Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

Por que é tão importante analisar os resultados de suas campanhas digitais?

Por que é tão importante analisar os resultados de suas campanhas digitais?

Que o marketing digital atualmente é a melhor maneira de obter visibilidade na internet, atrair clientes e aumentar as vendas ninguém tem mais dúvidas, certo? Mas por que exatamente se deve analisar os resultados das campanhas? Pois saiba, desde já, que analisar os resultados da sua campanha digital não é mero capricho! Ao monitorar os efeitos gerados pelas ações desenvolvidas, normalmente se obtém insights excepcionais para elevar sua estratégia e, consequentemente, vender ainda mais! Quer saber como? Então acompanhe:

Será que você conhece seus clientes?

O perfil dos consumidores muda constantemente, exigindo que as empresas adaptem rapidamente suas estratégias de marketing digital para atender às novas demandas. Nesse cenário, se você se antecipa e analisa os resultados de suas campanhas digitais, certamente conseguirá traçar um perfil cada vez mais específico do seu público-alvo, descobrindo comportamentos, hábitos e atitudes que contribuam para melhorar o relacionamento da organização com seus consumidores.

De onde as pessoas vêm e para onde vão?

Ao analisar os resultados de suas campanhas digitais, você passa a ter em mãos um roteiro indicador do caminho percorrido pelas pessoas até que cheguem a você na internet. Assim é possível descobrir se elas normalmente começam pelas redes sociais, chegam ao seu blog e vão até o site ou se simplesmente chegam diretamente à sua homepage por meio de um motor de busca, por exemplo. Com esse histórico, otimizar seus investimentos nos canais de comunicação que mais geram leads para a empresa fica muito mais fácil, o que aumenta significativamente as chances de se fechar bons negócios em um futuro próximo.

Você por acaso acerta 100% das vezes?

É simplesmente impossível que se consiga ter uma campanha digital 100% efetiva. Por isso, analisar de perto os resultados de suas campanhas digitais permite que você encontre falhas e pontos de possíveis melhorias. Assim você pode trabalhar para sanar esses gaps e maximizar os resultados sem perder o investimento realizado, além de reduzir custos de aquisição de clientes e aprimorar ainda mais a comunicação da sua marca com o público.

Como saber o que realmente atrai sua audiência?

Uma das certezas do marketing digital é que se você não testar várias possibilidades, não saberá qual estratégia é mais eficaz e, ao contrário, qual não serve para você. Sendo assim, analisar os resultados de suas campanhas proporciona a oportunidade de saber o que de fato atrai sua audiência e o que realmente não funciona, possibilitando o enfoque de esforços naquilo que realmente faz a diferença para sua empresa e gera resultados satisfatórios.

O que analisar em uma campanha digital?

Em toda e qualquer campanha digital são diversos os recursos, as ferramentas e estratégias utilizados, certo? Mas será que é necessário analisar absolutamente tudo? Como quanto maior for seu poder de análise, mais insights terá sobre seu público e como melhorar sua campanha digital, avalie tudo o que puder, mas sempre concentrando sua atenção nos indicadores que efetivamente geram resultados para a empresa.

  • No site: vale analisar o número de visitas, as páginas visualizadas, em que página o visitante abandona seu site, quanto tempo os usuários passam por ali e o número de conversões;
  • No blog: fique de olho no número de visitas, no tempo de permanência dos usuários, nos comentários feitos, além de checar os compartilhamentos e as curtidas na redes sociais;
  • Nas redes sociais: aqui o que vale é o número de curtidas, além dos cliques, dos compartilhamentos, das visualizações e, claro, dos comentários;
  • Nas landing pages: avalie pelo menos o número de visitas, de compartilhamentos e de conversões;
  • No e-mail marketing: nessa modalidade, cheque a taxa de abertura, os opt ins e opt outs, o número de cliques e de conversões.

Lembre-se sempre de que as métricas e os resultados dependem quase que exclusivamente do seu negócio e do objetivo da campanha digital, sendo, portanto, diferentes para cada empresa! O importante é avaliar suas metas, definir as métricas mais relevantes para acompanhar o progresso e colocar a mão na massa!

Agora que você já sabe por que deve analisar os efeitos de suas campanhas digitais, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Compartilhe seus questionamentos conosco e participe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca