Assim como um ser humano precisa de água para viver, um site na internet precisa de bons links para ser reconhecido como uma autoridade por motores de busca, como o Google. Porém, fazer Link Building não é uma tarefa fácil: qualquer erro ou deslize pode custar algumas preciosas posições na página de resultados de buscas.
No artigo de hoje, vamos falar sobre os erros mais comuns cometidos na hora de construir uma boa rede de links para uma página e que podem estar acontecendo agora mesmo com o seu site.
Quantas posições no Google você pode estar perdendo por causa de errinhos que podem ser consertados hoje mesmo? É o que vamos descobrir!
O que é e qual a importância do Link Building?
Quando buscadores como o Google ou o Bing recebem um pedido de busca, eles precisam determinar qual dos milhões de sites na internet tem o melhor conteúdo para satisfazer aquele usuário.
Para conseguir entender qual site é mais confiável, os buscadores consideram a autoridade de cada página. Uma boa autoridade é construída por meio de várias menções e links obtidos de páginas confiáveis.
O ato de conquistar bons links é chamado de Link Building, uma das mais importantes estratégias para quem quer conseguir uma boa taxa de tráfego orgânico.
Quais os 4 erros mais comuns de Link Building?
Preferir quantidade em vez de qualidade
Quem começa a fazer Link Building para fortalecer a autoridade do seu domínio costuma cometer um grave erro: investir mais tempo procurando por muitos links do que trabalhando para conquistar bons links.
É claro que não há problema em receber vários links de sites menores ou de pouca expressão — não machuca ter muita gente linkando seu conteúdo. O mais importante, porém, é conquistar links de qualidade vindos de página com muita autoridade, pois esse é o melhor sinal possível para os buscadores de que o seu conteúdo tem qualidade.
Não linkar para outras páginas
Por muito tempo existiu o mito de que páginas que fizessem links externos perderiam parte do seu PageRank dentro do Google. Ou seja: o ideal era não fazer links externos e conquistar o máximo de links possível.
A realidade não é essa. Pelo contrário: fazer links para outras páginas, especialmente aquelas de muita autoridade, ajuda a mostrar para os buscadores que o seu site é responsável e procura por boas fontes para basear seu conteúdo.
Esquecer as menções à marca
Muitas empresas recebem frequentemente várias menções orgânicas em posts e artigos de blogs, sem precisar de nenhum tipo de estratégia de relacionamento. São menções naturais, que podem muito bem se tornarem bons links — se bem aproveitadas.
Um simples registro no Google Alerts permite que você seja notificado das menções recebidas pela sua empresa na rede e possa contactar os responsáveis por esses artigos para transformar essas menções em links.
Além disso, apenas as menções em si já são importante, então é válido colaborar com a produção de conteúdo de terceiros para receber citações em páginas de autoridade.
Não diversificar a estratégia
Um dos grandes erros que muitas páginas cometem é falhar na diversificação da sua estratégia de construção de links. É necessário mesclar as diferentes possibilidades, buscando guests posts, produção de conteúdo viral, menções e outras opções.
Como evitar cometer esses erros novamente?
Se você cometia alguns dos erros de Link Building citados nesse artigo, com certeza vai querer evitar cometê-los novamente no futuro, não é mesmo? Infelizmente, não há como garantir que nenhum erro vai aparecer na sua estratégia no futuro, já que estamos falando de um assunto muito complicado e com constantes mudanças.
Porém, contar com a consultoria e o apoio de uma agência especializada ajuda a diminuir as chances de erros simples estarem diminuindo, ou mesmo sabotando, as chances de sucesso da sua estratégia de Marketing Digital.
Agora que você já aprendeu o que é Link Building e como fugir de 4 erros comuns nessa área, que tal compartilhar esse texto nas suas redes sociais e marcar seus amigos que estão quebrando a cabeça para montar um site de sucesso?