilize landing pages, pois aumentam suas chances de sucesso.

Continue aprendendo

A última dica não poderia ser diferente. Estude ao máximo sobre a ferramenta, suas configurações e tente ter insights através de seus relatórios de campanhas. É neste momento que descobre os melhores horários, palavras-chave e tudo que é preciso para obter o desempenho desejado.

Agora que sabe mais sobre o Google Adwords não deixe de investir, pois ainda é uma das mídias mais baratas e pode trazer excelentes retornos para qualquer tipo de negócio.

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