Extraia os melhores resultados de sua agência de marketing!

O marketing digital é hoje uma obrigatoriedade para empresas que querem bons resultados. Além de ser muito democrático — por possuir preços acessíveis para empresas de todos os portes —, o marketing digital conta com estratégias diferenciadas, que permitem trabalhar a comunicação em formatos diferentes com o seu público.

Os hábitos de consumo mudaram, e com eles veio a necessidade de inovar: o marketing digital permite que a empresa conheça cada vez mais o seu público alvo, descubra quais são as objeções de compra mais comuns, entenda quais são as ações que funcionam melhor para cada tipo de cliente e muito mais.

A mensuração de resultados também é algo muito preciso: com ela, você conseguirá entender exatamente quais ações de comunicação do seu planejamento estão gerando os resultados esperados e como reestruturá-las para os próximos meses, buscando sempre a otimização dos resultados e o aumento das vendas.

Pensando nisso, o investimento em marketing digital se torna necessário. Qual é a melhor maneira de fazê-lo: estruturar uma equipe interna ou contratar uma agência de marketing digital? Neste conteúdo vamos tirar essa dúvida!

Confira o que será trabalhado neste artigo:

Devo contratar uma agência de marketing?

Como dito anteriormente, o marketing digital é uma excelente opção de investimento em comunicação.

Com o novo mercado de consumo, os consumidores mudaram seus hábitos, e as pesquisas online para comparar, conhecer e conferir preços de produtos se tornou mais comum — é assim que as decisões de compra são tomadas.

Se o usuário que busca pelas soluções que a sua empresa oferece está pesquisando na internet quais são as melhores opções de produtos e serviços, quantas oportunidades você perderia se não estivesse disponível no meio digital?

O marketing digital acompanha as tendências de mercado e se atualiza de acordo com as novas necessidades dos consumidores, mas será que você realmente deve contratar uma agência de marketing?

Uma das vantagens mais marcantes da contratação de uma agência de marketing digital especializada é o acesso a todos os recursos, estratégias, tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado e utilizados pela agência.

Uma equipe bem preparada também é um ponto positivo: a experiência dos funcionários vai ajudar na análise de mercado e na identificação de possibilidades e novos diferenciais competitivos. Com isso, vem também a possibilidade de criar e executar uma estratégia de marketing de sucesso, com os focos corretos e ações bem planejadas, com todos os recursos necessários: produtores de conteúdo, designers, programadores, especialistas em mídia paga, profissionais de social media e muito mais.

Todas as ações realizadas pela agência de marketing digital especializada são feitas em cima de uma estratégia que tem como foco o aumento das vendas e a entrega do sucesso para a sua empresa.

Como escolher a agência de marketing ideal?

São muitas as opções de agência disponíveis no mercado, então como realmente encontrar aquela que vai mudar o negócio e se tornar uma parceria de sucesso para a empresa?

Alguns itens precisam ser analisados para que você escolha a melhor opção possível:

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para escolher a agência de marketing é definir seus objetivos. Afinal, são eles que vão guiar as necessidades da sua empresa. Com os objetivos de marketing definidos você poderá encontrar a agência especializada que vai auxiliar a sua empresa com as ações necessárias para alcançá-los.

Hoje existem diversos tipos de agências especializadas em vertentes do marketing digital. Por isso, entender o que a sua empresa precisa é o primeiro passo para fazer a escolha correta.

2. Analise os cases de sucesso das agências de interesse

Para conhecer bem uma agência você precisa entender o trabalho que ela desenvolve, correto? Por isso, busque sempre propostas que acompanhem cases de sucesso.

Esses cases vão mostrar como a agência tem trabalhado para conquistar o sucesso junto a cada um de seus clientes, e você perceberá se ela tem potencial para cumprir com as demandas do seu negócio.

3. Pesquise sobre a reputação da agência

Conhecer a reputação da agência também é necessário para que você faça uma boa escolha. Por isso, pesquise sobre a opinião do mercado a respeito da sua agência. Dê uma olhada nas redes sociais, em comentários no blog e muito mais.

Converse com pessoas do mercado e descubra como as agências que você está analisando são vistas pelas outras agências e empresas.

4. Conheça os profissionais

Conhecer os profissionais também é um passo importante para entender como a agência pode ajudar a sua empresa. Converse com a equipe e descubra quais são suas especializações, como elas têm trabalhado junto aos outros clientes, com que tipo de serviços e estratégias cada profissional trabalha, etc.

Quais serviços são oferecidos e do que realmente preciso?

Para entender que tipo de agência vai atender às suas necessidades, é preciso entender quais são os serviços oferecidos e quais são os serviços básicos de uma agência de marketing digital.

O sucesso da sua estratégia depende de algumas ações básicas que precisam ser encontradas nas especialidades da sua agência. São elas:

1. Estudo de personas

O estudo de personas é um dos primeiros documentos a serem entregues pela agência. Nele, serão analisados os perfis de público potencial da sua empresa, entendendo sempre quais são seus objetivos, suas objeções de compra, as maiores necessidades, onde buscam por informações, que tipo de conteúdo normalmente consomem, quais são suas maiores dificuldades e muito mais.

Tudo isso vai ajudar a estruturar a linguagem adequada para uma comunicação mais efetiva.

2. Análise de mercado e da concorrência

Também é necessário que a agência faça uma boa análise de mercado e da concorrência para entender como as outras empresas estão se comportando, que tipo de estratégia estão executando e como o público reage.

Analisar a concorrência também é uma forma de identificar ações que funcionam ou não.

3. Criação de um plano de ação

Um bom plano de ação precisa ser entregue antes do início das ações de marketing. Ele vai englobar as percepções com base no estudo de persona, na análise de mercado e na análise da concorrência.

Com essas informações em mãos juntamente ao seu objetivo de marketing, é hora de estruturar o plano de ação para que os resultados sejam alcançados nos próximos meses.

4. Gerenciamento das redes sociais

Cuidar das redes sociais é fundamental. Elas são um dos principais pontos de contato entre a sua empresa e os clientes. Nessas plataformas, os clientes e potenciais clientes têm abertura para dar opiniões sinceras sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Eles também aproveitam para fazer reclamações, sugestões e, é claro, falar sobre suas experiências.

As redes sociais, se bem trabalhadas, podem ser uma fonte riquíssima de insights relevantes para o seu negócio.

5. Gerenciamento de site e blog

A agência também é responsável pela gestão de conteúdos do site e do blog da sua empresa.

Esse conteúdo precisa ser otimizado para SEO, permitindo que a sua empresa consiga um bom ranqueamento nos mecanismos de busca e melhore os resultados orgânicos.

Quanto mais bem posicionada for a sua empresa em páginas como o Google, maiores são as chances de você ser considerado como solução por estar nas primeiras posições de resultado para palavras-chave do seu interesse.

A agência também vai criar um bom planejamento de palavras-chave, identificando as melhores opções a serem trabalhadas para garantir o bom posicionamento e a melhoria significativa dos resultados orgânicos.

6. Criação de ações de mídia paga

Para resultados em venda ainda mais expressivos, sua agência precisa criar ações de mídia paga. Nessa parte, um bom planejamento de palavras-chave também é necessário.

A agência vai gerir anúncios dos seus produtos e serviços, buscando sempre a otimização de resultados e o encontro de oportunidades a serem trabalhadas.

Uma forma de otimizar os resultados e encontrar novas possibilidades em mídia paga é a realização de testes A/B para entender que tipo de anúncio funciona melhor para o seu negócio.

7. Criação de boas estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing bem trabalhado também é uma forma de otimizar os resultados e melhorar o seu relacionamento com os clientes.

Ele pode ser utilizado no relacionamento pós-venda, no envio de novidades como newsletter e, é claro, no envio de promoções e novos produtos interessantes.

Uma forma de tornar essa estratégia ainda mais positiva é a utilização de um bom CRM e de uma ferramenta de automação de marketing. Assim você conseguirá criar conteúdos específicos para os interesses de cada cliente, aumentando as chances de conversão e tornando a comunicação cada vez mais personalizada e eficaz.

8. Otimização de conversão

A otimização de conversão também precisa ser considerada pela sua agência. Ela trabalha uma série de otimizações ao longo da sua estratégia para encontrar as melhores oportunidades de investimento e ações de marketing.

Por meio de testes A/B nas páginas de conversão, em anúncios e e-mails, por exemplo, será possível encontrar um padrão de comunicação que funciona melhor com o seu público-alvo, aumentando as chances de conversão e tornando a sua comunicação mais eficiente.

Tudo isso precisa ser pensado para que você alcance os objetivos de marketing de forma mais rápida e com melhor qualidade.

9. Mensuração de resultados

Por último, mas não menos importante, vem a mensuração de resultados. Sua agência precisa mensurar os resultados periodicamente para que sejam feitas alterações necessárias nas ações de marketing. Essas alterações serão realizadas para otimizar os números e melhorar os resultados. Essa é a sua oportunidade de entender quais ações funcionaram e quais foram pouco aproveitadas — e poder reestruturar o seu planejamento dentro do que realmente funciona para a sua empresa.

A mensuração de resultados também permite que você entenda se a sua empresa está tendo lucros reais com as ações que estão sendo realizadas (ROI), descobrir quanto cada cliente custa para o seu negócio (CAC) e analisar o crescimento ou o declínio dos resultados mês a mês, identificando picos positivos, sazonalidades e baixas nos números.

Está na hora de mudar de agência?

Se você já possui uma agência de marketing digital, é hora de se perguntar se realmente é preciso mudar de agência.

Infelizmente é um padrão muito comum em empresas a necessidade de mudar de agência de comunicação todo ano. Essa medida gera transtornos para o processo de comunicação, uma vez que ele será recomeçado e repensado anualmente por pessoas diferentes, sem seguir o mesmo raciocínio estratégico anterior.

Você deve mudar de agência de marketing se:

1. Seus resultados não forem bons

Se você não consegue identificar bons resultados ou um crescimento lógico nos números do seu negócio, talvez seja a hora de trocar de agência.

Sabemos que alguns resultados serão conquistados no longo prazo. No entanto, é preciso que a agência apresente o desenvolvimento e a melhoria contínua, mês a mês, para que o objetivo de marketing seja alcançado.

Se as ações parecem não trazer o mínimo de resultados e melhorias para a sua empresa, alguma coisa no planejamento e/ou na execução está errada.

2. O atendimento é ineficiente

O atendimento da sua agência precisa ser eficiente e proativo. Mesmo se algo der errado, é responsabilidade da sua agência aprender a comunicar e estar à disposição para entender as demandas, as necessidades e os problemas do seu negócio — e fazer o que for preciso para encontrar a melhor solução para a questão.

Sem um atendimento que apresente relatórios consistentes e dê suporte para as ações de comunicação, não há como ver resultados positivos.

3. Não há cumprimento de prazos

Outro ponto que precisa ser analisado é o cumprimento de prazos. A sua agência entrega as ações no prazo ou tudo sempre atrasa?

A falta de comprometimento com as entregas também interfere diretamente nos resultados da sua empresa, fazendo com que as ações não tenham o resultado esperado, retardando o processo de alcance dos objetivos de marketing.

Conclusão

O marketing digital é a sua oportunidade de fazer a diferença no mercado e conquistar novos clientes.

Um bom relacionamento e ações de marketing adequadas para o seu público vão ajudar a sua empresa a aumentar as vendas e a lucratividade.

Uma agência de marketing digital é a sua melhor oportunidade para alcançar os resultados esperados com agilidade e qualidade, pois conta com profissionais capacitados e preparados para ajudar a sua empresa em todo o processo, com as ferramentas necessárias e a expertise que faz a diferença.

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