Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

5 métricas de marketing digital que você deve ficar de olho

5 métricas de marketing digital que você deve ficar de olho

Acompanhar métricas é uma das rotinas mais comuns entre empreendedores. Elas servem para impulsionar negócios em diversos pontos, sempre norteando sobre a melhor estratégia a ser seguida e o que está apresentando desempenho abaixo do esperado.

Vamos conferir 5 métricas de marketing digital que sua empresa não pode ignorar e os motivos que fazem estes indicadores serem tão importantes para qualquer tipo de empresa.

Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

Conquistar um cliente pode ser uma alegria desde que você tenha ficado no lucro durante sua conversão. Muitos empreendedores falham na sua estratégia de captar clientes sem ao menos perceber.

Contabilizam somente o montante final, com quanto entrou nos caixas, mas não conferem qual foi o custo por cada um de seus clientes. Eles podem estar tendo dificuldades no seu processo, necessitando de grande esforço e tempo para conseguir vender. E esta métrica serve justamente para lhe orientar neste sentido.

Ao perceber que está gastando muito, você pode tomar a decisão de aumentar sua margem de lucro (aumentando o valor do produto) ou então de cortar etapas e gastos no momento de atração e conquista de seus clientes.

Outro exemplo para provar que esta métrica é importante é no momento de seus planejamentos futuros, nos quais podem ser definidas as configurações de uma campanha conforme o valor médio para aquisição de seus clientes.

Lifetime Value (LTV)

Esta métrica ajuda a ilustrar a questão de ser melhor investir em clientes de sua base do que atrair novos, pois é mais barato para a empresa. O Lifetime Value serve para o empreendedor estimar quanto de lucro ele terá por cliente num período futuro.

Para calcular, é necessário multiplicar o valor médio de suas vendas pela quantidade de vendas médias por cliente. Se o seu ticket médio é de R$ 20 reais e você realiza três vendas por cliente no ano ficaria da seguinte maneira:

20 X 3 x 1 = R$60 reais.

Com esta informação, você pode tomar a decisão de fazer algo para aumentar o seu ticket médio ou então o número de vendas por cliente. E, como já foi dito, você pode fazer uma projeção de quanto irá lucrar com sua base de clientes num período próximo. Isto pode ser extremamente útil no momento de realizar seu planejamento anual.

Taxa de Conversão

Taxa de Conversão é uma métrica coringa e que pode ser aplicada em diversos eventos ou projetos de marketing digital. Você pode checar a taxa de conversão de suas campanhas de mídia, de downloads disponibilizados (geração de leads), vendas de um produto. Enfim, esta métrica serve para diversos propósitos.

Ela é calculada de acordo com o número de visitas em seu site e é importante para saber se o seu conteúdo está sendo atrativo no momento de fechar negócios. Taxas de conversão baixas merecem ser compreendidas para tornar seu negócio mais eficiente no momento de atrair seus clientes. Por isso, são importantes de acompanhar.

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Esta é outra métrica coringa e que serve para diversos objetivos, mas a recomendação é utilizar para realizar a comparação entre dois ou mais investimentos em seu negócio. O ROI serve para que o empreendedor saiba se obteve um retorno financeiro positivo em um determinado investimento. É calculado da seguinte forma:

Lucro do Investimento – Custo do Investimento

Custo do Investimento

Resultados negativos podem ser um indicativo para interromper um investimento ou escolher outro que apresente resultados favoráveis. Esta métrica é fundamental quando você tem mais de uma opção de investimento, mas uma verba limitada.

Taxa de Rejeição

Taxa de Rejeição é uma métrica relacionada às visitas no seu site e é mostrada no Google Analytics. A ideia é o dono do site saber se estão navegando pelas suas páginas ou não.

Funciona assim: toda vez que um visitante visualizar uma página e abandonar seu site é contado como rejeição. Ou seja, o visitante deve visualizar pelo menos duas páginas enquanto estiver navegando.

Todo site com alta taxa de rejeição é sinal de não estar sabendo produzir conteúdo interessante que façam as pessoas navegarem. Este é o motivo de esta métrica ser importante, pois até os elementos de navegação podem ser melhorados para reduzir sua taxa de rejeição.

Já acompanha estas 5 métricas de marketing digital no seu site? Deixe um comentário dizendo como é a sua rotina de acompanhamento de métricas no seu negócio. Para mais informações, assine nossa newsletter!

 

CTA SEO para Negócios

Um comentário para “1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca