Case: como geramos 60.000 visitas orgânicas para a MRV

Case: como geramos 60.000 visitas orgânicas para a MRV

Se você mora no Brasil, certamente conhece a MRV Engenharia, que é hoje a maior construtora da América Latina, presente em mais de 150 cidades do país e com mais de 320 mil casas e apartamentos vendidos desde a sua fundação, em 1979.

Aqui na Flammo tivemos a sorte de atender a MRV desde o nosso começo, em 2008. De lá para cá, evoluímos muito junto com eles em entrega de valor e resultados.

Aproveitando essa parceria, pudemos construir esse case junto ao departamento de marketing digital da Construtora, e seguimos melhorando os números para entregar ainda mais resultados incríveis.

Oportunidade em aberto

Oportunidade em aberto

Em uma reunião com a Fabiana Dias – gerente de marketing digital da MRV – colocamos na mesa o tópico: “cliente topo de funil”.

Ou seja, aquela pessoa no início da jornada de compra, que não vai comprar um apartamento agora, mas que certamente o fará no futuro.

Convenhamos, todo mundo quer ter o seu cantinho um dia, não é?

Partindo da estatística de que somente cerca de 10% de toda a base de clientes de qualquer empresa está no momento de compra, nós enxergamos uma oportunidade: por que não conversar com essa pessoa que ainda não se decidiu?

Na prática, estamos falando do público que tem interesse em assuntos como economia familiar, financiamento bancário, como escolher o melhor apartamento… enfim, termos pré-compra do apê.

Rapidamente, junto com a turma da MRV, percebemos que isso ainda não era feito.

E aí vislumbramos a oportunidade de atacar esse contexto.

Mapeando as possibilidades

Mapeando as possibilidades - MRV Engenharia

Conforme fomos introduzindo e explorando a idéia de atacar potenciais clientes no início da jornada de compra, a Fabiana sacou seu celular, acessou o registro.br e virou a tela para nós, explicitando: “o domínio comocomprarumapartamento.com.br está disponível.”

A partir daí a idéia tomou corpo e ficou bem clara para todos: vamos construir um canal educativo, oferecendo conteúdo de qualidade para instruir potenciais clientes sobre como comprar um apartamento.

Aqui a MRV foi bem estratégica e apostou na idéia, tendo clareza de que seria um projeto de longo prazo, e que o objetivo seria conquistar relevância e autoridade em buscas orgânicas.

Conteúdo e SEO

Depois de um longo brainstorm, idéia formalizada e orçamento aprovado, partimos para a execução, onde atuamos em frentes específicas:

Planejamento base:

  • definição da persona com quem iríamos conversar, o que balizaria toda a estratégia
  • definição das palavras-chave prioritárias para produção de conteúdo e ranqueamento

Criação do canal:

  • planejamento e implementação do site comocomprarumapartamento.com.br, com o objetivo de ser o mais fácil de usar possível e gerar relevância e autoridade para a MRV.

Produção de conteúdo:

  • com o apoio da Rock Content, iniciamos uma rotina semanal de produção de textos, ancorada na persona e palavras-chave definidas.
  • também mantivemos uma otimização constante dos textos, envolvendo extensão de conteúdos, revisão de palavras, links externos e internos, dentre outros.

Otimização SEO:

  • monitorando a qualidade do site, seguimos ajustando mensalmente a velocidade, versão responsiva, código e outros aspectos considerados para melhorar ranqueamento e gerar mais visitas.

Gestão de backlinks:

  • com a produção de conteúdo ganhando corpo, rapidamente conquistamos links externos para o projeto, e passamos a monitorar a qualidade e quantidade dos backlinks, iniciando relacionamento com outros canais para otimizar tais indicadores.

Acompanhamento e mensuração:

  • por último mas não menos importante, fizemos a mensuração constante dos principais indicadores, a fim de guiar a otimização mensal e garantir resultado incremental e constante.

Resultados

Resultados SEO MRV Engenharia

Após muito trabalho e esforço em conjunto, atingimos resultados bastante interessantes:

  • 60.000 acessos por mês
  • 85% de acessos orgânicos
  • 45 palavras-chave na primeira posição
  • 1.500 leads gerados por mês
  • 5 vezes foi a queda no custo dos leads gerados

Claro, não pára por aí. O objetivo agora é conquistar mais tráfego e gerar ainda mais leads orgânicos.

Aprendizados

Aprendizados SEO MRV Engenharia

O case Como Comprar um Apartamento foi extremamente positivo para nós, e já estamos aplicando vários dos aprendizados obtidos em outros projetos que queremos transformar em cases.

Alguns desses aprendizados são hoje inclusive pré-requisitos para gerar retorno com projetos de SEO:

  • monte uma boa persona. A mais específica possível.
  • comece focando em poucas palavras-chave. Conforme for gerando resultados, será possível expandir a abrangência.
  • evite conteúdo genérico e muito simples. Priorize materiais que gerem valor e ajudem o usuário a encontrar suas respostas.
  • estabeleça indicadores que mostrem valor. E alinhe com todos os envolvidos.
  • otimize constantemente. Nunca deixe o projeto no automático.
  • foque no longo prazo. Pelo menos 12 meses

Dentro da MRV, o Como Comprar um Apartamento demonstrou que é possível conciliar a agressividade comercial de estratégias de mídia com projetos de longo prazo ancorados em SEO.

E todo esse trabalho já está trazendo retornos reais de redução de custo por aquisição, através da geração de leads orgânicos e não pagos.

E você? Vamos construir o seu case?

Se a sua empresa ainda não tem visibilidade no Google, e não se vale das buscas dos seus potenciais clientes para gerar vendas, nós podemos ajudar!

Vamos conversar sem compromisso? Basta enviar uma mensagem por aqui!

CTA SEO para Negócios

2 comentários para “Case: como geramos 60.000 visitas orgânicas para a MRV

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