Qual o perfil do consumidor moderno na Era Digital

O consumidor quer se relacionar com as marcas

A barreira da comunicação vertical caiu com a internet. Com a popularização das redes sociais as pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar das marcas. As ações mais imperativas foram substituídas por relações horizontais, na qual a interação e a troca de informações entre ambas as partes passaram a ser o foco. Para as empresas, essa mudança também foi importante, pois atualmente elas contam com um feedback mais rápido, sendo capazes de monitorar as reações do público em tempo real.

O melhor caminho para qualquer marca na era digital é ouvir e conversar com seus consumidores. É fundamental ter um site, um blog, contas de e-mail, perfis em redes sociais e em apps de mensagem para ter a maior abertura possível para se conectar com as pessoas. Quanto mais uma empresa se aproxima do seu cliente, maiores as chances atender às expectativas.

O público é mais exigente

A exigência está muito ligada ao maior acesso à informação e à forma como o consumidor se tornou mais seletivo. Com a internet, os usuários estão a poucos cliques de distância de diferentes empresas, ou seja, eles não precisam de muitos motivos para se deixar levar pela concorrência. Isso faz com que as pessoas fiquem mais atentas às maneiras como as marcas se posicionam, trabalham seu conteúdo e vendem seus produtos.

A saída nesse cenário é investir ao máximo em experiência de usuário. Como isso ocorre? Fazendo marketing de conteúdo, produzindo um site com boa navegação e rápido de carregar, usando técnicas de SEO, disponibilizando informações detalhadas sobre as ofertas e muitas outras táticas que ajudem o consumidor a atingir seus objetivos facilmente.

As pessoas se conectam de qualquer lugar

A mobilidade é outra característica marcante desse consumidor moderno. Uma pesquisa recente da Nielsen Ibope mostrou que pouco mais de 76 milhões de pessoas usam smartphone com internet. Isso significa que o público pode se conectar, interagir, consumir seus conteúdos e comprar suas ofertas de onde quer que estejam. O consumo que antes se resumia às lojas físicas e depois foi para os desktops, agora pouco a pouco passa a estar em qualquer local, seja no transporte público, nos shoppings, no trabalho, na escola/faculdade, etc.

Para atender com qualidade os usuários de dispositivos móveis é preciso se adaptar para aparecer bem em todas as telas. Sites com layouts responsivos, e-mails que sejam visíveis em telas menores e ferramentas que possibilitem a compra pelo mobile são alguns exemplos de otimização de estratégias para esse público específico.

Outro ponto importante a se destacar é que o poder econômico das pessoas aumentou com o tempo, o que possibilitou a aquisição e o acesso a essas tecnologias, que passaram a interferir no processo de compra.

E você, acredita que sua empresa está preparada para atender às demandas desse consumidor moderno? Além de deixar sua opinião nos comentários, assine a nossa newsletter para conferir mais conteúdos sobre marketing digital diretamente em seu e-mail!

 

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