Não é nenhum segredo que os vídeos ajudam e muito a sua autoridade na Internet a aumentar! Para se ter uma ideia, uma página com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira posição do Google, e 92% dos usuários de dispositivos móveis têm costume de compartilhar vídeos.
Isso mostra um grande potencial dos vídeos, mas de nada adianta a empresa ter um ótimo vídeo e todas essas informações, se o vídeo não chega até seu público.
Por esse motivo, hoje iremos falar sobre as 7 melhores formas de divulgar vídeos na Internet e assim, alcançar melhores resultados.
1 – Youtube
O Youtube é a plataforma de vídeos mais famosa do mundo, aliás, um dos sites mais famosos do mundo. Com uma história de encher os olhos, a cada mês mais de 1 bilhão de usuários visitam o site e gastam mais de 4 bilhões de horas assistindo a vídeos, isso é nada menos do que 1 a cada 2 usuários de internet no mundo.
Algumas pessoas que não utilizam o Youtube corriqueiramente às vezes têm a impressão de que as buscas são apenas por música, youtubers e entretenimento, mas isso não é verdade. Os internautas estão em uma constante busca por conteúdos educativos, informativos, tutoriais e por aí vai.
Números e informações assim têm feito o Youtube o queridinho das grandes marcas, já que na função paga, Youtube Ads, é uma excelente opção para atingir o grande público, inclusive facilitando a transferência de verba da antiga e cada vez menos útil televisão.
Porém é nos resultados orgânicos que o Youtube realmente tem se destacado, com grandes oportunidades para empresas de todos os portes.
Com uma base de usuários tão grande, o Youtube é hoje o segundo maior buscador do mundo, com 3 bilhões de buscas por mês, ficando atrás apenas do Google. E assim, diferentemente das redes sociais em geral, os vídeos postados são encontrados pelos usuários, tanto por buscas ativas, quanto por sugestões que a plataforma fornece aos usuários de acordo com as suas preferências.
Além disso, como o Youtube pertence ao Google, seguidos levantamentos demonstram que mais de 80% dos vídeos que aparecem no maior buscador da Internet são do Youtube.
E para finalizar esta lista de grandes vantagens, é importante lembrar que o Google premia páginas que usam vídeos do Youtube, então se você posta os vídeos no Youtube e os insere em um blog, por exemplo, o blog ganha muitos pontos para SEO (Search Engine Optimization).
Resumindo, as pessoas e os buscadores simplesmente adoram vídeos e o Google adora o Youtube. Escrevemos um guia completo apenas sobre Vídeo SEO, que você pode conferir aqui.
2 – Facebook
Diante das grandes vantagens do Youtube, os adversários dessa plataforma precisam inovar e trazer alguns diferenciais contundentes para abocanhar uma parte desse enorme ativo: a atenção das pessoas.
O Facebook entrou na batalha dos vídeos online em 2015, quando habilitou a função anúncios em vídeos no seu sistema. E, para mostrar a força da maior rede social do planeta, já ocupa o lugar de maior concorrente do Youtube e é de longe a plataforma que vem ganhando terreno mais rapidamente.
E isso vai continuar. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, declarou no início de 2017:
“Our biggest focus continues to be putting video first across our family of apps.”
Trata-se de uma ferramenta muito eficaz no quesito resultado a curto prazo e propaganda direcionada, já que o Facebook possui uma vasta base de dados sobre seus usuários, os quais as próprias pessoas incluem em seus perfis, e que ficam ao seu alcance na hora de direcionar campanhas.
Além disso, a rede social também possui o Pixel do Facebook, que permite integrar as conversões e é fundamental para avaliar e melhorar os resultados das campanhas.
Em termos orgânicos, embora saibamos que qualquer postagem possui vida curta no Facebook, devido a não haver uma ferramenta de busca ativa, o site busca dar uma vantagem desproporcional no alcance de posts no formato vídeos. E não é de se surpreender que em um estudo feito pela Small Business Trends, foi identificado que uma postagem com vídeo recebe 2 vezes mais interações e 7 vezes mais comentários que qualquer outro formato.
Paralelo a tudo isso, a rede social ainda lançou uma função que vem fazendo muito sucesso: o Facebook Live, que além de representar uma tendência avassaladora, também recebe grande vantagem por parte da plataforma.
3 – Instagram
Uma rede que pertence ao Facebook e também não ficou para trás. Apenas no Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas já usam a função vídeo no Instagram. Um dos grandes diferenciais da plataforma, famosa pela criatividade, é que ela possui a maior média de usuários seguindo marcas e um engajamento muito maior do que em outras redes sociais: 10 vezes maior que o Facebook, 54 vezes maior que o Pinterest e 84 vezes maior que o Twitter.
