Tão importante quanto acompanhar os resultados de sua própria estratégia de marketing digital é saber como anda a performance de seus concorrentes. Pense em como essas informações podem se tornar a grande diferença entre o fracasso e o sucesso de suas ações para entender, de uma vez por todas, que é preciso levá-las muito a sério! E é exatamente para ajudá-lo nessa missão que resolvemos criar uma lista com aplicativos gratuitos para analisar os resultados on-line de seus concorrentes. Você pode usá-los também para ver como estão os resultados de alguma empresa que admira ou na qual se espelha para tocar seu negócio. Pronto? Então confira já:

Social Mention

Saiba como seus concorrentes estão performando nas redes sociais, em seus blogs e sites de notícia com essa ferramenta. Com um layout simples e fácil de entender, o Social Mention oferece resultados relativos a palavras-chave e termos específicos. Mas como os resultados nem sempre são satisfatórios, experimente fazer buscas por diferentes termos!

InfiniGraph

Conheça as tendências do seu segmento, as palavras-chave mais buscadas e outras informações relevantes em relação ao público em geral com o InfiniGraph. Com esse recurso você consegue ver o que seus seguidores estão compartilhando em suas páginas pessoais nas mais diferentes redes sociais. Vale ressaltar que, apesar de possuir uma versão paga, a licença gratuita do InfiniGraph oferece ótimos resultados.

SemRush

Esse é um dos principais softwares para quem quer analisar os resultados on-line próprios e dos concorrentes. Com um layout completo e bastante simples de entender, o SemRush oferece dados muito interessantes, relativos, por exemplo, às palavras-chave que mais levam tráfego a um site. Existe uma versão paga da ferramenta, mas com o acesso gratuito já é possível ter bons insights. Imagine, por exemplo, saber quais termos ajudam seus concorrentes a ranquear no Google, produzir conteúdo com eles e levar todo esse tráfego para seu próprio site?

Google Keyword Planner

Apesar de não ser diretamente ligado ao acompanhamento dos resultados de seus concorrentes, o Keyword Planner oferece um panorama muito interessante sobre seu segmento de atuação. Com ele é possível ver, por exemplo, quais são as palavras-chave e os termos mais buscados. O software é gratuito, mas para utilizá-lo é preciso ter um e-mail do Gmail e estar cadastrado no Google AdWords, plataforma de anúncios Google. Uma boa ideia aqui é buscar diferentes termos ligados a seu mercado para ter uma noção mais geral das buscas feitas sobre um determinado assunto ou produto.

Alexa

Outro software extremamente completo é o Alexa, que oferece relatórios sobre tráfego, links e palavras-chave de um site. É possível utilizá-lo gratuitamente por sete dias, testando suas funcionalidades a fim de analisar uma possível futura assinatura, valendo dizer aí que sua versão mais barata custa cerca de 10 dólares.

Open Site Explorer

O Open Site Explorer é um software de link building que faz a análise completa de um site e oferece em seu relatório dados como o número de links que apontam para ele e também sua posição nos mecanismos de busca. Caso seu concorrente tenha resultados melhores que os seus, é hora de rever suas ações!

E você, conhece mais algum outro software para analisar os resultados on-line de seus concorrentes? Deixe um comentário, acrescente suas sugestões e aumente nossa listinha!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *