Se você mora no Brasil, certamente conhece a MRV Engenharia, que é hoje a maior construtora da América Latina, presente em mais de 150 cidades do país e com mais de 320 mil casas e apartamentos vendidos desde a sua fundação, em 1979.
Aqui na Flammo tivemos a sorte de atender a MRV desde o nosso começo, em 2008. De lá para cá, evoluímos muito junto com eles em entrega de valor e resultados.
Aproveitando essa parceria, pudemos construir esse case junto ao departamento de marketing digital da Construtora, e seguimos melhorando os números para entregar ainda mais resultados incríveis.
Oportunidade em aberto
Em uma reunião com a Fabiana Dias – gerente de marketing digital da MRV – colocamos na mesa o tópico: “cliente topo de funil”.
Ou seja, aquela pessoa no início da jornada de compra, que não vai comprar um apartamento agora, mas que certamente o fará no futuro.
Convenhamos, todo mundo quer ter o seu cantinho um dia, não é?
Partindo da estatística de que somente cerca de 10% de toda a base de clientes de qualquer empresa está no momento de compra, nós enxergamos uma oportunidade: por que não conversar com essa pessoa que ainda não se decidiu?
Na prática, estamos falando do público que tem interesse em assuntos como economia familiar, financiamento bancário, como escolher o melhor apartamento… enfim, termos pré-compra do apê.
Rapidamente, junto com a turma da MRV, percebemos que isso ainda não era feito.
E aí vislumbramos a oportunidade de atacar esse contexto.
Mapeando as possibilidades
Conforme fomos introduzindo e explorando a idéia de atacar potenciais clientes no início da jornada de compra, a Fabiana sacou seu celular, acessou o registro.br e virou a tela para nós, explicitando: “o domínio comocomprarumapartamento.com.br está disponível.”
A partir daí a idéia tomou corpo e ficou bem clara para todos: vamos construir um canal educativo, oferecendo conteúdo de qualidade para instruir potenciais clientes sobre como comprar um apartamento.
Aqui a MRV foi bem estratégica e apostou na idéia, tendo clareza de que seria um projeto de longo prazo, e que o objetivo seria conquistar relevância e autoridade em buscas orgânicas.
Conteúdo e SEO
Depois de um longo brainstorm, idéia formalizada e orçamento aprovado, partimos para a execução, onde atuamos em frentes específicas:
Planejamento base:
- definição da persona com quem iríamos conversar, o que balizaria toda a estratégia
- definição das palavras-chave prioritárias para produção de conteúdo e ranqueamento
Criação do canal:
- planejamento e implementação do site comocomprarumapartamento.com.br, com o objetivo de ser o mais fácil de usar possível e gerar relevância e autoridade para a MRV.
Produção de conteúdo:
- com o apoio da Rock Content, iniciamos uma rotina semanal de produção de textos, ancorada na persona e palavras-chave definidas.
- também mantivemos uma otimização constante dos textos, envolvendo extensão de conteúdos, revisão de palavras, links externos e internos, dentre outros.
Otimização SEO:
- monitorando a qualidade do site, seguimos ajustando mensalmente a velocidade, versão responsiva, código e outros aspectos considerados para melhorar ranqueamento e gerar mais visitas.
Gestão de backlinks:
- com a produção de conteúdo ganhando corpo, rapidamente conquistamos links externos para o projeto, e passamos a monitorar a qualidade e quantidade dos backlinks, iniciando relacionamento com outros canais para otimizar tais indicadores.
Acompanhamento e mensuração:
- por último mas não menos importante, fizemos a mensuração constante dos principais indicadores, a fim de guiar a otimização mensal e garantir resultado incremental e constante.
Resultados
Após muito trabalho e esforço em conjunto, atingimos resultados bastante interessantes:
- 100.000 acessos por mês
- 95% de acessos orgânicos
- Mais de 600 palavras-chave no TOP 3 do Google
- 2.000 leads gerados por mês
- 5 vezes foi a queda no custo dos leads gerados
Claro, não pára por aí. O objetivo agora é conquistar mais tráfego e gerar ainda mais leads orgânicos.
Aprendizados
O case Como Comprar um Apartamento foi extremamente positivo para nós, e já estamos aplicando vários dos aprendizados obtidos em outros projetos que queremos transformar em cases.
Alguns desses aprendizados são hoje inclusive pré-requisitos para gerar retorno com projetos de SEO:
- monte uma boa persona. A mais específica possível.
- comece focando em poucas palavras-chave. Conforme for gerando resultados, será possível expandir a abrangência.
- evite conteúdo genérico e muito simples. Priorize materiais que gerem valor e ajudem o usuário a encontrar suas respostas.
- estabeleça indicadores que mostrem valor. E alinhe com todos os envolvidos.
- otimize constantemente. Nunca deixe o projeto no automático.
- foque no longo prazo. Pelo menos 12 meses
Dentro da MRV, o Como Comprar um Apartamento demonstrou que é possível conciliar a agressividade comercial de estratégias de mídia com projetos de longo prazo ancorados em SEO.
E todo esse trabalho já está trazendo retornos reais de redução de custo por aquisição, através da geração de leads orgânicos e não pagos.
E você? Vamos construir o seu case?
Se a sua empresa ainda não tem visibilidade no Google, e não se vale das buscas dos seus potenciais clientes para gerar vendas, nós podemos ajudar!
Vamos conversar sem compromisso? Basta enviar uma mensagem por aqui!
[…] conteúdo foi produzido pela equipe da Flammo, que junto com a Rock Content ajudou empresas como a MRV Engenharia a conquistar mais de 60.000 visitas […]
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