O planejamento estratégico é um passo importante para a empresa, pois direciona todas as suas áreas e ações para os objetivos organizacionais previamente estipulados. Dentro desse planejamento encontramos o plano anual de marketing, ou seja, o planejamento das estratégias e ações que nortearão a empresa no próximo ano.
Antes de iniciá-lo é preciso fazer uma análise do ano que passou, comparar os resultados aos dos anos anteriores e olhar para o futuro tendo-se a certeza de que a evolução será constante. Para tanto, não basta olhar apenas para si mesmo, é necessário olhar para o mercado.
Quer saber como montar um plano anual de marketing para a sua empresa? Então confira agora mesmo nosso post e mãos à obra!
Análises prévias
SWOT
A análise SWOT é imprescindível para que você tenha consciência das suas potencialidades no mercado, bem como dos riscos que o seu plano de marketing pode correr. Por meio dessa análise, você configura suas forças e fraquezas e suas oportunidades e ameaças, para, assim, descobrir onde pode melhorar as suas estratégias a fim de estabelecer diferenciais no mercado.
Concorrência
Estar por dentro das ações de marketing de seus concorrentes também é fundamental para que você mantenha sua diferenciação e ganhe maior visibilidade em relação aos demais players do mercado. Por meio do benchmarking você também sabe quais são as melhores práticas dos seus concorrentes e quais são seus gaps de competência, podendo utilizar essas informações para ganhar em soluções mais adequadas aos clientes e um marketing mais efetivo.
Mercado
Se seu mercado de atuação está em retração, de nada adianta esperar um milagre para que o cenário mude, não concorda? Você deve conhecer o mercado para adequar-se às tendências e, assim, tirar maior proveito das suas potencialidades.
Perfil de compra do consumidor
Como o plano anual de marketing estará voltado para despertar nos clientes e consumidores a intenção de compra dos seus produtos e serviços, você deve fazer uma pesquisa aprofundada sobre seu comportamento de compra, a fim de utilizar essas informações para criar estratégias de marketing cada vez mais assertivas.
Plano efetivo
Primeiramente é preciso saber que seu plano anual de marketing deve estar alinhado ao planejamento estratégico global da empresa e que suas ações de marketing devem estar focadas na obtenção dos resultados estipulados no planejamento estratégico. Ou seja, o marketing deve contribuir significativamente para que os objetivos da organização sejam atingidos.
Posicionamento
De posse de todos os dados e informações levantados durante a análise, você deve, finalmente, definir seu posicionamento perante o mercado. Como sua empresa atuará? Você trabalhará um marketing acirrado, manterá sua participação de mercado ou pretende expandir sua atuação? Como você pretende lidar com a concorrência?
Essas e outras perguntas devem ser respondidas no seu plano anual de marketing, onde você tratará detalhadamente de tudo o que será necessário para chegar aos resultados esperados.
Objetivos, metas e ações
Nesse estágio você definirá os objetivos e as metas para suas estratégias de marketing — como, por exemplo, um aumento de 20% nas vendas, a geração de 10% a mais de tráfego no site, o incremento de 30% na receita e assim por diante.
Com esses objetivos devidamente delineados, você já pode passar para a definição das ações a serem realizadas para que essas metas sejam atingidas. Entre as ações podem estar eventos, marketing de conteúdo, promoções, Facebook Ads, entre outros.
Cronograma
As ações de marketing geralmente levam mais de um dia, portanto, estabeleça os períodos em que cada ação deve entrar em vigor e também a hora de cessar os trabalhos, quem é o responsável e quais são os recursos necessários, detalhando cada passo o máximo possível para que nada saia fora do planejado.
Resultados esperados
Que resultados você espera com cada ação do seu plano anual de marketing? Ao determinar esses resultados, você também deve definir indicadores de desempenho para cada um deles, visando acompanhar de perto se suas estratégias estão surtindo o efeito desejado.
Lembre-se de que um ano é considerado um prazo curto e que sua empresa deve estar preparada para um plano de marketing também a longo prazo. Aproveite esse planejamento e dê sequência para que você possa fazer um plano de marketing mais prolongado, visando ações de médio e longo prazos.
Agora comente aqui e nos conte se já está usando um plano anual de marketing na sua empresa! Compartilhe suas experiências conosco, diga como esse planejamento tem ajudado sua empresa! Participe!