Dá para integrar o marketing digital e o offline?

Uma das maiores dificuldades na hora de formatar uma campanha de marketing é conseguir otimizar ao máximo os seus resultados, encontrando onde está o seu público-alvo e quais as estratégias a utilizar na sua comunicação. Dentre uma gama de alternativas de como se comunicar com seus potenciais clientes e habituais clientes, é necessário montar campanhas que atendam a estes distintos perfis, de preferência combinando os recursos de marketing digital e marketing offline. Mas, então, é possível integrar o marketing digital e o offline?

Planejando a sua campanha

O primeiro passo para desenvolver sua campanha é a idealização de um conceito. É uma campanha de lançamento de um produto? Trata-se de alguma promoção? Está atrelada com alguma data festiva? Uma campanha de dia das mães, por exemplo, pode trazer tudo isso junto, com descontos especiais no lançamento de alguma linha de produtos. Após o setor criativo exercer o seu trabalho e a ideia matriz para promover sua campanha de marketing, chega a hora de encontrar seu público-alvo através do planejamento de mídia, através do marketing digital e do offline.

Definindo as mídias da campanha

A natureza do seu negócio diz muito sobre onde encontrar o público-alvo. Um e-commerce, devido à sua atividade, deve focar seu planejamento de mídia no marketing digital, trabalhando bastante com publicidade online, remarketing, e-mail marketing, entre outros. Empresas de grande varejo, no entanto, não devem abrir mão do tradicional investimento em mídia offline, principalmente jornais destinados a grandes massas. Mas isso não quer dizer que essas campanhas sejam excludentes. Muito pelo contrário!

São campanhas que devem se complementar, distribuindo o foco de seus investimentos de acordo com seu ramo de negócios. Ou seja, não há uma fórmula quanto investir em cada segmento, mas tentativas com aferição de resultados, transformando experiência adquirida em estratégia de vendas — única para o seu negócio.

Mas então é possível integrar campanhas digitais e offline?

Sim, é possível integrar as campanhas de marketing digital e offline. Aliás, é a maneira mais eficiente de abranger e atingir um maior número de pessoas ou de reincidir a comunicação, criando um conceito de reforço com o seu potencial cliente. A definição das datas de lançamento das campanhas é um fator muito importante para que as campanhas estejam bem alinhadas, além do fato de participarem do mesmo conceito de campanha, mesmo que em linguagens diferentes, de acordo com o seu canal.

Como integrar e aferir campanhas digitais e offline

Muitos recursos podem ser utilizados quando se planeja campanhas integradas, principalmente para aferir a sua eficácia. O QR Code é um desses exemplos, que através de anúncios em mídias impressas propõe a experiência de ser levado ao meio digital através do leitor deste código, disponível como aplicativo em smartphones. O famoso cupom de desconto também é uma alternativa de aferir consumidores que vêm da mídia impressa sensibilizados por um código disponível em cupons de encartes ou anúncios de jornais e revistas. Ou seja, para uma campanha ter bons resultados, integrada ou não, ela precisa, fundamentalmente, estar atrelada a parâmetros, para então ser possível comparar se foi uma campanha bem sucedida e se teve a conversão almejada.

Sua empresa tem cases bem sucedidos de campanhas de marketing integrado? Quais são as estratégias que trazem melhores resultados para os seus negócios? Compartilhe conosco o sucesso das suas campanhas!

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