Como e o que cobrar de uma agência de marketing digital?

Hoje, ter um investimento em marketing digital é fundamental para manter o seu negócio caminhando. O mercado se tornou online e é preciso que você esteja nas plataformas digitais para garantir bons resultados.

Para isso, é comum contratar uma agência para realizar essa parte de comunicação online, mas você sabe exatamente o que e como cobrar a agência de marketing digital que atende o seu negócio?

A agência é responsável por diversas atividades na web, e é preciso que você entenda o que é realmente valioso para a sua empresa — e saiba como se posicionar para que tudo seja entregue conforme combinado. Para nortear seu trabalho, separamos alguns pontos que são fundamentais. Confira!

Produtividade

A produtividade é fundamental. Um dos motivos que levam empresas a contratarem agências de marketing digital é o aumento da produtividade em relação às estratégias e o trabalho interno.

A agência ajuda a melhorar o trabalho de comunicação enquanto a equipe interna da empresa foca em outros pontos estratégicos para o negócio.

É preciso que você saiba, então, o que a sua agência tem feito e como está o andamento das estratégias realizadas. Esse acompanhamento pode ser realizado por meio de reuniões e relatórios mensais.

Bons resultados

Os bons resultados são prioridade. Ao iniciar uma estratégia de marketing digital junto à sua agência, vocês vão definir os KPIs (chamados indicadores-chave de performance) e ela será responsável por mostrar se as suas ações de marketing estão ou não dando resultados.

Os “bons resultados” serão mensurados a partir desses KPIs previamente definidos entre agência e empresa. É fundamental que eles também sejam reportados mensalmente, juntamente com o relatório citado no item “Produtividade”.

Melhora do posicionamento da marca

A melhora do posicionamento da marca acontece gradativamente, mas também merece acompanhamento.

Independentemente de qual seja a sua estratégia para melhorar esse ponto, é preciso acompanhar os pequenos avanços nos resultados de posicionamento de marca. Se, por exemplo, você estiver investindo em inbound marketing ou em marketing de conteúdo, um indicador interessante é o número de visitantes no seu blog, vindo de links externos, compartilhamentos sociais ou da busca orgânica.

Aumento do engajamento

O aumento do engajamento também é um ponto interessante e está relacionado também com a melhora do posicionamento de marca.

É preciso analisar como os clientes e prospects estão se relacionando com a sua marca e tentar trazê-los mais para perto.

Quando você estrutura uma estratégia de marketing digital com a sua agência, você precisa, necessariamente, traçar as personas do seu negócio — afinal, elas darão base para a realização de todas as ações planejadas.

Com essas personas em mãos, a sua agência precisa criar touchpoints que vão estimular o engajamento, seja por meio de comentários, mensagens ou respostas nos e-mails.

Redução do custo de aquisição de clientes

A redução do custo de aquisição de clientes é um dos pontos mais importantes para que as empresas comecem a ter lucratividade e aumentem sua sustentabilidade.

Sua agência precisa mostrar, mensal ou bimestralmente, quanto tem custado cada novo cliente para a sua empresa com base no investimento de marketing realizado.

Com esses números em mãos, para otimizar os resultados e aumentar seus lucros, é preciso que seja feito um esforço para reduzir esse valor, tornando seus novos clientes mais baratos na medida em que o tempo passa.

Contar com os serviços de uma agência de marketing digital vai ajudar a sua empresa a crescer. No entanto, é preciso que você, enquanto cliente, faça a sua parte. O diálogo, principalmente no primeiro momento, é fundamental para que tudo corra da melhor maneira possível.

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