Com o crescimento de outras plataformas na internet, como as redes sociais, o desenvolvimento de sites para empresas deixou de ser o centro das atenções.
No entanto, em uma estratégia completa de marketing digital o site da empresa tem um papel fundamental que não pode ser deixado de lado.
Seria como um exército que não possui um quartel-general.
Como sabemos que existem muitas dúvidas sobre este tema, separamos neste post os primeiros passos para fazer sites bem-feitos. Confira!
O planejamento para o desenvolvimento de sites bem-feitos
Antes de falarmos sobre as características de um bom site, é importante ressaltar um ponto que pode parecer desnecessário, mas no futuro pode ser o detalhe que vai evitar gastos excessivos: o planejamento.
Planejar o desenvolvimento de um site significa entender a fundo qual o objetivo da ferramenta para a empresa, e qual meta será preciso atingir para gerar retorno ao negócio.
Existem várias opções nesse quesito: vendas, geração de leads, atendimento ao cliente, resolução de dúvidas, compartilhamento de conhecimento, educação do mercado etc.
Um site que não possui um objetivo bem definido fatalmente terá problemas no desenvolvimento, pois a equipe responsável não vai ter um parâmetro para definir o que é prioridade.
Exemplo: se o site for de uma empresa que presta serviços, e não tiver sido definido claramente que o objetivo é gerar leads, possivelmente a equipe de desenvolvimento vai colocar outros itens desnecessários à frente de questões fundamentais do site, como uma página de cadastro, por exemplo.
O resultado em um contexto como esse será um site mal estruturado, que não necessariamente vai cumprir com um objetivo estratégico da empresa, e o pior, com um custo elevado de tempo e dinheiro.
5 características fundamentais para sites bem-feitos
Segurança e profissionalismo
Como qualquer iniciativa que vá gerar uma interação entre sua empresa e o cliente, é fundamental que seu site transmita segurança e profissionalismo para os visitantes.
Essa construção pode ser feita por meio de certificados de segurança, mensagens que garantam a confidencialidade dos usuários, e claro, características relacionadas ao seu serviço e produto que mostrem que a empresa é séria e confiável.
Menos é mais
Muitas vezes, quando você pensa em um site, logo vem à mente um portal gigante com milhares de informações e tudo o que há sobre a empresa e seu segmento.
Nem sempre isso é uma boa, pois se pensarmos que há um objetivo a ser cumprido junto ao cliente, então é essencial que esse visitante possa vislumbrá-lo da forma mais fácil e rápida possível, e de preferência com uma boa experiência de navegação.
Foco em SEO
Atualmente, toda compra começa com uma busca no Google, e por esse motivo o site da sua empresa precisa ser construído com foco no SEO, ou traduzindo do inglês, otimização para mecanismos de busca.
Isso significa seguir as boas práticas da metodologia do SEO, garantindo que o buscador entenda do que se trata o site.
Normalmente isso também envolve organização do conteúdo e da arquitetura, assim como a existência de um blog de fácil e constante atualização.
Proposta de valor
O visitante do seu site precisa entender o mais rápido possível o que sua empresa faz, quais seus diferenciais e por que ele deve contratar você e não o concorrente.
Isso quer dizer que você deve vender sua proposta de valor, e esse trabalho inclui facilitar o acesso à informação, inclusive no mobile, já que muitas pessoas nem acessam mais a internet nos computadores, apenas nos dispositivos móveis.
Quartel-general para todo o seu marketing digital
Por fim, o site deve ser um quartel-general pra todas as suas iniciativas de marketing digital.
Isso quer dizer que todas as ações devem direcionar o tráfego a ele, da mesma forma que todas as outras plataformas usadas devem ter seus links inseridos — como as redes sociais etc.
Agora que você já viu quais os pontos fundamentais para o desenvolvimento de sites bem-feitos, veja como garantir que seu site apareça no Google!