Confira 4 estratégias para otimizar resultados de marketing em pouco tempo!

Apesar de todas as vantagens que pode trazer, o marketing digital conta com algumas estratégias que não geram resultados imediatamente. Em muitos casos, é necessário um trabalho a longo prazo de consolidação de autoridade e relevância de sua marca. Nesse sentido, você precisa ter meios para otimizar resultados de marketing.

No entanto, isso não significa que você não possa contar com retornos mais rápidos com determinadas iniciativas. Basta trabalhar em função de melhorar a eficiência do marketing, usando meios que permitam tal possibilidade. Existem alguns canais bastante eficazes para esse intuito que você pode experimentar.

Isso não quer dizer que você deve abandonar aquelas iniciativas que demoram mais tempo para gerar resultados. O ideal é criar um equilíbrio entre esses dois tipos de estratégia e contar com os benefícios de ambos. Assim, você conseguirá estabelecer mais relevância em seu mercado, enquanto obtém retornos rapidamente.

Veja a seguir 4 estratégias para otimizar resultados do marketing em pouco tempo:

Confira 4 estratégias para otimizar resultados de marketing

1. E-mail marketing

Você sabia que é possível obter seis vezes mais engajamento com e-mail marketing do que ao usar outros meios? Uma ótima forma de otimizar resultados de marketing é disparando e-mails estratégicos para o seu público, com uma abordagem que faça sentido para o perfil dele e os seus objetivos.

O e-mail marketing é tão eficaz quanto a sua capacidade de desenvolver um conteúdo direcionado ao seu público específico. Primeiramente, considere o perfil da audiência que você deseja impactar, levando em conta as necessidades dela e de que forma costuma interagir com o meio digital. Em seguida, comece a planejar quais ofertas serão direcionadas e com qual periodicidade.

Para garantir que você está conseguindo alcançar seus objetivos, você precisa ficar de olho em seus números. O envio de e-mails possibilita acompanhar seus retornos em tempo real, podendo ver a taxa de abertura, de conversão e até quem opta por cancelar o cadastro. Use essas informações para enriquecer ainda mais sua estratégia.

2. Anúncios nas redes sociais

Uma das melhores formas de otimizar resultados de marketing e obter retornos rapidamente é investindo em mídia paga nas redes sociais. Essas plataformas são altamente populares. Portanto, você certamente encontrará o seu público nelas. Basta segmentar o seu conteúdo de forma adequada para atingir exatamente quem tem perfil para ser seu cliente.

A maioria das redes sociais possui uma plataforma de anúncios pagos. O Facebook, por exemplo, tem o Facebook Ads, que permite atingir gente com características altamente específicas. Afinal, ele usa informações captadas do comportamento do usuário na rede social e também os dados inseridos por eles no perfil.

Patrocinar conteúdo nas redes sociais envolve a definição de um orçamento, duração e público-alvo. Esses três atributos precisam estar devidamente equilibrados para gerar os retornos esperados. Na dúvida, faça experimentos com abordagens diferentes e opte por aquele que traz melhores resultados.

3. Rede de Display

Graças ao progresso da tecnologia, hoje em dia não é mais preciso negociar diretamente com sites e portais para obter espaço publicitário. Você pode fazer tudo isso por meio da Rede de Display, do Google AdWords. É uma forma de emplacar seus banners em diversos espaços da internet em busca do seu público ideal.

A Rede de Display funciona como uma mídia programática, ou seja, você somente precisa definir as características do seu anúncio que o sistema faz todo o resto, inclusive selecionar onde o seu banner aparecerá. O mais importante é atingir o público certo e não escolher o site onde seu anúncio estará.

Dessa forma, é como se a sua marca pudesse “seguir” a sua audiência por onde ela passa na internet, aparecendo nos sites que ela visita normalmente. Com a segmentação correta, você conseguirá impactar quem tem perfil para se tornar seu cliente e obter bons retornos rapidamente.

4. Links patrocinados

O Google é o principal destino na internet da maioria das pessoas, podendo se transformar no maior responsável por direcionar tráfego para as suas ofertas. Uma forma de agilizar isso e contar com resultados rápidos é investir em uma campanha de links patrocinados no Google.

Isso é possível por meio do Google AdWords. Você deve escolher as palavras-chave que deseja patrocinar e estipular o orçamento que será gasto. Assim, quem buscar por esses termos verá um anúncio da sua empresa no topo dos resultados de pesquisa.

Essa é uma excelente maneira de impactar quem já está decidido em fazer uma compra, já que muitas palavras-chave podem transparecer tal disposição. Basta escolher aquelas que melhor representam o pensamento da sua audiência e medir sua performance continuamente.

Otimize resultados de marketing integrando iniciativas

Otimizar resultados de marketing de forma rápida é totalmente possível ao implementar as ações recomendadas acima. No entanto, você também deve se esforçar para integrá-las a outras iniciativas que requeiram comprometimento a longo prazo. O resultado de tudo isso será ainda superior.

Por exemplo, apoiar-se em alcance pago, como o de links patrocinados e anúncios em redes sociais, é bastante positivo, mas a sua marca precisa conquistar mais visibilidade orgânica para se sustentar sozinha. Isso requer um investimento contínuo em conteúdo relevante e SEO.

O ponto mais importante é entender o prazo de cada iniciativa, levando em consideração quanto tempo costumam demorar a trazer os retornos esperados. Não entre nesse processo com muita pressa, senão os seus processos vão sofrer, e as entregas não terão a qualidade adequada. Integre esses esforços corretamente e aproveite os benefícios.

Inicie já o seu próximo planejamento de marketing

Agora que você já conhece como otimizar resultados de marketing com iniciativas que conseguem trazer bons retornos rapidamente, está na hora de começar o seu planejamento. Avalie os canais que a sua marca tem à disposição e o perfil do público que você pretende atingir e faça os experimentos adequados para obter bons retornos.

Lembre-se de que nada definido nessa etapa deve ser definitivo. Ao longo das suas campanhas, você pode perceber tendências e adotar novas ideias capazes de melhorar ainda mais seus resultados. Mantenha tudo isso documentado para que sua equipe possa sempre se aprimorar.

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