Nosso site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de navegação. Política de Privacidade

7 diferenciais de um bom gestor de marketing

7 diferenciais de um bom gestor de marketing

Que o marketing está no foco da estratégia das empresas antenadas com o mercado você já sabe, certo? Mas que tipo de gestor de marketing você precisa ter na sua empresa para dar conta do recado? Ele precisa ser on e off-line, entender de estratégias de outbound e inbound marketing, pensar em conteúdo e segmentação. E o que mais? Pois neste post desvendamos 7 diferenciais que todo bom gestor de marketing precisa ter. Ficou curioso? Então acompanhe:

Ser estrategista

O gestor de marketing é quem cuida da estratégia, quem olha para o todo e sabe por onde a empresa deve seguir para obter cada vez mais sucesso. Para tanto, ele deve ter uma visão holística sobre o negócio e saber integrar os esforços de todos para construir estratégias sempre muito eficazes e bem direcionadas para atingir os objetivos da organização. Esse profissional deve conhecer os canais a serem utilizados, os recursos necessários e a maneira certa de chegar até o público-alvo da empresa.

Focar em resultados

Querendo ou não, o gestor de marketing é o responsável por trazer resultados de vendas para a empresa. Assim, mais do que pensar em maneiras de atingir o público com eficácia, ele deve saber como essas estratégias trarão retorno para o investimento feito pela empresa. É preciso, portanto, conhecer bem os objetivos do negócio, assim como seus indicadores de performance a fim de alinhar seu planejamento estratégico de marketing para dar suporte a esses objetivos.

Conhecer amplamente o mercado

Um bom gestor de marketing também conhece bem o mercado em que está inserido, acompanha tendências, monitora a concorrência e sabe como elevar a competitividade da empresa utilizando estratégias de marketing que a diferenciem das demais. Esse monitoramento é feito por meio de pesquisas de mercado, benchmarking e análise de dados on-line extraídos de redes sociais, blogs, sites de nicho, entre outros.

Pensar no cliente

O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos, não é mesmo? Pois o bom gestor de marketing sabe muito bem disso. Assim, em vez de empurrar produtos e serviços para uma massa heterogênea de pessoas, ele pensa, acima de tudo, na experiência do cliente com a marca, desenvolvendo estratégias personalizadas de marketing on e off-line que atinjam cada cliente de maneira única, aumentando as oportunidades de negócios para a empresa.

Estar por dentro das inovações tecnológicas

Um dos grandes diferenciais do marketing digital é que ele está conectado à tecnologia como nunca. Por isso, o gestor de marketing deve conhecer essas inovações tecnológicas para aprimorar suas estratégias, otimizar recursos e aumentar a eficácia de suas ações. Para tanto, ele deve conhecer a fundo soluções relacionadas à automação de marketing, ao business intelligence, web analytics e aplicativos mobile, por exemplo.

Saber arriscar

Como o mercado muda constantemente, o gestor de marketing deve saber arriscar para tomar a frente na competição por uma fatia maior de mercado, aplicando testes para selecionar melhores soluções, fracassando e começando de novo. Essa é uma rotina constante na vida do bom gestor de marketing, o que faz com que ele saiba lidar com elas de maneira natural, sem se sentir pressionado pelos erros, mas, sim, motivado pela proximidade cada vez maior do acerto.

Liderar equipes multidisciplinares

Se até algum tempo atrás os departamentos de marketing eram formados apenas por marqueteiros, atualmente essa estrutura é pouco válida para quem deseja manter a competitividade. Por esse motivo, o bom gestor de marketing conhece as competências de que precisa no seu time e sabe coordenar pessoas com perfis bastante distintos — como publicitários, relações públicas, designers, especialistas em SEO, em marketing de conteúdo e em web analytics — para que essas competências gerem o diferencial da empresa, fortalecendo a marca e elevando as vendas.

Agora comente aqui e nos conte: sua empresa possui um gestor de marketing com essas competências? Quais delas precisam ainda ser desenvolvidas para que você tenha um time campeão? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conte um pouco sobre seu contexto para ajudarmos você a gerar mais resultados online:

Responderemos em até 2 horas úteis.

Faça uma busca