A Hipolabor é uma indústria farmacêutica sediada em Minas Gerais, cujas operações iniciaram em 1984.
Seu trabalho é focado em produzir medicamentos injetáveis, líquidos, sólidos e semi-sólidos e seus clientes são prioritariamente distribuidoras, que por sua vez vendem os medicamentos para hospitais.
A Flammo começou a trabalhar com a Hipolabor nos idos de 2010, quando a demanda da empresa ainda era somente ter um novo site.
Só que, produzido o novo canal, em conversas com a diretoria da Hipolabor, levantamos a questão das vendas: como podemos ajudar vocês a conquistar mais clientes online?
Saindo do site e entrando em resultados
Ao ser indagada por nós sobre a questão de gerar resultados online, a Hipolabor respondeu rapidamente:
“Eu já conheço todos os meus clientes. O que eu preciso é que as pessoas que manipulam os nossos produtos saibam quem somos.”
Ou seja, a Hipolabor estava se referindo aos formadores de opinião do mercado farmacêutico, que são, em geral:
- estudantes de farmácia;
- profissionais de farmácia;
- responsáveis de compras de medicamentos em empresas farmacêuticas;
- responsáveis de compras de medicamentos em redes hospitalares;
- vendedores de medicamentos;
- pesquisadores de farmácia.
Por que essa preocupação afinal? Porque essas pessoas influenciam na decisão de compra.
O produto da Hipolabor normalmente é comprado em grandes quantidades, e o preço acaba pesando bastante.
Só que, se tratando de uma disputa por centavos, é certo que a marca com maior autoridade consegue ter vantagem em uma concorrência.
Mas como trabalhar essa reputação?
Como conquistar a autoridade
Após identificarmos a dor e objetivos da Hipolabor, partimos para entender o cenário.
Em algumas pesquisas, percebemos que o público-alvo da empresa carecia de conteúdo educativo.
Basicamente, temas como:
- saúde;
- uso de medicamentos;
- como tratar pacientes de farmácia;
- indústria farmacêutica em geral.
Como todos sabemos, a internet possui bastante conteúdo nesse sentido, mas em geral os sites que ofereciam tais materiais eram canais de saúde, ou seja, não eram as marcas, indústrias e empresas farmacêuticas que buscavam educar suas personas.
Entendido o público, a abordagem seria bem objetiva. Precisávamos de:
- criar um canal (o blog da Hipolabor);
- produzir conteúdo relevante;
- otimizar o canal e conteúdo para gerar visitas.
Simples né? Mas foram premissas que desencadearam alguns anos de trabalho para gerar os resultados que temos hoje.
Novo site e blog, conteúdo e SEO
O site da Hipolabor já havia sido feito por nós, e o segundo passo foi realizar alguns ajustes no mesmo para que ele focasse na distribuição de conteúdo.
Além disso, incluímos o blog dentro da estratégia e entramos na rotina dos 3 pilares de SEO, a fim de garantir resultados recorrentes de visitas orgânicas para a empresa.
As rotinas seguiram a nossa metodologia:
Planejamento base:
- levantamento, alinhamento e formalização das personas da Hipolabor;
- pesquisa de palavras-chave e documentação das mesmas para guiar a produção de conteúdo e otimização.
Criação do canal:
- readequação do site hipolabor.com.br e criação do blog atrelado ao mesmo.
Produção de conteúdo:
- a Rock Content foi crucial nessa rotina, garantindo recorrência semanal de produção de conteúdo, sempre focando na persona e palavras-chave do projeto;
- tendo o conteúdo em mãos, mantivemos sempre a rotina de melhorar, expandir e otimizar cada texto, visando garantir mais performance de tráfego para a empresa.
Otimização SEO:
- foi e ainda é mantida a rotina de ajustar as questões técnicas do site, visando melhorar velocidade, responsividade, qualidade do código e outros aspectos para atender aos usuários e ao algoritmo do Google.
Gestão de backlinks:
- com o conteúdo robusto e otimizado, foi possível gerar backlinks orgânicos e ativos, o que possibilitou trazer ainda mais autoridade para o domínio e com isso mais tráfego.
Acompanhamento e mensuração:
- o alinhamento e acompanhamento diário foram igualmente cruciais, para nos certificar que estávamos no caminho certo e realizar correções de rota conforme necessário.
Validando as visitas
No caso específico da Hipolabor, havia um risco do qual estávamos cientes: gerar tráfego desqualificado.
Isso porque, na prática, estávamos focando em palavras-chave orientadas para a saúde, o que muitas vezes envolve pesquisas de pessoas comuns, que são da área farmacêutica.
E, por mais que impactar esses usuários poderia ser interessante, não era esse o objetivo da Hipolabor.
Diante disso, era necessário validar e qualificar as visitas, para garantir que o tráfego que estávamos captando era o correto.
Para isso, aplicamos algumas rotinas:
- formulários para capturar leads;
- materiais ricos para incentivar conversões;
- automações para qualificar os leads.
Com essas ações, e pedindo informações para os usuários ao converter, identificamos que mais de 80% do público pertencia à área farmacêutica.
Ou seja, resultado atingido e risco de desqualificação descartado!
Resultados
A manutenção constante das rotinas de SEO, e principalmente o comprometimento da Hipolabor em manter o investimento focado no longo prazo trouxe ótimos resultados para o projeto:
- mais de 1 MILHÃO DE acessos por mês;
- 95% de acessos orgânicos;
- mais de 5 MIL palavras-chave na primeira posição;
- diversas posições zero conquistadas no resultado de busca;
- 2.500 leads gerados por mês
Como o interesse da Hipolabor sempre foi o retorno no longo prazo, focando sempre em reputação e autoridade, foi possível concentrar toda a energia no trabalho de SEO, descartando a necessidade de investir em mídia paga.
Aprendizados
Contando com a confiança da empresa, seguimos melhorando e otimizando os resultados orgânicos da Hipolabor.
E assim como em outros projetos, também continuamos a ter novos aprendizados para potencializar cada vez mais o nosso trabalho de SEO:
- foco no longo prazo é indispensável. Antes de começar, todos os envolvidos precisam entender isso;
- autoridade é intangível, mas os decisores precisam ver o resultado. Então defina e formalize um indicador de sucesso;
- conteúdo é recorrência obrigatória. Não deixe a peteca cair e produza semanalmente;
- não deixe seus materiais juntarem poeira. Meça sempre a performance de cada texto e otimize cada um para conquistar mais tráfego.
Hoje a nossa responsabilidade com a Hipolabor é ainda maior, visto que a concorrência por posições orgânicas e o investimento em conteúdo já é realidade para outras empresas também.
No entanto, com a confiança e resultados que conquistamos junto à indústria farmacêutica, estamos seguros que continuaremos entregando sucesso!
E você? Vamos construir o seu case?
Se a sua empresa ainda não tem visibilidade no Google, e não se vale das buscas dos seus potenciais clientes para gerar vendas, nós podemos ajudar!
Vamos conversar sem compromisso? Basta enviar uma mensagem por aqui!