Desde abril de 2018 deste ano, o Google passou a priorizar sites com design responsivo no ranqueamento dos resultados de sua busca orgânica, visando melhorar ainda mais a experiência do usuário que está cada dia mais conectado nos dispositivos mobile.
E essa medida acabou por colocar muitas empresas que ainda não haviam pensado em mudar suas plataformas para esse novo visual em alerta vermelho.
E você, já se preparou para essa mudança ou ainda não vê motivos para se mexer? Pois confira agora mesmo nosso artigo e entenda por que é importante investir no design responsivo:
Mas, afinal, o que é design responsivo?
O design responsivo é uma técnica de estruturação de sites baseada em HTML5 e CSS que permite que seu site se adapte a qualquer tamanho de tela, mantendo as configurações básicas para que o usuário possa navegar sem dificuldades.
Essa nova maneira de desenvolver sites se tornou imprescindível a partir do momento que os dispositivos mobile passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas, transformando-se, para muitas, em primeira opção quando o assunto é acessar a internet.
Por que você deve investir em um site responsivo?
Se você pretende manter sua marca colada a seus clientes, o site responsivo é o caminho. Então veja exatamente o que ele pode fazer por você:
Acesso
O sonho de toda empresa é estar ao lado do cliente em todos os momentos, não é mesmo?
Pois com um site responsivo você consegue, afinal, só no Brasil já são quase 40 milhões de smartphones ativos, o que também significa quase 40 milhões de pessoas conectadas à internet integralmente.
E não se pode simplesmente ignorar essa gigantesca fatia do mercado, não concorda?
Experiência
À medida que os recursos tecnológicos evoluem, os consumidores também se tornam mais exigentes, certo?
No caso de um site, atualmente é impossível pensarmos em uma página que demore longos minutos para carregar, um menu completamente desconfigurado ou ainda letras minúsculas gerando um alto tráfego por muito tempo, não é verdade?
Pois esses problemas não acontecem com um site responsivo, já que todos os elementos são automaticamente redimensionados para promover uma experiência realmente de qualidade para o visitante, independentemente do tamanho da tela.
Visibilidade
A visibilidade do seu site na internet é determinante para fazer cada vez mais e melhores negócios.
E como já falamos lá no início da nossa conversa, o Google passou a dar preferência aos sites que contam com um design responsivo, ou seja, seus algoritmos classificam melhor aquelas marcas que pensam, assim como ele, na experiência do usuário.
Dessa forma, se você pretende manter ou ganhar ainda mais visibilidade na web, não tem como escapar de um site responsivo o quanto antes.
Venda
Segundo o relatório WebShoppers 2014, da empresa e-Bit, as vendas por dispositivos mobile já somam 9,7% de toda a movimentação do mercado e-commerce, um número bastante significativo se considerarmos que esse tipo de comércio se desenvolveu nos últimos cinco anos.
Desses 9,7%, 65% das vendas é realizada por meio de smartphones, enquanto 35% se dá por meio de tablets.
E o melhor é que, se esses números podem surpreender ainda mais até o final de 2015, imagine nos próximos anos, quando os smartphones se tornarem ainda mais acessíveis à população!
Nesse cenário, como ficar para trás é perder vendas, o melhor é acompanhar a evolução.
Como um site responsivo aumenta as vendas
Essa é a questão que realmente interessa.
O quanto de resultado o investimento em site com design responsivo irá trazer para o seu negócio?
Vamos explorar alguns benefícios dessa estratégia:
Melhorar a sua posição no Google
Tendo em vista o crescente número de usuários mobile, o Google criou a campanha chamada “#MobileMadness”, que desde abril de 2015 vem aumentando cada vez mais a chance do seu site aparecer no topo da lista de pesquisas.
Melhorar a experiência de navegação para seus clientes
Segundo pesquisas realizadas, o crescimento do tráfego online via mobile terá um crescimento absurdo até 2020, podendo chegar a um patamar de 13 vezes mais usuários utilizando esses dispositivos para navegar na internet.
Já pensou no quanto sua empresa poderá lucrar com um site responsivo? Pois ele irá proporcionar uma excelente experiência de navegação para seus clientes.
E não é só isso! Veja outros dados que mostram como é vantajoso ter um site responsivo:
- 7 entre cada 10 usuários poderá esperar somente 5 segundos para uma página carregar;
- 6 entre 10 usuários não voltam a um site mobile que tiveram dificuldade em abrir, portanto o site responsivo sai na frente nesse quesito;
- Mais de 15% das compras no mercado livre na América latina são feitas via mobile;
- O valor médio de compras mobile é 13% maior do que compras feitas em outros dispositivos;
- Desde o fim de 2014 a maioria dos sites é acessado via mobile.
Carregamento rápido
O site responsivo tem uma característica importante: ele é capaz de carregar mais rápido as páginas, já que o layout e a programação são feitos para se adaptar a plataformas mobile.
Aparece na busca mobile
O Google informou que sites que não são responsivos não aparecerão mais nas buscas feitas por dispositivos móveis.
Dessa forma, se seu objetivo é aumentar as vendas, então corra para oferecer ao seu cliente mais essa facilidade.
Adaptabilidade em modelos futuros
Seu site responsivo vai se adaptar a qualquer modelo que for lançado, já que sua plataforma é feita para se adequar a qualquer tela de qualquer modelo de dispositivo.
E como a tecnologia está sempre avançando, essa é mais uma vantagem nesse tipo de site.
Atualizações automáticas
Sempre que for gerado conteúdo no seu site, ele será atualizado em todas as plataformas sem perder a qualidade da postagem.
O conteúdo irá se adequar à tela, independente de ser um vídeo, uma imagem ou um texto. Assim, seu usuário terá atualizações adaptadas automaticamente.
Contratação de empresas sérias para criar seu site responsivo
Se você deseja construir um site responsivo ou mesmo converter um que você já tenha com objetivo de aumentar o tráfego e, consequentemente, gerar mais vendas, procure contratar uma agência especializada no assunto.
Pois os desenvolvedores dessas empresas conhecem bem as principais ferramentas que irão tornar seu site o mais otimizável possível para facilitar a navegabilidade dos usuários.
Enfim, empresas que não se adaptarem a esse novo padrão tecnológico acabarão ficando para trás, deixando de gerar um número significativo de vendas. Portanto, transformar seu site em um site responsivo não é um luxo, e sim uma necessidade.
E sua empresa? Ela já possui um site responsivo? Comente aqui conosco, tire suas dúvidas e deixe suas experiências.