Para completar, há um dado que vai te deixar de queixo caído: 40% dos vídeos mais populares da plataforma são de empresas, e em 2016 o Instagram obteve investimento de cerca de 200 mil anunciantes apenas no Brasil.
Então se você pensa que Instagram é meramente um lugar de fotos de prato de comida e selfies na academia, pense novamente, pois seu público pode estar lá e seguindo seu concorrente.
Recentemente, o Instagram inseriu em seu aplicativo a função Stories, que permite ao usuário criar vídeos curtos que desaparecem 24 horas após a publicação. Assim, é possível compartilhar conteúdos mais imediatos com a sua audiência, criando com ela um canal de comunicação mais íntimo.
Fizemos uma postagem especial sobre a funcionalidade Stories que você pode conferir aqui!
4 – Twitter
Desde 2013 o Twitter passou a aceitar conteúdo em vídeo e trouxe dois grandes diferenciais.
O primeiro, um público que adora conteúdo de empresas. O segundo, a possibilidade de direcionar campanhas baseadas em canais que o público já acompanha, o canal do seu concorrente direto, por exemplo, o que torna a solução excelente para Marketing de Conteúdo em Vídeo.
Na plataforma, vídeos geram até 2,5 mais interações e 2,8 mais retweets do que adições de status em texto, sendo assim uma grande oportunidade de gerar mais resultados e engajamentos.
Recentemente a plataforma atualizou o número máximo de caracteres para 280, sendo que os vídeos continuam com 140 segundos. Mas isso não é bem uma limitação. Para se ter uma ideia, a grande maioria dos Vídeos Explicativos, por exemplo, possuem entre 60 e 90 segundos, então 140 segundos é mais do que suficiente para passar o seu recado.
No Brasil, a plataforma já conta com mais de 30 milhões de contas sendo o segundo maior mercado no Twitter, ficando atrás somente dos EUA. Vídeos no Twitter tem gerado resultados incríveis para empresas de todos os portes e já ficou claro que a empresa veio para ficar no mercado de vídeos online!
5 – Whatsapp
O Whatsapp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. Desses, o Brasil é o segundo país que mais usa o serviço, com mais de 75% dos aparelhos celulares com o aplicativo instalado.
O envio de vídeos pelo aplicativo é um tanto limitado para uso profissional, uma vez que não possui ferramentas para envio em massa ou segmentação de público. Porém, com um bom trabalho de formiguinha ou utilizando ferramentas externas de envio, principalmente se estiverem conectadas a sistemas de Big Data, é possível explorar todo o potencial da plataforma.
Este é outro aplicativo que também ganhou recentemente o recurso Status (semelhante ao Stories do Instagram), mas com uso ainda pequeno e pouca adesão de empresas.
6 – Vimeo
Esta é a opção com menos potencial de marketing, mas que ainda assim tem seu lugar cativo na lembrança das pessoas em relação a vídeos online. A plataforma oferece a maior qualidade de reprodução de vídeos e possui um player altamente customizável, com opções avançadas na versão paga.
Recebendo 16 vezes menos exposição no Google do que o Youtube, pode-se afirmar que não é a plataforma mais adequada para viralização de vídeos, mas também não se pode dizer que não ocorra.
Porém, uma das vantagens do site é justamente ser mais difícil (ou até impossível, dependendo da configuração) encontrar os vídeos lá postados, tornando esta a melhor opção para vídeos que não devem ser encontrados aleatoriamente. Por exemplo, vídeos que só fazem sentido dentro de uma determinada página de um site ou que devem ser vistos apenas por um público relativamente restrito.
O Vimeo é conhecido por ter trabalhos extremamente profissionais e de alta qualidade, assim como os vídeos desta postagem.
7 – E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito usada por marketeiros para diversas finalidades. Os vídeos trazem vantagens extras. Quando presentes, as taxas de clique aumentam entre 200% e 300%, tornando a estratégia muito promissora para empresas de todos os portes.
Em linhas gerais, é interessante utilizar vídeos que serão também utilizados em outros meios ou situações, como no site ou em reuniões, para otimizar ainda mais os investimentos em audiovisual.
O importante é ter em mente que vídeos são úteis em todo o funil de uma estratégia de marketing, e o uso do e-mail é uma delas.
Para saber mais sobre como usar vídeos em uma estratégia de e-mail marketing, não deixe de acessar a postagem completa sobre o assunto aqui.
Se você gostou desse artigo, não pode perder o nosso Guia Completo das Métricas!
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E até a próxima!
Esse post foi produzido pela Matilde Filmes.