Otimização de conversão: o que cobrar da sua agência?

Otimização de conversão: o que cobrar da sua agência?

A otimização de conversão é uma responsabilidade importantíssima da sua agência de marketing digital. Por isso, é preciso que a sua equipe externa trabalhe sempre para melhorar os resultados dos investimentos realizados por meio de análises, testes e, é claro, muita estratégia.

Mas como cobrar esse tipo de resultado da sua agência? Mais que isso, como mensurar se as ações de otimização de conversão estão dando certo? Muitas vezes, essas dúvidas são responsáveis pela não execução de ações importantes. O resultado? A perda de grandes oportunidades de negócio.

Para ajudar você a aumentar a lucratividade da sua empresa e cobrar, de forma correta, as ações de otimização de conversão da sua agência, listamos aqui o que deve ser feito dentro da sua estratégia de marketing digital. Acompanhe!

Realizar testes A/B

Uma ação importante que deve ser feita dentro da sua estratégia de marketing digital é a realização de testes A/B.

Os testes A/B permitem entender quais formatos de anúncios, e-mails e conteúdos funcionam melhor para os seus clientes, quais tipos de chamadas são mais atrativas, quais tipos de call-to-action são mais efetivos, quais cores são mais eficientes e muito mais.

Tudo isso vai ajudar você a aumentar o seu conhecimento sobre as preferências do seu público, permitindo que as próximas campanhas sejam otimizadas e alcancem um número maior de conversões.

Investir em redes sociais

Os anúncios em redes sociais podem ser uma forma incrível de melhorar a conversão da sua empresa. O pixel do Facebook, por exemplo, ajuda a otimizar e criar públicos cada vez mais específicos e qualificados para as suas campanhas de anúncios, aumentando consideravelmente as chances de conversão.

As redes sociais também ajudam a sua empresa a coletar informações cada vez mais precisas e detalhadas sobre o seu público, permitindo que você otimize toda a comunicação para a linguagem, imagem e argumento de venda mais interessantes para o seu mercado.

Analisar a performance com frequência

Outro detalhe que influencia diretamente na otimização de conversão é a análise constante de performances. É fundamental que você cobre da sua agência essa análise mensal para saber como as suas ações de marketing estão indo bem, descobrir quais ações estão dando mais resultados, quais estão dando menos e poder reorganizar os investimentos em marketing.

Pensar na experiência do usuário

Considerar a experiência do usuário é uma das premissas básicas da otimização de conversão. Nesse sentido, uma ação importante é acompanhar como o usuário tem comportado dentro das suas páginas.

Essa é uma excelente forma de descobrir se você possui todas as informações necessárias e se o usuário consegue caminhar pelo seu site de forma intuitiva, o que permite identificar pontos fracos e melhorar a experiência dos consumidores.

Analisar os caminhos do usuário nas páginas de conversão

Ainda dentro de experiência do usuário, temos a análise de páginas de conversão. É interessante acompanhar o comportamento dos usuários ou solicitar que alguém faça esse caminho, explanando suas maiores dificuldades até o momento da conversão propriamente dita. Essa análise irá ajudar você a encontrar os maiores gargalos do seu processo de conversão, dando insights de melhorias valiosas para aumentar os números.

A otimização de conversão é fundamental para aumentar os resultados da sua empresa sem, necessariamente, aumentar o investimento em marketing. Ela irá analisar todos os resultados até agora alcançados, encontrar as melhores opções para melhorar cada um desses números e aumentar o número de conversões do seu negócio. Consequentemente, haverá o aumento no número de vendas, aumento da lucratividade e do retorno sobre investimento!

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