Ferramenta de automação: a importância de contratar um bom software

Aproveitar a ajuda da tecnologia é uma ótima forma de melhorar os seus resultados em múltiplas áreas, inclusive, a de marketing. Após todo o progresso pelo qual esse mercado passou, hoje em dia, é possível ter acesso a vantagens impensáveis alguns anos atrás, que proporcionam possibilidades muito atraentes. Um exemplo disso são as ferramentas de automação.

Com elas, você pode deixar as atividades repetitivas nas mãos de um algoritmo para que ele decida o melhor caminho e conduza suas campanhas da maneira que você determinar. Elas geram bons resultados porque permitem que você utilize o canal de marketing ideal para atingir os segmentos corretos com a abordagem certa.

Com uma boa estratégia por trás, as ferramentas de automação podem impactar uma vasta audiência com mensagens personalizadas para as características de cada lead. Trata-se de algo humanamente impossível de se fazer manualmente, já que ninguém conseguiria enviar todas essas variações no timing adequado. Acompanhe os próximos tópicos para entender melhor a importância de contratar um bom software de automação!

Por que usar ferramentas de automação em sua estratégia de marketing?

1. Otimização da nutrição de leads

A nutrição de leads é um dos processos mais importantes de uma estratégia de marketing, porque permite que você impacte positivamente um público até que ele decida pelo seu produto. Sem esse recurso, fica impossível fazer esse trabalho.

Um dos principais papéis das ferramentas de automação consiste em oferecer a você a estrutura adequada para impactar seus clientes em potencial com o conteúdo certo para o momento em que estão no funil de vendas. Fazer isso manualmente é impensável e improdutivo.

2. Melhor gestão de leads

Não é nada recomendado negligenciar a organização das informações das suas campanhas de marketing. Um dado errado pode posicionar incorretamente um lead e danificar para sempre a imagem da sua empresa junto a ele. Felizmente, você pode contar com as ferramentas de automação para passar longe desse risco.

gestão de leads é um dos processos mais importantes de uma estratégia de Inbound Marketing, uma vez que consiste em administrar as informações recebidas e utilizá-las de maneira eficaz. Sem uma boa ferramenta, você não terá meios produtivos para fazer isso.

3. Mais produtividade e eficiência

Um dos principais benefícios das ferramentas de automação é que livram a equipe de marketing de precisar lidar com uma série de tarefas que não precisam ser conduzidas por pessoas. Ao deixar um algoritmo como responsável por essas atividades, a produtividade do time aumenta.

Isso também vale para a qualidade dos seus resultados. Por melhor que um profissional seja, ele não será capaz de administrar todas as variáveis de uma campanha robusta a tempo de gerar os retornos esperados. Em vez disso, pode ser aproveitado para pensar na estratégia a ser aplicada na ferramenta.

4. Acompanhamento eficaz das métricas

Não é possível saber se a sua campanha obteve sucesso sem acompanhar seus resultados. As ferramentas de automação permitem que você acompanhe as suas métricas de performance em tempo real, possibilitando um controle preciso a respeito dos seus retornos.

Trata-se de uma característica valiosa para comprovar a eficácia das suas decisões na estratégia. Também apresenta oportunidades de melhorias: se você perceber que os resultados não estão conforme deveriam, basta fazer os ajustes necessários.

Quais são as principais ferramentas de automação de marketing da atualidade?

1. HubSpot

Responsável por inventar o termo “Inbound Marketing”, a HubSpot tem uma ferramenta de automação bastante completa que é referência mundial. Com ela, é possível implementar diversos tipos de mecanismos promocionais em sites e blogs, além de criar landing pages estratégicas com CTAs configuráveis.

Também há um recurso voltado à nutrição de leads e campanhas de e-mail marketing direcionadas para segmentos da sua base de contatos. Além disso, possibilita gerenciar as redes sociais da empresa com conteúdo direcionado para os estágios do funil de vendas de acordo com as suas metas.

A HubSpot é paga, com planos que custam entre US$ 200,00 e US$ 2.400,00 por mês.

2. RD Station

Uma das ferramentas de automação brasileiras, a RD Station é considerada um dos principais nomes desse mercado no país. Seus recursos permitem automatizar várias áreas da sua campanha e é bastante semelhante ao HubSpot.

Tendo como base um funil de vendas, permite criar landing pages eficazes, usando templates prontos que alimentam uma base de leads com os contatos captados. A partir desses dados, você pode construir e disparar campanhas de e-mail com o conteúdo que preferir.

A RD Station é paga, com planos que vão de R$ 249,00 a R$ 1299,00 por mês.

3. Activecampaign

Tendo como ponto principal a facilidade de uso, o Activecampaign tem uma interface que possibilita enxergar com nitidez cada particularidade do seu fluxo de nutrição de leads. Você consegue configurar gatilhos específicos para cada condição, de maneira que todo o processo é simples de entender.

Conta também com uma solução de CRM que ajuda a transformar os leads captados em clientes. Adicionalmente, tem integração com envio de SMS e site messaging, para que você consiga impactar o público em potencial de diversas maneiras.

O Activecampaign é pago, com planos que variam dependendo de quantos contatos você pretende captar, indo de US$ 17,00 a US$ 229,00 por mês.

4. Infusionsoft

O foco do Infusionsoft está em unir os esforços de vendas e marketing em uma única estrutura que prioriza a geração de leads qualificados e como conduzir o contato com eles. Isso se dá por meio de diversos recursos que potencializam o seu envio de conteúdo estratégico e um software de CRM disponível dentro da interface.

A plataforma facilita o processo de criação dos seus fluxos de nutrição de leads, permitindo desenvolver vários modelos diferentes para impactar estágios do funil de vendas. Inclusive, oferece uma poderosa API que ativa a integração com várias outras ferramentas.

O Infusionsoft é pago, com planos a partir de US$ 80,00 ao mês.

Quais os próximos passos?

Tendo em vista os maiores benefícios de usar ferramentas de automação e os principais nomes desse mercado para considerar, está na hora de tomar as suas decisões. Primeiramente, desenvolva uma estratégia focada em um funil de vendas que represente o caminho percorrido pelo seu lead e detecte quais tipos de abordagem usar em cada estágio. Em seguida, conte com a ajuda da ferramenta que tenha os recursos de que você necessita.

Lembre-se de ficar de olho nas suas métricas de performance para ter certeza de que está obtendo sucesso com a sua estratégia. Esses números devem mostrar o quanto a sua empresa está conseguindo se aproximar dos objetivos dela. As ferramentas de automação servem como recursos decisivos nesse caminho, mas também requerem um pensamento estratégico voltado a metas concretas.

Vamos continuar falando mais sobre como obter retornos de maior qualidade? Veja aqui no blog 4 estratégias para otimizar os seus resultados de marketing em pouco tempo.

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