Como aumentar as vendas com links patrocinados

Campanhas de links patrocinados, também conhecidas como anúncios pagos ou Adwords, como os próprios termos já nos levam a entender, são aqueles anúncios que aparecem em setores específicos na página de resultados de pesquisa do Google.

O Google Adwords está longe de ser uma novidade (foi lançado em outubro  de 2000), mas, pelo menos aqui no Brasil, suas funcionalidades são relativamente novas, a ponto de muitos ainda terem receio de utilizar essa poderosa ferramenta.

No entanto, a prova de que os links patrocinados realmente funcionam é o fato de que o faturamento com Adwords representa a maior parte do que o Google arrecada anualmente, ou seja, essa estratégia movimenta bilhões e isso mostra que as empresas que investem conseguem obter o retorno.

Para saber mais sobre Adwords e também sobre como ingressar em sua primeira campanha, continue lendo o artigo!

Como funciona uma campanha de links patrocinados?

Quando um usuário faz uma pesquisa pelo Google, ele está buscando – indiretamente – dois tipos de resultado: orgânico e links patrocinados.

O resultado orgânico (ou natural) se refere ao que ele de fato está buscando, ou seja, o Google, por meio de suas métricas, faz uma varredura em seu banco de dados para retornar os melhores resultados possíveis.

Já os links patrocinados são aqueles que aparecem em alguns setores da página de resultados, que, embora sejam anúncios, condizem com os termos buscados. Se um usuário busca o termo “flores”, os anúncios que serão impressos na tela serão de e-commerce especializados em flores.

Quais são os critérios usados pelo Google para imprimir anúncios?

Embora tanto os resultados orgânicos quanto os links patrocinados sejam ativados em um mesmo processo, os meios pelos quais o Google estabelece o ranqueamento são bem diferentes. O que define o posicionamento dos anúncios são os leilões que ocorrem a cada busca feita. Nesses leilões são avaliados o índice de qualidade e o valor de lance, dos quais a média resulta no Ad Rank.

Resumindo, os anúncios com maiores pontuações de Ad Rank são aqueles que entram no grupo que aparecerá no resultado e, quanto maior o Ad Rank, melhor será o posicionamento.

Como é calculado o índice de qualidade?

Para avaliar o índice de qualidade, o Google Adwords considera três fatores:

  • Relevância da palavra-chave (o quanto ela se aproxima do termo usado na busca).
  • Índice da palavra-chave (o quanto ela é utilizada nas pesquisas).
  • Autenticidade (se o conteúdo é ou não condizente com o anúncio).

Se um anúncio se enquadra em todos esses critérios, o mesmo receberá boa qualificação no índice.

Quanto é preciso para começar a investir?

O valor mínimo a ser investido é de R$ 50,00. Com base nesse teto, é você quem define o quanto deseja investir. Leve em conta que os custos são gerados por cliques (CPC), e os valores cobrados variam de acordo com a concorrência.

De que forma o Adwords ajuda no aumento das vendas?

Como a base de tudo está nas palavras-chave, uma boa campanha de links patrocinados equivale a uma boa estratégia de SEO. Em outras palavras, o tráfego passa a ser muito mais qualificado, pois os anúncios serão impressos para quem fez buscas condizentes com o seu produto ou serviço.

No entanto, antes de começar a investir em Adwords, é preciso ter muita certeza do que está fazendo, pois de pouco adiantaria os usuários clicarem nos anúncios e não efetuarem a compra. Isso, na verdade, geraria prejuízo em sua campanha! Sendo assim, contar com empresas especializadas no ramo pode ser um grande diferencial para que as suas vendas aumentem com o Google Adwords.

Esperamos que o artigo tenha sido útil para dar uma breve noção de como funcionam os links patrocinados e como eles podem impulsionar as vendas de sua empresa. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário!

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