Saiba o que avaliar ao contratar uma agência de marketing digital

As parcerias de um negócio podem ser decisivas para o sucesso dele. Basta tomar as decisões certas ao avaliar essas possibilidades. Você já pensou em contratar uma agência de marketing digital para planejar e executar as suas ações? Trata-se de uma iniciativa que pode alavancar os seus resultados.

Tal escolha vem com um número de desafios. Para aproveitar todos os benefícios possíveis, você precisa se certificar de escolher a melhor agência de marketing digital para as suas necessidades. Esse é um mercado bastante variado, com múltiplas combinações diferentes de soluções disponíveis.

Ao longo deste artigo, você conhecerá as principais vantagens de ter uma parceira como essa na sua empresa e de que maneira deve contratar a agência certa. Assim, você conseguirá optar pela agência de marketing digital ideal, que trará os resultados de que está precisando. Boa leitura!

Agência de marketing digital ou equipe interna? Qual é o caminho correto?

Você cuida sozinho do marketing da sua marca? Se conta com um departamento interno dedicado a essa atividade, pode até estar conseguindo conduzir algumas atividades do dia a dia sem problemas. No entanto, essa não é a melhor forma de atingir todo o potencial que essa área oferece.

Todas as despesas administrativas relacionadas à equipe são de sua responsabilidade. Contratações e demissões têm um custo para a empresa, além de ser necessário ter estrutura física para comportar essas pessoas. Você também precisa se preocupar constantemente com a capacitação desses profissionais, para que eles não sejam ultrapassados pelo mercado.

Uma das maiores vantagens de contratar uma agência de marketing digital é deixar todas essas questões nas mãos dessa parceira. Basta fechar o contrato adequado para as suas necessidades para que as entregas possam ser adaptadas. Enquanto isso, você pode se dedicar a outras atividades que requeiram a sua atenção.

Por que contratar uma agência de marketing digital?

Ainda não se convenceu sobre o valor de contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa? Além do impulso de produtividade e das vantagens sobre manter um departamento interno dedicado a essa área, existem benefícios que podem ser acessados em vários outros aspectos.

Confira, a seguir, os 6 maiores motivos para você contratar uma agência de marketing digital para o seu negócio:

1. Contato com um time completo de especialistas

Contratar gente competente, capaz de gerar resultados de qualidade, é algo bastante difícil e custoso. Um dos principais benefícios de trazer uma agência de marketing digital para trabalhar para a sua marca é conseguir acessar uma equipe já formada de profissionais que são especialistas em suas respectivas áreas.

É como pegar emprestado um time já estabelecido de profissionais experientes que sabem as melhores formas de conduzir as estratégias de marketing. Esse benefício é decisivo para que você consiga obter ótimos resultados com as suas ações. A experiência desse time permitirá utilizar as ferramentas certas para alcançar os seus objetivos da maneira ideal para as necessidades da sua marca.

2. Excelente custo-benefício

Contar com uma agência de marketing digital para planejar e direcionar as suas estratégias é uma ótima forma de aumentar o seu faturamento. Isso é possível porque você passa a ter uma solução mais barata do que realizar todas essas ações sozinho, ao mesmo tempo em que ela é capaz de gerar resultados de mais qualidade para você.

Essa equação fecha com você gastando menos e conseguindo conquistar resultados superiores graças à capacidade dessa parceira de executar as ações corretas. Você não terá que lidar com custos administrativos que podem anular os seus ganhos e limitar o seu potencial de crescimento.

3. Escalabilidade

Precisa aumentar a sua demanda? Ou diminuí-la? Basta realizar um rápido ajuste de contrato junto à sua agência de marketing digital para que todo o escopo seja adaptado a essa nova realidade. Isso permite que a sua empresa possa crescer sem precisar se preocupar com muitas decisões administrativas.

Esse ajuste é muito mais complexo e demorado de se fazer quando se cuida de um departamento próprio. Ao contratar uma agência de marketing digital, é ela que precisa administrar essas mudanças internamente, deixando você livre dessa preocupação.

4. Acesso às melhores ferramentas da área

A evolução tecnológica permitiu que o marketing digital passasse a contar com diversas ferramentas altamente eficazes para ajudar a conduzir as suas campanhas e potencializar os seus resultados. No entanto, com tantas opções, pode ser difícil decidir pelas melhores.

