Investir em marketing digital e obter um retorno interessante desse investimento já é uma realidade para muitas empresas. Os números têm comprovado a eficácia das novas ferramentas e das novas formas de negócios proporcionadas pelo marketing digital. Porém, o marketing não deve ser o todo, mas uma parte de algo maior.
Muitas empresas, desejosas de obter resultados rápidos e atraídas pelo baixo investimento necessário para iniciar no meio digital, deixam de lado algo fundamental para o seu sucesso: possuir uma estratégia empresarial bem estruturada e planejada.
Se o marketing digital pode gerar novos leads e vendas para uma empresa, tão mais interessante será quando esses potenciais e novos compradores se depararem com uma empresa estruturada e organizada, capaz não somente de realizar uma oferta no tempo presente, mas de oferecer uma solução e um relacionamento de longo prazo.
A importância da estratégia empresarial
Tudo começa com a definição dos objetivos de longo prazo que a empresa deseja atingir. A estratégia será então o caminho a ser percorrido para alcançar esses objetivos.
É como percorrer um trajeto entre duas cidades: se você está em São Paulo e deseja ir para Belo Horizonte (esse é o seu objetivo), como chegará até lá? De ônibus, de carro, à pé ou de avião? Quais são os riscos que encontrará no caminho e o que fazer em cada situação? Quais são os recursos que você precisará para realizar a viagem com sucesso? Qual o custo e o que espera conseguir ao atingir o objetivo? E muitas outras perguntas e respostas poderiam ser feitas.
Uma empresa com estratégia é uma empresa que sabe para onde está caminhando, que tem a visão do todo, que conhece os riscos, os concorrentes, o mercado, e como lidar com cada um deles; é uma empresa que entende o seu consumidor e por isso sabe como ofertar a melhor solução; trata-se de uma empresa que se preparou e age diariamente para alcançar o objetivo traçado, inclusive realizando os ajustes necessários. Uma empresa sustentada por uma estratégia empresarial dá passos firmes, sustentados em estudos e análises, acompanhando os resultados de todas as áreas e buscando melhorá-los.
O marketing digital integrado à estratégia
Quando falamos de uma empresa que é orientada por uma estratégia, o marketing digital então passa a se integrar à estratégia e a colaborar para o alcance do objetivo. O marketing deixa de ser um investimento à parte ou pontual para se tornar peça fundamental para chegar onde é almejado.
Quando há uma estratégia para toda a organização e o marketing digital é escolhido como parte dela, ele deixa de ser algo “sem necessidade” ou uma “novidade duvidosa”. O seu papel é reconhecido e valorizado.
Além disso, as pessoas e as empresas envolvidas com o marketing passam a ter uma orientação mais clara sobre onde devem chegar e o que é esperado de cada ação – e isso é muito importante.
Se a sua empresa já possui uma estratégia, é bom certificar-se de que o marketing esteja integrado a ela e seja uma peça essencial, junto com todos os demais departamentos. Caso a sua empresa ainda não possua uma estratégia empresarial, talvez seja o momento de iniciar a sua elaboração.
Sobre o autor
A Intelliplan Consultoria Empresarial é especialista na prestação de consultoria em gestão, estratégia e mercado para pequenas e médias empresas, oferecendo serviços para as mais diversas necessidades de uma empresa, de acordo com o objetivo a ser alcançado.
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