Marketing digital e vendas: entenda porque alinhá-los

Ter uma boa agência de marketing digital vai muito além de simplesmente criar ações de comunicação: é preciso ter um pensamento mais abrangente e permitir que a agência parceira consiga usar sua expertise de mercado para auxiliar seu negócio a ser cada vez melhor.

Muitas vezes, as agências não se envolvem na estratégia de vendas — um erro comum, mas que deve ser realinhado. Isso porque o processo de comunicação, seja digital ou não, precisa passar por todos os momentos de envolvimento do seu possível cliente com a sua empresa.

Para que a comunicação seja coerente e as ações cada vez mais bem estruturadas, seu time de marketing e vendas precisa estar alinhado, trabalhando juntos e se ajudando mutuamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda:

Identificação dos pontos de maior dificuldade

O alinhamento entre marketing e vendas é fundamental para identificar os pontos de maior dificuldade. Quem melhor que o seu setor de vendas para dizer quais são as maiores objeções do seu público no momento da compra? Esse tipo de informação é muito valioso para a estruturação de ações de comunicação que sejam cada vez mais assertivas.

Entender, junto à quem está na linha de frente, quais são as maiores dificuldades do seu público, é uma ferramenta incrível para poder aumentar as vendas da sua empresa.

Entendimento do público-alvo

Quando unimos as duas perspectivas, conseguimos entender melhor como o nosso público-alvo se comporta. Pensando do ponto de vista do marketing digital, é possível descobrir como o público se relaciona com a marca (sejam prospects ou clientes atuais). Já com o público de vendas, conseguimos descobrir o que cada uma dessas pessoas apresenta como objeção de compra.

Entender o que faz com que o possível cliente repense sua compra no momento de decisão é fundamental para que o time de marketing entenda quem é o shopper, e possa criar uma comunicação mais assertiva para cada uma dessas objeções.

Elaboração de estratégia de vendas e ações de marketing mais assertivas

Como dito anteriormente, esse alinhamento entre marketing digital e estratégia de vendas é importante para que você consiga ter uma visão mais ampla de como o seu público tem reagido às ações de comunicação realizadas, e entender os maiores problemas da área de vendas.

Com essas informações, a agência poderá te ajudar a estruturar ações cada vez mais focadas nos problemas enfrentados — problemas que, sem esse alinhamento, não seriam detectados.

Comunicação alinhada entre equipes

A comunicação alinhada entre equipes também é fundamental para o sucesso da sua empresa. Um dos passos mais importantes para ter uma empresa de sucesso é conseguir alinhar os discursos da agência de marketing digital e do time de vendas.

Para isso, é preciso que as duas equipes conversem, junto à diretoria, para encontrarem uma linha de comunicação que precisa ser trabalhada de forma conjunta. O principal objetivo do alinhamento entre marketing e vendas é conseguir tornar as duas equipes um grande time, fazendo com que trabalhem juntas e sejam bem coerentes em seus discursos.

Gostou desse post e quer continuar acompanhando nossos conteúdos diretamente na sua timeline? Curta a nossa página no Facebook e nos siga no Twitter para ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *