10 dicas do que exigir de sua agência de marketing digital

10 dicas do que exigir de sua agência de marketing digital

Você contratou uma agência de marketing digital, mas não sabe o que deve cobrar dela?

Acredite, esse é um dilema comum entre as empresas.

Infelizmente, muitas organizações acabam trocando a agência contratada por não saber o que cobrar ou o que esperar desse trabalho. Esse tipo de pausa e recomeço constantes nas ações de comunicação pode, inclusive, atrapalhar os efeitos, reduzindo as chances de sucesso.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas do que cobrar da sua agência de marketing digital para que não seja necessário trocar de agência todos os anos. Confira!

1. Estudo de mercado completo

Um dos primeiros documentos entregues pela sua agência de comunicação precisa ser o estudo de mercado.

Ele é fundamental para entender em qual momento a sua empresa está, quais as condições atuais do mercado, qual o panorama para os próximos meses e as maiores oportunidades a serem exploradas na sua estratégia de marketing digital junto à agência.

Essas informações são importantes porque, sem elas, é difícil estabelecer uma meta que faça sentido para a sua empresa, nas condições atuais do mercado.

2. Definição da persona

O estudo de personas também precisa ser feito antes de dar início a qualquer atividade.

Ele busca entender e documentar todos os públicos que representam seu cliente potencial, que tipo de conteúdo eles costumam buscar, os canais utilizados para buscar informações, que tipo de dados eles normalmente procuram, quais são as objeções de compra mais comuns, as maiores dificuldades e como sua empresa pode ajudar cada um deles.

Tudo isso é fundamental para entender o seu público e trabalhar de forma mais assertiva, melhorando a comunicação e aumentando as vendas da sua empresa.

3. Treinamento de equipe

A sua agência também pode ajudar no treinamento da equipe.

Com o conhecimento de mercado adquirido, análise da atual situação da empresa e a definição dos maiores gargalos no momento da venda, ela conseguirá dar uma boa assistência à sua equipe, ensinando a lidar com crises, contornar objeções de compra, passar as informações mais relevantes, melhorar a abordagem comercial e muito mais.

Quando você, enquanto empresa, realmente abre o jogo de tudo o que está acontecendo com o seu negócio para a agência, ela consegue compreender os maiores problemas de conversão e pode auxiliar em outras áreas, além do marketing para otimizar os resultados.

4. Otimização de conversão

A otimização de conversão é um passo muito importante para melhorar os resultados da sua empresa e que pode ser cobrado da sua agência de marketing digital.

Consiste na análise do que está sendo feito e no levantamento de algumas hipóteses: qual é a explicação dos resultados atuais? O que está sendo responsável pelo aumento ou declínio de certas métricas?

São analisados dados de acesso das páginas, taxas de rejeição e muito mais. Nesse momento, é preciso que a sua agência realize testes A/B para identificar as melhores otimizações e aumentar os resultados, tirando o maior proveito possível de suas ações de marketing.

5. Estratégias de e-mail marketing

As estratégias de e-mail marketing são muito interessantes para qualquer tipo de negócio. Elas ajudam a melhorar e otimizar o relacionamento entre empresa e clientes.

Houve um tempo em que muitas pessoas alegavam que o “e-mail marketing estava morto”. Essa visão é simplista quando consideramos que pode (e provavelmente houve) uma falta de estratégia antes de dar início às ações de comunicação utilizando esse canal.

Manter um bom relacionamento com os clientes, considerando o novo momento de consumo que estamos vivendo, é fundamental para que a sua empresa consiga ter uma chance no mercado.

6. Boa presença e gestão das redes sociais

As estratégias de redes sociais, assim como as de e-mail marketing, são poderosas se feitas de forma correta.

Elas podem ser utilizadas para divulgar conteúdos relevantes, promoções, informações sobre a empresa e, principalmente, para se relacionar com o seu público.

Ela permite uma comunicação bilateral entre empresa e consumidor, fazendo com que você possa receber opiniões, reclamações e sugestões diretamente de clientes e potenciais consumidores.

Essa comunicação bem-feita é fundamental para melhorar a relação da sua empresa com o púbico e com o mercado, afinal, quem melhor que seu próprio consumidor para dizer o que pode ser melhorado no seu negócio?

7. Criação de conteúdo relevante

A criação de conteúdo também se faz necessária para estruturar uma boa estratégia de marketing digital. Esse conteúdo pode ser dividido em vários formatos, como blogposts, e-books, webinars, vídeos, infográficos e muito mais.

Cada material tem o seu objetivo e é destinado para um tipo de leitor. Eles podem ser utilizados para educar o mercado e transformar sua empresa em uma grande referência.

Conteúdos realmente relevantes e autênticos conseguem gerar leads, aumentando a base de e-mails da sua empresa que, se bem trabalhada, pode resultar em bons negócios.

8. Automação de marketing

Para trabalhar a sua base de e-mails e aumentar o número de conversões, sua agência precisa entregar boas estratégias de automação de marketing. Elas trabalharão seus leads, levando-os até o momento de compra e os preparando para fechar o negócio com a sua empresa.

9. Estratégia de mídia paga

A mídia paga também é importante, pois ela ajuda a atingir aquelas pessoas que estão preparadas para o momento de compra, buscando por soluções com maior precisão e emergência.

10. Mensuração de resultados

E, claro, depois de realizar todas as ações, sua agência de marketing digital deve fazer a mensuração de resultados. Essa mensuração te ajudará a entender o que deu certo e o que deu errado no mês anterior, quais estratégias foram bem-sucedidas e quais tiveram números abaixo do esperado.

Ter essas informações em mente te ajudará a entender melhor o negócio, elaborando estratégias com maior potencial de resultados positivos.

E então, a sua agência tem entregado tudo ou ainda faltam algumas coisas? Lembre-se que é preciso manter essas expectativas bem alinhadas com os envolvidos, deixando claro quais são os anseios da sua empresa.

Como e o que cobrar de uma agência de marketing digital?

Hoje, ter um investimento em marketing digital é fundamental para manter o seu negócio caminhando. O mercado se tornou online e é preciso que você esteja nas plataformas digitais para garantir bons resultados.

Para isso, é comum contratar uma agência para realizar essa parte de comunicação online, mas você sabe exatamente o que e como cobrar a agência de marketing digital que atende o seu negócio?

A agência é responsável por diversas atividades na web, e é preciso que você entenda o que é realmente valioso para a sua empresa — e saiba como se posicionar para que tudo seja entregue conforme combinado.

Produtividade

A produtividade é fundamental. Um dos motivos que levam empresas a contratarem agências de marketing digital é o aumento da produtividade em relação às estratégias e o trabalho interno.

A agência ajuda a melhorar o trabalho de comunicação enquanto a equipe interna da empresa foca em outros pontos estratégicos para o negócio.

É preciso que você saiba, então, o que a sua agência tem feito e como está o andamento das estratégias realizadas. Esse acompanhamento pode ser realizado por meio de reuniões e relatórios mensais.

Bons resultados

Os bons resultados são prioridade. Ao iniciar uma estratégia de marketing digital junto à sua agência, vocês vão definir os KPIs (chamados indicadores-chave de performance) e ela será responsável por mostrar se as suas ações de marketing estão ou não dando resultados.

Os “bons resultados” serão mensurados a partir desses KPIs previamente definidos entre agência e empresa. É fundamental que eles também sejam reportados mensalmente, juntamente com o relatório citado no item “Produtividade”.

Melhora do posicionamento da marca

A melhora do posicionamento da marca acontece gradativamente, mas também merece acompanhamento.

Independentemente de qual seja a sua estratégia para melhorar esse ponto, é preciso acompanhar os pequenos avanços nos resultados de posicionamento de marca.

Se, por exemplo, você estiver investindo em inbound marketing ou em marketing de conteúdo, um indicador interessante é o número de visitantes no seu blog, vindo de links externos, compartilhamentos sociais ou da busca orgânica.

Aumento do engajamento

O aumento do engajamento também é um ponto interessante e está relacionado também com a melhora do posicionamento de marca.

É preciso analisar como os clientes e prospects estão se relacionando com a sua marca e tentar trazê-los mais para perto.

Quando você estrutura uma estratégia de marketing digital com a sua agência, você precisa, necessariamente, traçar as personas do seu negócio — afinal, elas darão base para a realização de todas as ações planejadas.

Com essas personas em mãos, a sua agência precisa criar touchpoints que vão estimular o engajamento, seja por meio de comentários, mensagens ou respostas nos e-mails.

Redução do custo de aquisição de clientes

A redução do custo de aquisição de clientes é um dos pontos mais importantes para que as empresas comecem a ter lucratividade e aumentem sua sustentabilidade.

Sua agência precisa mostrar, mensal ou bimestralmente, quanto tem custado cada novo cliente para a sua empresa com base no investimento de marketing realizado.

Com esses números em mãos, para otimizar os resultados e aumentar seus lucros, é preciso que seja feito um esforço para reduzir esse valor, tornando seus novos clientes mais baratos na medida em que o tempo passa.

Contar com os serviços de uma agência de marketing digital vai ajudar a sua empresa a crescer. No entanto, é preciso que você, enquanto cliente, faça a sua parte. O diálogo, principalmente no primeiro momento, é fundamental para que tudo corra da melhor maneira possível.

Você quer saber um pouco mais sobre como encontrar uma agência de marketing digital que realmente promova resultados para a sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

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