Para se destacar de vez do restante da concorrência na internet e gerar resultados mais positivos é preciso planejar, executar, monitorar e, claro, agir para corrigir eventuais falhas o quanto antes, sempre visando utilizar os recursos investidos da melhor maneira possível. E isso tudo pode ser alcançado ao se traçar um bom planejamento de marketing digital, criando campanhas online que gerarão ótimos resultados, trazendo mais clientes e elevando a reputação da sua empresa. Quer saber pelo menos por onde começar? Então confira agora mesmo nosso post:
Objetivos, metas e métricas
Todo planejamento deve começar pela elaboração de objetivos, os quais serão desmembrados em metas de curto, médio e longo prazos. Essas metas, por sua vez, devem ser acompanhadas de métricas, ou seja, indicadores que demonstrem o desempenho concreto da empresa. Os objetivos são refletidos em KPIs — ou indicadores de performance —, que dirão como anda a performance da organização em relação aos objetivos previamente traçados.
Sem esses três elementos muito bem estabelecidos e devidamente compreendidos por todos os envolvidos na campanha, fica bem mais difícil manter um desempenho de qualidade para gerar resultados efetivos. Assim, pare e reflita cuidadosamente sobre esses itens e os tenha sempre à mão para não perder o foco durante o desenvolvimento das ações.
Estratégias e ferramentas
A internet é um amplo — e fértil — espaço para a aplicação de diversas estratégias e ferramentas para desenvolver campanhas online que gerem resultados. Por isso, basta selecionar as soluções certas e aplicá-las adequadamente, mantendo um monitoramento constante para avaliar sua respectiva eficácia. Que tal dar uma olhadinha em algumas das estratégias possíveis?
- Marketing de conteúdo: vem sendo um dos principais artifícios para captar e fidelizar clientes;
- SEO: contribui para melhorar o posicionamento de sites e blogs nos mecanismos de busca e também para atrair leads mais qualificados;
- Redes sociais: permitem uma interação única com leads e clientes, ampliando a visibilidade da empresa;
- Anúncios online: potencializam as ações da empresa e dão maior destaque nos resultados das buscas;
- Ferramentas de analytics: mensuram resultados e identificam pontos de melhoria nas demais estratégias.
Indicadores de eficácia
Os indicadores variam de acordo com os objetivos de cada uma de suas campanhas, mas existem alguns pontos que simplesmente não podem ser esquecidos. O primeiro deles é que todo indicador de desempenho deve ser mensurável, ou seja, trazer respostas devidamente quantificáveis, que possam ser analisadas e melhoradas com o aprimoramento das estratégias. Vale apontar também que cada estratégia deve ser analisada isoladamente para que seja possível verificar sua eficácia por si só. Isso sem contar que o conjunto das estratégias deve ser igualmente mensurado, a fim de que se tenha uma visão global da performance da empresa. Confira alguns desse medidores:
Tráfego
Se você tem campanhas online que geram resultados, o tráfego do seu site ou blog aumentará na medida em que suas estratégias forem executadas, sendo um reflexo natural de boas campanhas online. Portanto, nunca deixe de ficar de olho nesse indicador!
Conversão
As conversões nada mais são que consequências naturais de campanhas online que geram resultados, uma vez que são a prova de que tudo está saindo conforme o planejado. Assim, quanto mais conversões forem concluídas, maior será a certeza de que se está no caminho certo.
ROI
O retorno sobre o investimento é o que coroa as campanhas online que realmente geram resultados, pois demonstra, em dinheiro, o quanto seu investimento foi valioso para que a empresa conseguisse resultados únicos. No final das contas, é o ROI que vai dizer se seu investimento valeu ou não a pena.
Viu só como nem é tão complicado assim? Basta escolher e ficar de olho nos indicadores certos, além de, claro, colocar o planejamento em ação da melhor maneira possível! Quer saber mais sobre como fazer campanhas online que gerem resultados efetivos? Então entre em contato com a Flammo! E não deixe de comentar aqui para nos contar sobre suas impressões e experiências! Participe!
Ótimo post, muito bem bolado, mandaram muito bem!
[…] de suma importância que as métricas definidas como indicadores de resultado no planejamento sejam utilizadas periodicamente. A vantagem […]
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