Uma das vantagens de contratar uma agência de marketing digital é que a equipe dela já sabe quais recursos utilizar em cada situação. Além disso, o olhar treinado desses profissionais permitirá que qualquer nova ferramenta seja implementada caso agregue valor ao trabalho realizado.

5. Mais tempo para as suas outras atividades

Quando foi a última vez que você conseguiu se dedicar inteiramente a decisões administrativas da estratégia da sua empresa? Novas ideias de negócios precisam surgir em um ritmo produtivo para que seja possível se manter em uma boa disputa em seu mercado.

Contrate uma agência de marketing digital para ganhar de volta a produtividade que você está perdendo ao tentar lidar sozinho com as tarefas dessa área. Ao conseguir se dedicar a outras áreas, você poderá contar com resultados ainda melhores ao descobrir novas oportunidades de progresso dentro das suas atividades e ter mais tempo para estudar a respeito do seu meio de atuação.

6. Resultados mensuráveis

Mesmo que você tenha dúvidas sobre a eficácia da agência de marketing digital que foi contratada, é possível acompanhar de perto os seus resultados para comprovar a qualidade das ações executadas. Além disso, há a possibilidade de detectar oportunidades valiosas durante o curso das campanhas.

Uma boa parceira é capaz de fornecer relatórios periódicos das campanhas conduzidas, além de ajudar você e sua equipe a compreender o real significado de cada métrica em relação aos objetivos pretendidos. Isso ajudará você a defender as suas decisões de marketing para outros setores e a diretoria da sua empresa.

Quando contratar uma agência de marketing digital?

Está em dúvida se uma agência de marketing digital é a melhor opção para as suas necessidades específicas? Existem algumas formas de detectar o quanto você necessita dessa solução levando em conta o cenário atual dos seus negócios e do seu mercado. Trata-se de uma ótima maneira de ter certeza de que essa solução é para você.

Fique de olho nestes 5 sinais que apontam que é o momento certo para contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa:

1. Seus resultados não estão bons

Acompanhar os retornos das suas campanhas de marketing é uma tarefa que se tornou desagradável ultimamente? Os seus números estão cada vez mais distantes de onde deveriam? Resultados ruins conseguem prejudicar bastante o seu trabalho, já que podem limitar o seu orçamento para ações futuras e, assim, comprometer ainda mais o seu potencial de sucesso.

Contratar uma parceira para ajudar nisso é uma ótima forma de reverter esse quadro. A base do relacionamento com a agência é a definição de objetivos concretos e mensuráveis. Você tem a garantia de que todos os esforços planejados e executados terão como intuito atingir as metas propostas.

2. Os concorrentes estão sempre na frente

Está sentindo aquela sensação de que não importa o que você faça, os concorrentes continuam tendo mais sucesso que a sua empresa? Então trata-se do momento de fazer uma parceria capaz de reverter essa situação. É um jeito de nivelar o terreno e passar a contar com recursos da mesma qualidade que os outros.

Lembre-se: quanto mais você demorar a tomar uma decisão, mais os outros players do seu mercado avançam. Em todos os mercados, os clientes contam com cada vez mais opções para escolher. Sem o impulso de eficácia adequado em sua campanha de marketing, ficará impossível atingir essas pessoas.

3. Você não consegue obter bons leads

É papel do departamento de marketing realizar uma otimização da conversão e repassar leads valiosos para o setor de vendas fechar negócio. Se isso não está funcionando dessa maneira, então é necessário rever a sua estrutura e tomar a decisão certa: contratar uma agência para ajudar nisso.

Dessa forma, você poderá contar com um planejamento robusto direcionado à geração de leads no perfil e volume de que o seu time comercial precisa. Isso é possível graças à implementação de uma estratégia que consegue entregar o conteúdo certo para cada estágio do funil de vendas.

4. Há pouco tempo para se atualizar sobre marketing

As ideias de anos atrás não são mais relevantes, sendo necessário estar em plena atualização para sempre contar com bons resultados em suas iniciativas. Se não há tempo para estudar e constantemente conhecer novas possibilidades, ficará mais difícil pensar em ideias estratégicas para as suas campanhas.

Contratar uma agência de marketing digital tem, entre os seus benefícios, colocar a sua empresa em contato com uma equipe de especialistas constantemente atualizados a respeito de suas respectivas áreas. É um jeito de garantir sempre o olhar mais fresco sobre as suas demandas.

5. Está difícil ficar por dentro das tendências

Uma empresa que não sabe inovar logo acaba sendo ultrapassada pelos concorrentes. Isso vale para todas as áreas. Em uma época de evolução rápida como os dias de hoje, você precisa de meios concretos para se adaptar rapidamente às mudanças. Se está percebendo que isso não é tão comum quanto deveria, então vale a pena contratar uma agência de marketing digital.

Essa parceria permitirá que você tenha acesso a uma equipe que respira inovação e conseguirá sempre detectar tendências vantajosas para os seus objetivos. Todos os dias, podem surgir oportunidades capazes de revolucionar os seus negócios, mas é preciso ter o olhar treinado para detectá-las.

Como agir para contratar a agência de marketing digital certa?

Depois de tomar a decisão certa e optar por terceirizar as suas atividades de marketing, o próximo passo envolve escolher a agência que conseguirá trazer todos os resultados que você deseja. Como esse mercado tem diversos tipos de soluções, é necessário ter cuidado para não errar nessa etapa.

Confira, a seguir, todos os critérios que você precisa levar em consideração ao contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa:

1. Defina quais são os seus resultados esperados

Para saber se a agência de marketing digital considerada é a melhor escolha para você, antes é preciso saber muito bem quais são os seus objetivos. Afinal, existem diversas variações de serviços nesse mercado, e você deve contar com a parceira que concentra os recursos de que a sua empresa necessita.

Esses objetivos precisam ser concretos e mensuráveis. Tenha em mente que a definição de metas é o único caminho para se certificar de que as ações executadas pela agência de marketing digital contratada estão trazendo sucesso para você. Além disso, são números que devem ser abertos e compartilhados entre ambas as partes.

2. Avalie a reputação da agência considerada

Pode ser que a candidata a agência de marketing digital da sua empresa pareça ter excelente potencial, mas a realidade seja bem diferente disso. Portanto, não negligencie a seguinte etapa: você tem que dedicar atenção a avaliar a reputação dela.

Observe o que é dito a respeito dela no meio do marketing. Se a agência considerada não consegue manter a própria imagem, dificilmente conseguirá oferecer um serviço de qualidade à sua empresa. Fique de olho em avaliações deixadas nas redes sociais e demais tipos de depoimentos na internet.

3. Verifique o método de trabalho da empresa

Além de terem variações grandes na disponibilidade de serviços oferecidos, as agências de marketing digital têm métodos de trabalho diferentes. Se não houver sintonia entre o seu jeito de conduzir as atividades e o da parceira, pode ficar mais difícil administrar as demandas do dia a dia.

Para se certificar de que está fazendo uma boa escolha, vale a pena conversar com o representante da agência de marketing digital considerada e pedir que ele detalhe o método de produção dela. Procure saber como costumam ser conduzidas as entregas, quais serão seus pontos de contato, como é a política de refações, entre outros.

4. Conheça os cases de sucesso da agência

A melhor forma de conhecer bem a capacidade de uma agência de marketing digital é conferindo os cases de sucesso dela. A maioria das empresas desse tipo disponibiliza seu histórico de projetos no site e também tem uma apresentação pronta para ser enviada pela equipe comercial.

Procure identificar de que maneira a agência atuou em cada caso. Observe quais eram os objetivos do cliente e quais serviços foram oferecidos para que as metas fossem atingidas. Ao entender como é o processo de planejamento da candidata, ficará mais claro de que forma ela poderá contribuir para os seus objetivos.

5. Converse com outros clientes

Por mais que seja válido analisar avaliações e a reputação das agências consideradas, nada substitui o valor que você pode obter ao interagir com clientes que são atendidos por ela para colher impressões. Basta pesquisar quais são as marcas parceiras dela e conversar com seus responsáveis de marketing.

Ao falar com essas pessoas, procure saber como costuma ser a interação com a agência, a eficácia dela ao conduzir as demandas do dia a dia e de que forma ela se compromete com a entrega de resultados.

6. Analise os canais de comunicação da agência

É possível aprender muito a respeito de uma agência de marketing digital ao analisar como ela se posiciona em seus canais de comunicação. Afinal, é algo que representa o repertório e as habilidades da equipe envolvida, portanto, precisa ser levado em conta na escolha da parceira adequada para os seus objetivos.

Observe como a agência costuma usar as redes sociais. Veja se tem um blog e que tipo de conteúdo publica nele. Tente detectar possíveis estratégias de captação de leads que estejam presentes nesses canais de comunicação. Não encontrar uma boa atuação nessa área deve servir de alerta.

Por que contratar uma agência com foco em resultados?

Em um mercado competitivo, não há espaço para atuar sem estratégia. De nada adianta contratar uma agência que não entregue os resultados de que você precisa. Essa relação precisa ser totalmente fundamentada no monitoramento de métricas digitais, para que todos os envolvidos sempre saibam se estão no caminho certo ou não.

Um dos principais benefícios de contratar uma agência de marketing digital para a sua empresa é contar com uma aliada na missão por resultados de qualidade para as suas iniciativas. Portanto, você precisa se certificar de que a parceira contratada tem total compromisso com os objetivos combinados.

Veja, a seguir, as principais características de uma agência de marketing digital focada em resultados:

1. Definição clara das entregas

Ao interagir com a agência de marketing digital, você precisa ter total domínio sobre quais entregas ela fará. Além disso, é essencial compreender de que forma cada um desses elementos poderá contribuir para que seja possível atingir os objetivos definidos para as campanhas. Isso também ajudará você a saber o que exigir da sua agência de marketing.

Uma parceira competente deixará bem claro quais entregas fará, em qual cronograma e com quais características. Isso permite que você visualize exatamente o que receberá e esteja sempre por dentro de tudo o que acontece como parte dos processos das suas campanhas de marketing.

2. Entendimento dos prazos dos resultados

Não basta contar com o compromisso de resultados da parte da agência de marketing digital contratada pela sua empresa. Também é necessário ter ideia do timing envolvido na entrega desses retornos. Ou seja, é necessário saber quais são os prazos para gerar resultado de cada aspecto da sua campanha.

Isso é importante, porque nem todos os canais de marketing são capazes de gerar retornos imediatos, mas não é por isso que devem ser descartados. Ao contar com uma agência, parte da construção de um bom relacionamento com ela deve girar em torno de cuidar da manutenção das expectativas em relação a resultados.

3. Foco nas ações corretas

Todos os esforços planejados e executados pela agência precisam ter como intuito atingir os objetivos definidos por você. Nenhuma entrega pode fugir desse foco nem desperdiçar o tempo e a energia dos envolvidos. Somente assim será possível atuar de maneira competitiva e otimizar resultados de marketing a partir de suas iniciativas.

Nem todas as agências de marketing digital trabalham dessa forma. Existem aquelas que não se preocupam em fundamentar todas as suas ações na estratégia correta, como é o caso de escolher os canais certos, realizar teste A/B, entre outros. Portanto, você deve tomar cuidado para escolher aquela que realmente expresse comprometimento com entregas que contribuam para seus retornos.

4. Transparência nos processos e resultados

Você precisa ser capaz de acompanhar de perto a atuação da sua agência de marketing digital e a performance que ela está conseguindo obter com as iniciativas executadas. Essa transparência é característica de uma empresa comprometida com resultados e precisa fazer parte do seu relacionamento com ela.

Isso pode ser feito de diversas formas, como por meio do envio periódico de relatórios ou até com o acesso a um dashboard com as suas métricas atualizadas em tempo real. O ponto mais importante é que você consiga acompanhar os retornos das ações executadas, para que seja possível perceber o valor delas.

Saber como contratar uma agência de marketing digital é o primeiro passo que você deve tomar. Trata-se de uma solução que trará uma série de vantagens para a sua empresa, essencialmente nivelando o terreno do seu mercado para que você consiga disputar por espaço e pela atenção do seu público-alvo. Se você já tem uma parceira como essa e está insatisfeito, pode estar na hora de trocar de agência de marketing.

Em seguida, é importante decidir pela melhor agência daquelas que estão disponíveis. Não se trata apenas de escolher a maior ou mais famosa. Você tem que optar por aquela parceira que ofereça os serviços de que a sua empresa precisa e tenha comprometimento com a entrega de resultados concretos.

Com a velocidade com que todos os segmentos estão se desenvolvendo atualmente, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de estagnar. Conte com a ajuda de uma agência de marketing digital para atingir cada vez mais clientes e fortalecer a imagem da sua marca com o uso dos recursos disponíveis nesse meio.

Quer ajuda nesse trabalho? Então entre em contato conosco para conhecer todas as possibilidades que podemos trazer para o seu negócio alcançar os resultados que deseja!

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