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6 erros imperdoáveis que fazem você perder uma venda online

6 erros imperdoáveis que fazem você perder uma venda online

Os números do e-commerce brasileiro surpreendem: o faturamento foi de R$ 44,4 bilhões em 2016 e a perspectiva para 2017 supera os R$ 47 bilhões. Há espaço para todos, tendo em vista que o consumidor está mais propenso às compras online.

Apesar da possibilidade de medir os resultados e acompanhar de perto suas ações, ainda há equívocos que podem ser prejudiciais ao negócio. Para ter sucesso nessa área, é preciso evitar erros em uma venda online.

Neste artigo, você vai conhecer os principais erros (e as soluções) cometidos pelos gestores de e-commerce. Confira!

1. Não ter um bom planejamento

Este é o principal erro de quem vende pela internet, pois acredita que basta expor os produtos e eles serão vendidos para qualquer um em qualquer lugar. Sem um planejamento, você jogará horas de trabalho pela janela e não terá bons resultados.

É fundamental colocar no papel como será a abordagem, quem se enquadra no público-alvo do negócio, bem como as ações e o modus operandi do e-commerce. O ideal é ter um modelo como Business Model Canvas em que o empreendedor descreve todas as etapas do negócio, metas e o caminho que será percorrido para chegar até elas.

2. Não encurtar o caminho até a compra

Funciona assim: o consumidor entra no site, escolhe o produto, identifica quanto vai pagar, realiza o cadastro e finaliza a compra. Se fugir disso ou se algum ponto não for perfeitamente claro, o consumidor pode abandonar o carrinho de compras.

Para evitar esse tipo de problema, o e-commerce precisa otimizar o caminho do consumidor, com práticas que facilitam a Experiência do Usuário, tais como:

  • informações claras (inclusive custos extras e descontos);
  • dispor ofertas conforme o interesse dos consumidores;
  • padrão de cores e formatos organizados e intuitivos;
  • oferecer mais de uma forma de pagamento;
  • campos de pesquisa e possibilidade de classificar conforme preço, tipo, mais vendidos, etc;
  • login social que utiliza as informações das redes sociais para preenchimento de formulários, entre outros pontos para tornar a experiência de compra mais ágil e satisfatória.

3. Lentidão no carregamento da página

Se demorar para abrir qualquer página as chances do cliente ir embora são grandes. Um estudo conduzido pelo Yahoo mostrou que cada melhora de 400 milissegundos na velocidade, aumenta o percentual do tráfego em 9%. O Google também afirma a importância do tempo de carregamento do site: o ideal é que seja de 2 segundos.

Parece pouco, mas alguns segundos a mais podem ser o suficiente para que um cliente esqueça da sua proposta. Nesses casos, é interessante avaliar a velocidade da página e procurar formas de deixar seu carregamento mais rápido. A sugestão é empregar técnicas de otimização para reduzir a lentidão da loja virtual.

4. Atendimento online de baixa qualidade

No e-commerce, o consumidor não tem a possibilidade de “tocar” o produto para se sentir mais seguro em relação à compra. Um atendimento de qualidade deve ser uma das prioridades para passar mais segurança ao comprador e evitar que ele abandone o carrinho.

Daí a necessidade de adotar um script que definirá o que deve ser feito em cada canal e situação. Além disso, os canais adotados devem ser facilmente identificados e acompanhados. Adote, por exemplo, chat online, redes sociais, telefone, WhatsApp, entre outros que se adequem ao perfil dos seus consumidores.

5. Falta de preocupação com entregas

O processo logístico precisa ser completo, começando com a gestão do estoque para que seja mais rápida a identificação e despacho do produto. Além disso, o e-commerce deve facilitar o acompanhamento da encomenda e solicitar o feedback. Tudo para tornar as entregas mais rápidas e satisfatórias.

6. Não se preocupar com a fidelização do cliente

Um dos principais erros em uma venda online é não se preocupar com o retorno dos clientes. É importante estar próximo a eles, oferecendo descontos, conteúdo direcionado, pedindo que assine a newsletter, siga nas redes sociais, etc. Foque nos pontos que estão fazendo seu cliente voltar — afinal, o sucesso do negócio depende dele.

Agora que você já sabe como evitar erros em uma venda online, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos que vão te ajudar a alcançar resultados reais em seu negócio!

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