O que uma agência digital pode fazer pelo seu negócio?

Por que não contratar uma agência digital? Você, gestor, com certeza já ouviu essa pergunta, vinda das mais variadas fontes, seja em reuniões com parceiros comerciais, encontros da diretoria ou até mesmo em rodas informais de conversa, não é verdade? Se nessas ocasiões você não soube ou não tinha tanta segurança assim sobre o que responder, saiba que esse artigo foi mesmo feito para você!

Em uma primeira análise, é importante compreender o quanto a evolução tecnológica tem influenciado os mercados em nível global. Uma imensa parcela da população potencialmente consumidora de produtos e serviços — incluindo aí, obviamente, os que sua empresa oferece — está conectada, fazendo com que seja imprescindível para qualquer organização marcar presença firme na internet e nos ecossistemas digitais como um todo.

Quer entender melhor o que uma agência digital pode efetivamente fazer por seu negócio? Então confira agora mesmo nosso post e tire já toda e qualquer dúvida sobre o tema! Vamos lá?

Mas, afinal, o que é uma agência digital?

Uma agência digital nada mais é que uma empresa que presta serviços para outras organizações que necessitam de suporte na área de desenvolvimento técnico, analítico e criativo para produtos voltados para a internet — que vão desde aqueles que já conhecemos muito bem por pura experiência, como sites e e-mail marketing, por exemplo, passando por campanhas complexas de relacionamento virtual com consumidores e chegando até a criação de sistemas inteiros baseados na internet.

O papel das agências digitais, assim como sua importância para as empresas, pode, então, ser bastante amplo, irradiando-se para as mais diversas direções, todas elas vertentes estratégicas de grande valia para todo e qualquer negócio. Lembrando que, apesar de ser um ambiente bastante democrático, trabalhar com a internet requer um alto nível de especialização profissional, o que envolve aspectos técnicos e criativos amplamente oferecido pelas agências digitais.

Quais os setores e as áreas de atuação das agências?

Desenvolvimento de sistemas e aplicações

Algumas agências digitais são focadas na criação e no desenvolvimento de aplicações específicas para a web, de acordo com as necessidades estratégicas de casa empresa. Alguns exemplos bem comuns são sistemas de gerenciamento de lojas virtuais, de disparo de e-mails de mala direta ou até mesmo alguns bem complexos, que envolvem pagamentos virtuais.

Comunicação digital

A imensa maioria das agências digitais presta valiosos serviços de comunicação focados em mídias on-line. Nesse nicho estão a produção de conteúdo, o gerenciamento de perfis nas redes sociais, a criação e o monitoramento de campanhas de relacionamento, a geração de leads para e-commerce e o reforço positivo da marca e dos produtos em relação ao cada vez mais exigente público virtual.

Gestão em web

Algumas empresas têm uma verdadeira vida on-line, o que abrange desde um site a um e-commerce, passando por blogs, perfis nas redes sociais e aplicativos, dentre muitos outros. Tudo isso requer um alto nível de gerenciamento, geralmente oferecido por uma agência digital devidamente especializada na área.

Vale salientar que essas atribuições são encontradas em todas as agências digitais, sendo que algumas têm como foco a área de comunicação — geralmente as que antes cuidavam dessa área, mas de modo offline —, outras concentram seus esforços em tecnologias e sistemas, enquanto outras oferecem um pacote bem mais amplo, um verdadeiro planejamento web completo. Melhor optar por quem conhece tudo muito bem, oferecendo suporte início ao fim, não concorda? Então o que ainda está esperando?

Agora comente aqui e nos conte se ficou ainda alguma dúvida! Já conhecia a abrangência do trabalho de uma agência digital? Compartilhe suas impressões conosco!

Um comentário em “1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *