Você já iniciou as atividades da sua loja virtual e precisa de um incremento nas vendas para fazer girar o seu capital investido. Não sabe por onde começar? Conheça as dicas que preparamos para te ajudar a alavancar o seu negócio virtual. Acompanhe com a gente!
Cuide do conteúdo
Este item fundamental para a sua loja virtual precisa ser sempre muito bem planejado e adaptado constantemente conforme o seu público-alvo ou assuntos do momento. Para isso, é importante estar antenado às tendências de mercado e buscar cada vez mais novidades para oferecer aos seus consumidores. O cuidado com um texto bem escrito, atualizações frequentes e utilidades para o seu leitor são fundamentais para mantê-lo sempre fiel à sua página, feed ou newsletter. Lembre-se de que ganhar a atenção de um consumidor na internet é algo extremamente difícil, já que existem inúmeras outras páginas disputando pelo mesmo clique. Portanto: faça a diferença!
O conteúdo que você traz é o que gera relacionamento, credibilidade e fidelidade por parte dos seus clientes. Tenha sempre as cartas na manga para saber lidar e gerenciar bem esse conteúdo. Não se esqueça de que as redes sociais e blogs possuem papel de destaque neste processo. Mantenha-os sempre atualizados e com conteúdos úteis, que despertem o interesse do seu público.
Neste tópico, vale lembrar também dos anúncios. Sejam eles quais forem, precisam estar adequados ao seu objetivo e oferecer algo interessante para que sejam clicados. Ofereça sempre soluções ao invés de apenas produtos prontos. Essas informações fazem a diferença para um conteúdo de sucesso.
Crie relacionamento
Uma das formas mais primitivas de divulgar o seu comércio eletrônico é o relacionamento. Ele é um dos pontos que mais precisam receber atenção e pode ser dos mais variados tipos. Desde contar para os seus amigos sobre a sua loja virtual até manter um blog. Tudo isso são maneiras de estar próximo do seu cliente e escutar os comentários e observações deles. Mantendo um bom relacionamento, além de ter feedback sobre o que os seus clientes estão pensando sobre sua loja e seus produtos (ou serviços), você consegue também adquirir a confiança deles. Essa interação aproxima e constrói ligações duradouras, fundamentais para a fixação da marca e estabelecimento de uma linguagem própria.
Mantenha relacionamento mesmo após a venda
Disponibilize canais de contato para que o seu cliente possa buscar informações em caso de problemas ou sugestões. Essa atitude traz mensagens importantes para que você saiba em que precisa melhorar. Fique de olho nas necessidades do seu público e acompanhe constantemente o processo de venda (mas não só o processo, também o pós-venda, certo?). Não se esqueça de que essa assistência ao consumidor faz toda a diferença no seu e-commerce.
Dê atenção especial para a logística
A entrega de mercadorias na casa do cliente é a atividade final da sua loja virtual, portanto, tenha uma atenção especial a esse quesito. Mercadorias que atrasam, chegam avariadas ou não são entregues geram descrédito e desconfiança por parte dos clientes. Por isso é tão importante acompanhar esse processo de perto para entregar aos seus consumidores um serviço de qualidade e com a rapidez necessária para arrancar elogios e encantar os compradores.
Faça uma pesquisa de benchmark
Por último e não menos importante, é preciso prestar atenção no que a concorrência está fazendo. Analise a maneira como eles entregam, como são os portfólios de produtos, entre outros aspectos. Nesta etapa, é preciso fazer benchmark para o seu negócio, com concorrentes que trabalham com o mesmo segmento/produto ou serviço que você. Fique atento e aplique as melhores práticas na sua loja também. Mas lembre-se: inovar e ser diferente pode ser algo espetacular!
Depois de ler este texto você percebeu como é importante se atentar a todos esses quesitos para alavancar uma loja virtual de sucesso, não é mesmo? São eles que trazem êxito para a sua loja virtual. E você, já teve alguma experiência interessante no seu e-commerce? Compartilhe conosco através dos comentários!