6 estratégias básicas de marketing que você deve cobrar da sua agência

Menos é mais! Essa é uma premissa fundamental no marketing digital. Com tantas estratégias de marketing disponíveis, é muito comum optarmos pelas opções mais robustas e diferenciadas.

A verdade é que as estratégias básicas também dão resultados e, quando as ignoramos, podemos estar dificultando bons frutos das estratégias que estão sendo postas em prática. Nossa dica é organizar a casa, executar as estratégias básicas e, aí sim, partir para opções mais elaboradas e diferentes do tradicional.

No artigo de hoje vamos falar sobre as estratégias de marketing digital básicas que você precisa colocar em prática para conseguir atingir seus objetivos de comunicação. Se você ficou interessado, continue a leitura para conferir todas elas!

1. Marketing de conteúdo

A primeira estratégia é o marketing de conteúdo. Esse modelo de ação começou a crescer consideravelmente nos últimos anos devido à necessidade de se adequar às novas demandas do mercado.

O novo consumidor quer informações consistentes antes da tomada de decisão, e isso significa que há a necessidade de educá-lo com conteúdos completos para que ele consiga descobrir sozinho que tipo de solução é a mais adequada para o problema que está enfrentando e, a partir daí, tomar a decisão de compra.

Junto a isso, existe também a necessidade de se destacar da concorrência nos mecanismos de busca. Essa necessidade veio do aumento considerável de concorrentes nos setores do mercado que oferecem produtos e serviços semelhantes.

O conteúdo bem trabalhado, completo e otimizado para SEO ajudará no ranqueamento nos mecanismos de busca e no aparecimento nos primeiros resultados caso um potencial cliente busque por soluções comercializadas pela sua empresa.

2. E-mail marketing

O e-mail marketing também é uma estratégia muito comum e que pode ser muito produtiva se houver o cuidado e a dedicação necessária. Se você ainda não trabalha com e-mail ou não tem uma ferramenta de automação, está na hora de considerar essa solução para trabalhar a comunicação direta com os seus leads.

Fornecer um e-mail para uma empresa é uma forma de facilitar a comunicação com ela — o que é feito quando há interesse em assuntos que envolvem o universo daquele negócio. Pensando por esse lado, quando você possui uma base de leads e não utiliza, você está jogando fora grandes oportunidades de negócio.

Trabalhar a base já existente

Trabalhar os clientes e leads já existentes na base é o primeiro passo antes de começar a captura de novas oportunidades de negócio. Os leads parados acabam esfriando e, por isso, precisam ser reativados para que voltem a interagir e se envolver com a sua empresa.

Criar conteúdo para os novos leads

Uma vez que a base de e-mails existente já foi trabalhada, é hora de criar conteúdo para os novos leads que estão chegando por meio de materiais de conversão e formulários, por exemplo.

Não deixe que esses leads caiam em um limbo e nunca mais ouçam falar da sua empresa: essa é a chance perfeita para construir um relacionamento com pessoas que demonstraram interesse por algum tipo de material e/ou informação que sua empresa tem para oferecer.

Segmentar os leads

A segmentação de leads também é um passo muito importante dentro das estratégias de e-mail marketing. Isso porque, quanto mais personalizada for a comunicação com os seus contatos, maiores as chances de eles enxergarem sua empresa como a opção correta para os problemas que eles apresentam.

A personalização da comunicação tem sido um diferencial muito valorizado pelo novo consumidor e, por isso, é preciso que você consiga segmentar ao máximo para conseguir falar diretamente com os seus clientes sobre o problema que eles estão enfrentando.

Para que isso seja possível, é preciso criar campos estratégicos nos formulários de conversão que vão te dar informações que são importantes para segmentar com base no seu produto ou serviço.

Lembre-se de que cada tipo de material de conversão exige um tipo de formulário: não é interessante fazer formulários imensos para conteúdos de topo de funil. O ideal seria ir pedindo mais informações na medida em que o lead vai descendo pelo seu funil de marketing, até ter o suficiente para fazer uma boa abordagem de vendas.

3. Captação de leads

Como dito anteriormente, a captação de leads precisa ser realizada para aumentar as oportunidades de vendas dentro da sua empresa. Agora que você já trabalhou a sua base existente, está na hora de encontrar novas oportunidades por meio do oferecimento de materiais ricos e informações relevantes para o seu público.

Esses leads podem ser captados por meio de ebooks, webinars, infográficos, planilhas úteis para o dia a dia, amostras grátis de cursos, simuladores, quizes, solicitações de orçamento, solicitações de contato e muito mais.

4. SEO

Trabalhar bem o SEO é um dos primeiros passos antes de iniciar qualquer estratégia de marketing mais robusta. Sem um bom SEO, seu site pode sofrer penalizações vindas dos mecanismos de busca, tornando-o invisível nos resultados.

Atente-se sempre às mudanças nos algoritmos do Google e fique por dentro de tudo que pode ser feito para melhorar a usabilidade e rastreabilidade do seu conteúdo, fazendo com que você consiga ser ranqueado e encontrado em resultados de pesquisas feitas por possíveis clientes.

5. Links patrocinados

Trabalhar com links patrocinados também é necessário para começar com resultados a curto prazo. Os anúncios feitos no AdWords ou no Facebook Ads são válidos e não precisam ser malvistos. Muitas empresas têm um foco muito grande no orgânico e se esquecem que esses resultados caminham a longo prazo.

Se há a urgência de resultados a curto prazo, enquanto começa a estruturar uma boa estratégia de comunicação orgânica e relevância, por que não separar uma parte da verba para anúncios?

6. Social media

E, claro, o investimento em social media. É muito importante que a sua empresa possua canais atualizados e ativos nas redes sociais para se comunicar com o seu público.

Faça um bom estudo de personas, descubra onde seus potenciais clientes se encontram e esteja sempre presente nessas redes. Tenha ainda um atendimento proativo e rápido para melhorar o relacionamento com esses prospects e poder fechar novas vendas.

Estratégias de marketing básicas podem trazer resultados grandiosos se forem trabalhadas com cuidado e atenção. Antes de criar ações mirabolantes, reflita: já esgotei as possibilidades dentro do básico e extrai todo o resultado possível? Chegue à sua conclusão e invista em novos horizontes.

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