É muito comum que o marketing não receba a devida atenção no universo corporativo. Seja por falta ou falha de comunicação entre os departamentos, essa área passa tende a ser vista como morna. Bom, é hora de mudar isso! A equipe de marketing trabalha para o crescimento da empresa e é uma peça estratégia muito importante. Por isso, no post de hoje você vai saber como tornar o departamento de marketing mais forte na empresa. Acompanhe!
Melhore a comunicação entre departamentos
Pode ser que os outros setores não entendam com clareza quais as funções que o time de marketing exerce. Não custa nada deixar claro! É possível criar atualizações semanais com as atividades do setor, revelando o que foi feito de mais importante ao longo daquela semana. Peça a opinião de outros profissionais de distintas áreas em campanhas e ações importantes e mostre que o marketing está sempre ativo.
Crie relatórios regulares de performance do departamento de marketing
Nada diz mais do que resultados. Para reforçar o valor do marketing para a empresa, crie relatórios mensais. Eles mostrarão o desenvolvimento das campanhas e o que realmente foi alcançado por meio delas — quantas leads foram geradas, qual a taxa de crescimento de visitantes no seu blog, número de conversões, etc. Insira métricas relativas aos pontos importantes da estratégia e faça uma análise de performance de cada um dos canais utilizados (blog, e-mail, redes sociais, etc).
Mostre o dinheiro!
Marketing também é ganhar dinheiro. Os esforços do time ajudam os vendedores em suas estratégias com as leads, incentivando a criação de um relacionamento entre as partes. Quando houver uma conversão e essa lead trouxer dinheiro para o negócio, não fique calado! Receita é a língua falada pelos vendedores e executivos e, ao mostrar que o seu time ajuda a empresa a lucrar, você ganhará destaque.
Faça o “marketing do marketing”
As estratégias de marca exercidas pela equipe de marketing podem ser usadas em benefício próprio. Essa é a hora de aplicar o conhecimento de estratégia no time. Com essa autopromoção — e mostrando a criação de estratégias e geração de receitas — o marketing será requisitado pelos outros departamentos nas análises da empresa e em relatórios de performance.
Torne-se uma referência no seu mercado e na sua indústria
Dar palestras, criar conteúdo referência no mercado e ter profissionais que se destacam é a cereja do bolo para um time de marketing forte dentro e fora da empresa. Mostrar que seus profissionais são os melhores do mercado é o jeito certo de expandir o setor.
O departamento de marketing é tão importante quanto a área de vendas e suporte ao cliente em uma empresa. Ele ajuda o seu negócio a crescer de forma saudável, é relevante no mercado e contribui para a atração de público. Para ficar por dentro das melhores novidades sobre marketing digital, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!