Definição de personas: por que a agência deve participar dessa etapa?

Houve um tempo em que a delimitação do público-alvo acontecia de forma simplória: eram definidos dados muito abrangentes sobre faixa etária, renda, sexo e região de residência/trabalho.

Hoje, para ter um resultado realmente concreto com as suas ações de marketing, é preciso trabalhar a definição de personas. Ela será a base para que a sua agência de comunicação trabalhe e consiga entregar os resultados almejados pelo seu negócio.

Mas como acontece essa definição de personas? A sua empresa pode fazê-la por conta própria ou é necessário que a agência se envolva também? No artigo de hoje, vamos tirar essas e outras dúvidas. Acompanhe!

O que é a definição de personas?

A definição de personas é a criação de personagens semifictícios que serão responsáveis por representar o seu cliente ideal. Para que essas personas sejam montadas, é preciso fazer algumas pesquisas com os atuais clientes e, também, análises de mercado.

Assim, é possível descobrir quem são as pessoas que você deseja conquistar, como elas se comportam, quais são suas maiores necessidades e dificuldades, que desafios e objeções de compra apresentam, em quais canais buscam por informações referentes à sua área de atuação, de que modo o seu produto pode ajudá-las e muito mais. Todas essas informações serão fundamentais para pautar as ações de marketing e saber exatamente como cada uma delas deve ser executada.

Por que a agência precisa participar da definição de personas?

Para que a definição de personas seja correta, é essencial o auxílio da sua agência de comunicação. E a fim de mostrar a importância dessa parceria, separamos para você alguns pontos que a representam:

Realização de pesquisas de mercado

A agência de comunicação será responsável por auxiliar sua empresa na definição de personas porque possui expertise suficiente para realizar pesquisas de mercado não tendenciosas, um dos principais erros das organizações.

Ao realizarem pesquisas junto aos clientes ou em relação ao mercado de atuação, as companhias acabam colocando o olhar do próprio negócio sobre as perguntas, fazendo com que os resultados não sejam totalmente honestos. Uma agência de comunicação será capaz de evitar esse tipo de problema.

Estruturação de campanhas mais assertivas

A definição de personas também ajudará a agência a estruturar campanhas de comunicação mais assertivas. Com conhecimento suficiente a respeito de quem realmente é o seu público, será possível criar ações com foco mais assertivo, nos canais certos e linguagem adequada.

Mais do que isso, também é possível utilizar os melhores argumentos de venda: sabendo as necessidades, dificuldades e objeções de compra mais comuns, a agência de comunicação conseguirá atingir os possíveis clientes nos pontos de maior incômodo, diminuindo, assim, as objeções e elevando o número de vendas.

Aumento da taxa de conversão

Como dito anteriormente, o estudo de personas realizado com o auxílio de uma agência de comunicação aumentará a taxa de conversão da sua empresa. Afinal, as ações serão mais precisas, e você poderá captar ainda mais informações sobre o comportamento do seu consumidor. Essas informações podem ser usadas em testes para aumentar a conversão e o número de clientes do negócio.

Por fim, tenha em mente que a agência precisa apoiar a sua empresa em todas as definições. Uma vez que o trabalho será realizado em conjunto, é essencial que as duas partes trabalhem em parceria desde o início!

Gostou de saber mais sobre definição de personas? Restou alguma dúvida sobre o assunto ou tem uma experiência para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários e participe da conversa!

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