Entenda o que é o ROI e como calculá-lo

Entenda o que é o ROI e como calculá-lo

Tão importante quanto arregaçar as mangas para colocar o plano em ação é saber exatamente como os resultados serão monitorados. Esse monitoramento é contemplado em uma série de modelos de gestão e desenvolvimento de metas, como o BSC (Balanced Scorecard) e o OKR (Objectives and Key Results). Todos eles se baseiam em métricas, e é por isso que elas são tão importantes.

Uma dessas métricas é o ROI (Return On Investiment). É com ele que podemos saber se os investimentos nessa área realmente estão sendo eficientes, o que é fundamental para direcionarmos as nossas estratégias da melhor maneira possível.

Tendo isso em mente, resolvemos mostrar, neste post, o que é ROI e como fazer o cálculo dessa métrica. Confira!

O que é ROI?

O ROI (Return On Investiment) pode ser traduzido no Brasil como “retorno sobre o investimento”. O objetivo desse indicador é descobrir quais foram os rendimentos de determinados investimentos realizados pela empresa — no nosso caso, dos investimentos em marketing. Com isso, você pode otimizar o investimento realizado.

Embora o ROI seja, sim, uma métrica que tenha como objetivo a otimização dos recursos financeiros da empresa, o fato é que ela faz muito mais do que isso. Afinal, é justamente acompanhando o retorno sobre investimentos em marketing que podemos descobrir se uma iniciativa é efetiva ou não, o que pode fazer com que tentemos abordagens totalmente diferentes na área.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é bastante simples:

ROI = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento x 100

Acontece que, apesar de parecer simples, chegar no ROI é uma tarefa um pouco mais complicada. Em primeiro lugar, é preciso não confundir lucro com faturamento. Aqui estamos falando do lucro efetivo, depois das deduções.

Além disso, o custo do investimento leva em consideração todo e qualquer custo que envolveu o marketing, e isso vai desde os treinamentos realizados até a compra de materiais de divulgação, caso sejam necessários.

Vamos conferir um exemplo prático?

Vamos supor que uma empresa tenha tido como lucro, depois das deduções, R$ 10 mil e que, ao mesmo tempo, tenha investido R$ 1 mil com as estratégias de marketing.

ROI = (10.000 – 1.000) / 1.000 x 100

ROI = 9 x 100

ROI = 900%

Ou seja, no nosso exemplo, a empresa teve um retorno de 9 vezes o capital investido, o que seria uma situação mais do que ideal. A multiplicação em porcentagem nos ajuda a visualizar com mais clareza qual foi o resultado gerado pela empresa com as ações de marketing.

Por que o ROI é importante?

Como vimos na nossa introdução, o monitoramento é uma das atividades mais importantes na gestão de empresas e, portanto, devemos sempre estipular metas para descobrir se estamos próximos de atingir os nossos objetivos.

O ROI é uma das métricas mais importantes do marketing e não pode faltar em nenhuma iniciativa na área. Afinal, é preciso justificar todos os investimentos feitos na área, já que muitas pessoas têm dificuldade de visualizar o retorno desse tipo de iniciativa.

Conhece alguma dessas pessoas? Então compartilhe este material nas suas redes sociais e ensine aos seus contatos como calcular o ROI!

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