Com cada vez mais clientes aproveitando as facilidades que o mercado online apresenta, é natural que muitas empresas direcionem as suas ações nesse sentido.
Para ser um intermediário dessa relação, surge a figura da agência de marketing digital. Com a sua expertise, ela é capaz de alinhar os pontos necessários e ajudar a gerar bons resultados.
Buscando detalhar as etapas que fazem parte desse processo, listamos a seguir algumas das principais tarefas de uma agência de marketing digital:
Desenvolvimento de sites
Um site bem elaborado, que disponibilize conteúdo de qualidade e facilite a navegação, é fundamental para atrair visitantes e fazer com que eles se convertam em vendas ou no objetivo desejado.
Uma agência de marketing digital tem profissionais especializados e com capacidade para realizar todos os passos que envolvem a construção, manutenção e gerenciamento de um site.
Etapas como a elaboração de um design responsivo, escolha das palavras-chave e utilização de técnicas de SEO ajudam o seu site a ser mais facilmente localizado nos mecanismos de busca e mostram a importância do trabalho de uma agência para realizar tais ações.
Definição de estratégias digitais
Encontrar estratégias digitais que possam trazer resultados para a sua empresa depende de um planejamento que leve em conta o que você tem a oferecer e as necessidades do público.
A agência faz esse planejamento e também coloca em prática as estratégias definidas. Alguns exemplos são o uso do e-mail marketing e o remarketing, ou seja, exibir um anúncio para alguém que já visitou o seu site e não fez a compra naquele momento.
Monitoramento das redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para interagir com os clientes e demais interessados no seu trabalho. Porém, esse processo depende de uma capacidade de monitoramento para avaliar o alcance das suas postagens e os pontos fracos a serem melhorados.
Os profissionais da agência realizam essa tarefa e podem usar todo o seu conhecimento para gerar mais resultados. Isso permite também que a empresa possa focar nas suas atividades enquanto o monitoramento é feito.
Elaboração de campanhas em mídias digitais
Criar campanhas pode ser um atalho para se chegar mais rápido nos números desejados.
Contar com a presença de uma agência para essa ação é importante, já que ela ajuda o cliente a elaborar todas as etapas, escolhendo o tipo de campanha, a mídia em que será veiculada e o público-alvo a ser atingido.
Aplicação e análise de métricas
As métricas são recursos importantes para analisar os resultados da empresa em suas ações digitais.
Indicadores como o custo de aquisição por cliente (CAC), retorno sobre o investimento (ROI) e o tempo médio de permanência em seu site permitem verificar o andamento das estratégias e fazer as devidas correções. Por serem atividades que exigem uma série de conhecimentos, contratar uma agência facilita a missão de cumprir essas demandas.
O mapeamento das principais tarefas de uma agência de marketing digital mostra os motivos de serem tão procuradas e explica como auxiliam na geração de resultados de alto nível. Gostou desse post e quer conhecer outras estratégias digitais poderosas? Siga nosso perfil no Twitter e no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!