Case Hipolabor: reputação via 155.000 visitas/mês

A Hipolabor é uma indústria farmacêutica sediada em Minas Gerais, cujas operações iniciaram em 1984.

Seu trabalho é focado em produzir medicamentos injetáveis, líquidos, sólidos e semi-sólidos e seus clientes são prioritariamente distribuidoras, que por sua vez vendem os medicamentos para hospitais.

A Flammo começou a trabalhar com a Hipolabor nos idos de 2010, quando a demanda da empresa ainda era somente ter um novo site.

Só que, produzido o novo canal, em conversas com a diretoria da Hipolabor, levantamos a questão das vendas: como podemos ajudar vocês a conquistar mais clientes online?

Saindo do site e entrando em resultados

Saindo do site e entrando em resultados

Ao ser indagada por nós sobre a questão de gerar resultados online, a Hipolabor respondeu rapidamente:

“Eu já conheço todos os meus clientes. O que eu preciso é que as pessoas que manipulam os nossos produtos saibam quem somos.”

Ou seja, a Hipolabor estava se referindo aos formadores de opinião do mercado farmacêutico, que são, em geral:

  • estudantes de farmácia;
  • profissionais de farmácia;
  • responsáveis de compras de medicamentos em empresas farmacêuticas;
  • responsáveis de compras de medicamentos em redes hospitalares;
  • vendedores de medicamentos;
  • pesquisadores de farmácia.

Por que essa preocupação afinal? Porque essas pessoas influenciam na decisão de compra.

O produto da Hipolabor normalmente é comprado em grandes quantidades, e o preço acaba pesando bastante.

Só que, se tratando de uma disputa por centavos, é certo que a marca com maior autoridade consegue ter vantagem em uma concorrência.

Mas como trabalhar essa reputação?

Como conquistar a autoridade

Hipolabor - site e blog

Após identificarmos a dor e objetivos da Hipolabor, partimos para entender o cenário.

Em algumas pesquisas, percebemos que o público-alvo da empresa carecia de conteúdo educativo.

Basicamente, temas como:

  • saúde;
  • uso de medicamentos;
  • como tratar pacientes de farmácia;
  • indústria farmacêutica em geral.

Como todos sabemos, a internet possui bastante conteúdo nesse sentido, mas em geral os sites que ofereciam tais materiais eram canais de saúde, ou seja, não eram as marcas, indústrias e empresas farmacêuticas que buscavam educar suas personas.

Entendido o público, a abordagem seria bem objetiva. Precisávamos de:

  • criar um canal (o blog da Hipolabor);
  • produzir conteúdo relevante;
  • otimizar o canal e conteúdo para gerar visitas.

Simples né? Mas foram premissas que desencadearam alguns anos de trabalho para gerar os resultados que temos hoje.

Novo site e blog, conteúdo e SEO

O site da Hipolabor já havia sido feito por nós, e o segundo passo foi realizar alguns ajustes no mesmo para que ele focasse na distribuição de conteúdo.

Além disso, incluímos o blog dentro da estratégia e entramos na rotina dos 3 pilares de SEO, a fim de garantir resultados recorrentes de visitas orgânicas para a empresa.

As rotinas seguiram a nossa metodologia:

Planejamento base:

  • levantamento, alinhamento e formalização das personas da Hipolabor;
  • pesquisa de palavras-chave e documentação das mesmas para guiar a produção de conteúdo e otimização.

Criação do canal:

  • readequação do site hipolabor.com.br e criação do blog atrelado ao mesmo.

Produção de conteúdo:

  • a Rock Content foi crucial nessa rotina, garantindo recorrência semanal de produção de conteúdo, sempre focando na persona e palavras-chave do projeto;
  • tendo o conteúdo em mãos, mantivemos sempre a rotina de melhorar, expandir e otimizar cada texto, visando garantir mais performance de tráfego para a empresa.

Otimização SEO:

  • foi e ainda é mantida a rotina de ajustar as questões técnicas do site, visando melhorar velocidade, responsividade, qualidade do código e outros aspectos para atender aos usuários e ao algoritmo do Google.

Gestão de backlinks:

  • com o conteúdo robusto e otimizado, foi possível gerar backlinks orgânicos e ativos, o que possibilitou trazer ainda mais autoridade para o domínio e com isso mais tráfego.

Acompanhamento e mensuração:

  • o alinhamento e acompanhamento diário foram igualmente cruciais, para nos certificar que estávamos no caminho certo e realizar correções de rota conforme necessário.

Validando as visitas

Hipolabor - landing page material rico

No caso específico da Hipolabor, havia um risco do qual estávamos cientes: gerar tráfego desqualificado.

Isso porque, na prática, estávamos focando em palavras-chave orientadas para a saúde, o que muitas vezes envolve pesquisas de pessoas comuns, que são da área farmacêutica.

E, por mais que impactar esses usuários poderia ser interessante, não era esse o objetivo da Hipolabor.

Diante disso, era necessário validar e qualificar as visitas, para garantir que o tráfego que estávamos captando era o correto.

Para isso, aplicamos algumas rotinas:

  • formulários para capturar leads;
  • materiais ricos para incentivar conversões;
  • automações para qualificar os leads.

Com essas ações, e pedindo informações para os usuários ao converter, identificamos que mais de 80% do público pertencia à área farmacêutica.

Ou seja, resultado atingido e risco de desqualificação descartado!

Resultados

Hipolabor - posição zero

A manutenção constante das rotinas de SEO, e principalmente o comprometimento da Hipolabor em manter o investimento focado no longo prazo trouxe ótimos resultados para o projeto:

  • mais de 155.000 acessos por mês;
  • 90% de acessos orgânicos;
  • mais de 120 palavras-chave na primeira posição;
  • diversas posições zero conquistadas no resultado de busca;
  • 1.500 leads gerados por mês

Hipolabor - palavras chave na primeira posição

Como o interesse da Hipolabor sempre foi o retorno no longo prazo, focando sempre em reputação e autoridade, foi possível concentrar toda a energia no trabalho de SEO, descartando a necessidade de investir em mídia paga.

Aprendizados

Tráfego mensal - site Hipolabor

Contando com a confiança da empresa, seguimos melhorando e otimizando os resultados orgânicos da Hipolabor.

E assim como em outros projetos, também continuamos a ter novos aprendizados para potencializar cada vez mais o nosso trabalho de SEO:

  • foco no longo prazo é indispensável. Antes de começar, todos os envolvidos precisam entender isso;
  • autoridade é intangível, mas os decisores precisam ver o resultado. Então defina e formalize um indicador de sucesso;
  • conteúdo é recorrência obrigatória. Não deixe a peteca cair e produza semanalmente;
  • não deixe seus materiais juntarem poeira. Meça sempre a performance de cada texto e otimize cada um para conquistar mais tráfego.

Hoje a nossa responsabilidade com a Hipolabor é ainda maior, visto que a concorrência por posições orgânicas e o investimento em conteúdo já é realidade para outras empresas também.

No entanto, com a confiança e resultados que conquistamos junto à indústria farmacêutica, estamos seguros que continuaremos entregando sucesso!

E você? Vamos construir o seu case?

Se a sua empresa ainda não tem visibilidade no Google, e não se vale das buscas dos seus potenciais clientes para gerar vendas, nós podemos ajudar!

Vamos conversar sem compromisso? Basta enviar uma mensagem por aqui!

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